As 10 Melhores Estratégias Para Criar e Aumentar a Lista de Emails (mesmo com poucas visitas diárias)

As 10 Melhores Estratégias Para Criar e Aumentar a Lista de Emails (mesmo com poucas visitas diárias)

Meu nome é Graciela Barbieri, sou fundadora do blog ConquistaDigital.com e em meu primeiro Guest Post aqui para o Clube Ganhar Dinheiro com Blog eu vou te mostrar as 10 melhores estratégias para criar e aumentar a sua lista de emails, mesmo que seu blog ainda não tenha muitas visitas diárias.

Muito se fala por aí que a lista de contatos é o principal ativo de um negócio, e é a mais pura verdade. Mesmo que tudo de ruim aconteça e você perca todas as visitas do blog, ou ainda que o Google e o facebook fechem as portas (o que é praticamente impossível), a sua lista de emails vai estar lá, esperando você fazer contato com ela.

Mesmo sabendo disso inúmeras pessoas tem uma imensa dificuldade de criar uma lista de emails, e me arrisco a dizer que todas elas estão esquecendo de alguns itens simples, mas fundamentais para atingir esse tão sonhado objetivo.

Então continua aqui nesse artigo até o final que vou te mostrar os 10 passos que farão você alcançar seus primeiros contatos para o seu negócio online.

 

1 – Conteúdo Relevante

Não poderia falar em captação de contatos sem antes falar de conteúdo de qualidade, pois sem ele todas as outras estratégias vão por água a baixo.

Definitivamente não tem nada pior do que buscar por um determinado assunto no Google, na esperança de encontrar algo que irá sanar sua dúvida ou problema, e se deparar com um blog cheio de artigos de má qualidade, que só enchem linguiça.

O Marketing de conteúdo tem sido cada vez mais fundamental para qualquer negócio, seja ele online ou offline, afinal é através do conteúdo que as pessoas irão conhecer o seu trabalho a ponto de decidir confiar em você ou não.

Antes de qualquer coisa, invista em criar conteúdos memoráveis e que de fato solucionem a maior dor do seu público alvo, para isso é preciso estudar sobre o seu público e saber o que eles realmente querem.

Existem duas formas de saber o que o seu público deseja:

  • Criar um formulário de perguntas que pode ser no Google Docs. (gratuito) e enviar diretamente para a sua lista.

As pessoas gostam de ajudar, então se enviar um email pedindo ajuda para identificar quais são suas maiores dificuldades, a tendência é que grande parte da sua lista irá responder seu questionário.

  • Utilizar de algumas ferramentas da internet para analisar o mercado e identificar assuntos mais buscados do momento. Uma das ferramentas mais utilizadas é o planejador de palavras chaves do Google, o Keyword Planner e o Google Trends.

Sabendo das dores do seu público, o segundo passo é criar um título irresistível e um conteúdo com início, meio e fim, onde você vai falar sobre o problema e mostrar como solucionar esse problema, se fizer isso a metade do caminho já está garantido.

2 – Nunca, Jamais Compre Lista de Emails

Até hoje ainda me impressiono ao abrir minha caixa de emails e me deparar com dezenas de mensagens que não autorizei recebê-las.

Muitas pessoas na ância de propagar seu negócio na internet acabam recorrendo a prática de comprar listas de emails, aquelas bem baratinhas e com promessa milagrosa de serem segmentadas e altamente lucrativas, ora, se fosse assim tão lucrativa não estariam vendendo a preço de banana.

Toda e qualquer prática que resulta em enviar emails sem a devida autorização é considerada spam, o que é um verdadeiro tiro no pé por vários motivos:

  1. Você não conhece a pessoa para quem está enviando emails
  2. Você não recebeu permissão para enviar esses emails
  3. São grandes as chances de o seu email ser marcado como spam
  4. Essas listas costumam ser muito desatualizadas e muitos desses emails tendem a nem existir mais ou não estarem mais sendo utilizados
  5. Sua reputação vai por água abaixo, afinal ninguém gosta de receber mensagens de quem não conhece
  6. Não vai converter (não vai gerar venda)

A forma mais correta de trabalhar email marketing é contratar um autoresponder de confiança, que tenha suporte e que entregue seus emails em dia.

Hoje existem alguns serviços muito bons no mercado. Eu particularmente utilizo e recomendo o E-goi que tem a facilidade de ser todo em Português, é gratuito até 500 contatos, tem plano de afiliados, entrega todos meus emails em dia e tem um suporte muito bom.

O E-goi é só uma sugestão e você pode escolher outra plataforma, desde que tenha um serviço profissional, e fique atendo, muitas vezes o barato sai caro, veja o que as pessoas estão falando antes de fazer sua escolha.

3 – Ofereça Uma Recompensa Digital

Agora que você já entendeu a importância do conteúdo de qualidade e uma boa ferramenta de autoresponder, é hora de começar a preparar a casa para receber seus contatos.

O primeiro passo é a criação de uma Recompensa Digital ou Isca Digital, como é mais conhecida por aí.

Nós tendemos a gostar de receber presentes, logo se oferecer algo gratuito em troca do email, a chance de converter esse visitante em um lead é muito grande, mas tem que ser algo de valor e que resolva um problema específico do seu nicho.

O que mais converte hoje são os e-books, mas você também pode criar um mini treinamento em vídeo aulas.

Se você está iniciando agora e ainda não está seguro para criar sua própria recompensa digital, então pode utilizar produtos de terceiros, com a sua devida autorização, para oferecer em troca dos emails dos seus visitantes.

Aqui no Clube Ganhar Dinheiro Com Blog você encontra o e-book Como Ser Um Líder Em Marketing Online onde ganha os direitosde etiqueta, que permite editar o e-book com seus dados e utilizar livremente como recompensa digital no seu negócio.

4 – Páginas de captura

Uma boa página de captura é indispensável para qualquer blog que se preze.

Insira um bom título (headline) utilizando palavras chaves que descrevam a sua recompensa digital.

O título deve chamar a atenção das pessoas para o problema e a sua solução.

Não menos importante, insira uma imagem que represente sua recompensa, no caso do exemplo, um e-book ou sequência de vídeo aulas.

Descreva seu produto em uns três tópicos, chamados de bullet point, e por fim, integre a página de captura com seu autoresponder.

Página de captura no ar é hora de inseri-la em locais estratégicos do blog para começar a capturar seus primeiros contatos.

Os locais que mais convertem aqui no Conquista Digital são:

  • Através de links no meio dos artigos (o assunto do artigo tem que ser relacionado com a página de captura em questão)
  • Na barra de menus, no meu caso eu uso com o nome e “e-books Grátis”, o que chama a atenção do leitor e costuma converter muito bem.

Se você puder pagar, o ideal é utilizar ferramentas como leadpages, unbounce ou optimize para criar suas páginas de captura, que são mais profissionais e possibilitam fazer testes a/b e monitorar as conversões.

Para quem está iniciando agora e não tem como investir em uma ferramenta profissional, pode perder um pouco de tempo e criar a página à mão, utilizando códigos HTML, ou ainda utilizando um plugin gratuito para wordpress chamado “WP Leads Plus Free Squeeze Page Creator” que é bem prático e intuitivo de configurar.

5 – Espalhe Formulários de Captura Em Locais Estratégicos do Blog

Crie vários formulários de captura na sua ferramenta de autoresponder e coloque em locais onde tenham maiores chances de serem vistos e clicados.

Aqui vai uma lista com os locais que eu utilizo aqui no Conquista Digital e que esta convertendo muito bem:

  • Na Sidebar (barra lateral do blog)
  • No Header (no cabeçalho)
  • No final dos artigos
  • No meio dos artigos
  • Formulário flutuante na sidebar (que acompanha o leitor á medida que vai descendo a barra lateral para ler o conteúdo).
  • No Footer (rodapé) – esse eu não uso no momento, mas pode converter bem para você, é uma questão de testar e ver o que converte mais.

Dica: Tome cuidado para não exagerar e deixar o blog poluído com tantos formulários, para evitar isso faça um teste e utilize somente as estratégias que mais convertem.

6 – Mantenha Relacionamento Com a Lista de Emails

É indispensável que você programe uma sequência de emails automáticos para todos os inscritos na sua lista.

Essa sequência tem que ser diretamente relacionada com a Recompensa que você está oferecendo.

Não existe uma regra em relação á quantidade de emails a ser programada, mas recomendo que programe pelo menos para 30 a 60 dias.

Tome cuidado para não encher a caixa do seu lead de mensagens, programe no inicio uma mensagem a cada 2 dias, depois aumente para cada 3 dias, depois 1 por semana, aí vai vendo o que fica mais confortável para seu lead.

Dentre essa sequência de emails que você vai programar, ainda tem aqueles emails que você envia para manter o lead atualizado com seus novos artigos (fazendo com que eles retornem para o seu blog) e vídeos, ou ainda para indicar algum produto.

É interessante fazer com que sua lista de contatos volte a visitar seu blog, o que vai te ajudar na questão de posicionamento para os mecanismos de buscas, possibilitando com que mais pessoas achem o seu conteúdo.

Ao enviar mensagens para sua lista, certifique-se que o campo “remetente” esteja com o seu nome e não com o nome do seu blog.  As pessoas gostam de falar com pessoas e não com blogs, então mostre quem você é.

7 – Não Seja Tão Formal Com a Lista

Mostre que você é uma pessoa comum, utilize palavras simples e que sejam facilmente compreendidas pelo seu público.

Não complique o que é simples. Seja você mesmo e as pessoas irão te adorar por isso.

8 – Esteja Sempre Presente

Quando começar a ter uma certa quantidade de visitas diárias, vai perceber um aumento de comentários no blog, no email, nas redes sociais e você precisa estar preparado para responder a todos, sem exceção.

Quanto maior é a sua interação com o público, mais autoridade você vai se tornando para essas pessoas a ponto de passar a ser recomendado e indicado como tal.

Por isso antes de iniciar um trabalho, defina em quais redes sociais vai focar seus esforços para depois não correr o risco de não dar conta do recado.

Faça um planejamento e defina também um momento do seu dia (que pode ser no final do dia ou depois das atividades mais urgentes) só para realizar essa tarefa de responder perguntas e comentários.

9 – Use as Redes Sociais a Seu Favor

As redes sociais viraram uma febre mundial, principalmente o Facebook e o Youtube que tomaram conta da internet de uma forma viral.

Você pode e deve utilizar dessas ferramentas incríveis para capturar contatos, mas tome cuidado para não exagerar. Faça da forma correta e profissional para não ser tachado como o chato da internet.

O ideal é que você utilize as redes sociais para propagar conteúdos relevantes e ser visto como autoridade, atraindo visitantes para o blog e utilizando o blog como forma de capturar contatos, utilizando as técnicas que mencionei aqui nesse artigo.

Mas é claro que eventualmente você pode utilizar a sua página de captura, oferecendo sua recompensa digital com objetivo de capturar contatos.

O ideal é que utilize a regra 80/20 para esse caso, sendo 80% de conteúdo relevante, atraindo visitante para o blog e 20% divulgando sua página de captura.

Para quem ainda não conhece essa é a regra de Pareto ou princípio de Pareto, mas isso é coisa para um outro artigo, na verdade até escrevi sobre isso no Conquista Digital através do artigo “Descubra O Que O Princípio de Pareto Tem Haver com a Explosão De Visitas, Contatos E Vendas No Marketing Digital”.

10 – Mensure os Resultados

Como dizem os experts, nada sobrevive ao campo de batalha e você só vai conseguir superar isso se estiver preparado e atendo ao seu negócio.

Sempre que possível faça testes a/b para identificar o que converte mais.

Acompanhe o Analytics do seu blog diariamente e veja quantas visitas está tendo, quais os artigos mais visitados, quais as páginas de saída, qual a taxa de rejeição, identifique os dispositivos mais utilizados para acessar seu blog.

Essas são as análises básicas que você não pode deixar de fazer para alcançar bons resultados.

Procure melhorar as páginas mais visitadas para conversão.

Veja se existe algo para ser melhorado nas páginas de saída (identifique porque as pessoas estão saindo do seu blog por elas).

Hoje em dia, é comum ver mais e mais pessoas acessando a internet através de dispositivos móveis e você precisa estar preparado para isso, utilizando temas responsivos que facilmente se ajustam a qualquer tamanho de tela.

Mas você pode estar se perguntando, o que isso tem haver com a questão de capturar contatos para minha lista de emails?

Tem tudo haver, pois é o conjunto da obra que gera os resultados e não basta só capturar o contato, você precisa focar em mantê-lo na sua lista, o que é mais importante.

Espero que tenha gostado desse artigo que ficou um pouco longo, mas denso em informação relevante que com certeza vai servir de base para você fazer um trabalho bastante sólido na internet.

Não deixe de comentar aqui abaixo. Quero muito saber o que você achou do artigo.

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9 Comentários

  1. solimar senra disse:

    obrigada pelas dica…
    achei bem direto e esclarecedor, direto
    no ponto…

  2. fernando oliveira disse:

    oi Fábio Vasconcelos, bacana seu artigo, incluindo as dicas —— vejo que é muito difícil você fazer tudo isso sozinho, sei que preciso de um site, um blog mais não sei como começar.

  3. josenildo disse:

    Informações quentes e matadoras, achei ótimo. Parabéns!

  4. Hugo disse:

    Gostei,poprém não sei como fazer tantas coisas

  5. paulo disse:

    belo guest post gostei das dicas

  6. Jarbas disse:

    Muito bacana as dicas.

  7. Demerval disse:

    Tenho um projeto e devo em breve ter um novo site no ar; suas dicas foram profícuas, voltaremos a conversar em breve…

  8. Rosilei Cunha disse:

    Excelente guest post, muito bem escrito, parabéns!

  9. Rafael Silva disse:

    Estratégias importantes! Abraço.