5 Dicas para você continuar vendendo bem em tempos de crise

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Fabio Vasconcelos

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O Brasil está passando por uma fase política, econômica e social cheia de complicações. Independente dos votos em prol ou contra o governo, é preciso reconhecer que não estamos na melhor fase como nação. Isso parte de uma série de fatores, mas o fato é que os cidadãos é que realmente sofrem com isso.

Trabalhar pela internet é um sonho de empreendimento que muitos toparam e aplicaram às suas vidas. Mas em momentos instáveis como esse é normal ver pessoas se amedrontando diante dos fatos. Não deixe que o entorno possa te abalar.

A crise, embora afete a todos como uma onda, pode ser benéfica para alguns setores. Há quem saiba lucrar bem com a crise e até a utilize como trampolim para guinar os seus negócios. Bom, mas em alguns casos isso pode ser visto como errado ou pouco recomendável.

A pauta desse texto não é que você ganhe dinheiro em cima da condição financeira abalada dos seus clientes. De forma alguma isso seria incentivado aqui. O que eu pretendo é te passar algumas dicas para que você mantenha o seu número de vendas mesmo em tempos tão áridos.

Entre as diversas vantagens de ser um empreendedor digital está a vastidão que a internet representa. Por isso, sempre haverá algum cliente disposto a continuar comprando os seus produtos ou serviços mesmo que o país não esteja na sua melhor fase. Agora basta você aproveitar e ir à luta. Confira as dicas!

5 Dicas para você continuar vendendo bem em tempos de crise

Faça demonstrações de retorno

Se a situação não está favorável, as pessoas vão recorrer sempre para aquilo que é seguro. Afinal, não faz muito sentido fazer investimentos de risco quando o dinheiro está se mostrando mais difícil de ser ganho.

Se o seu produto ou serviço pode ser benéfico para o seu cliente (um investimento seguro), o segredo é mostrar os resultados que ele é capaz de oferecer. Sem dúvidas, nada é mais atrativo numa época de crise do que um gráfico que mostre números subindo e o lucro se expandindo.

Você deve basear os seus dados sempre na realidade e na qualidade. Explique cada situação e mostre como é possível ajudar ao interessado no seu negócio através do que você deseja vender para ele. É importante frisar que nunca é viável mentir, aumentar os dados, omitir informações e etc. Você tem que contar com o potencial do seu produto / serviço e vender em cima disso.

Colete depoimentos

Mesmo que os gatilhos mentais sejam destravados, mesmo que você possua uma bela identidade visual do seu negócio, um conteúdo charmoso e eficaz e muito poder de persuasão, ainda assim o seu cliente vai saber que você é um vendedor. Por isso, um pouco de desconfiança pode ser esperada.

Em épocas de crise as pessoas ficam um pouco mais céticas quanto às oportunidades. Por isso, a melhor maneira de demonstrar sua veracidade é demonstrando historias de satisfação e sucesso de outras pessoas que já compraram o seu produto. A estratégia de depoimentos é vital para que você ganhe mais dinheiro com o seu empreendimento.

Não pressione

Se você pressiona o seu cliente, claramente demonstra desespero. Isso não é um bom sinal, sobretudo quando os tempos estão difíceis. Ninguém quer ser o degrau da escada do outro, por isso quando você pressiona o seu cliente, ele acredita que você o estará usando.

Seja direto, mostre as vantagens, faça a sua parte e a propaganda do seu produto / serviço. Mas, de nenhuma forma, se deixe cair no papel de vendedor chato, com avidez além da conta para efetivar um negócio. Esse erro pode custar a você diversas vendas.

Mostre empatia pelo momento delicado

Se tem algo que ninguém gosta é de sofrer sozinho. Numa época de crise poucas coisas são tão incomodas quanto ver que outras pessoas estão se dando bem e você não. Por isso, mostre ao seu cliente que, apesar de você está oferecendo um produto de qualidade e está vendendo muito bem, você entende que esse é um momento de dificuldades e por isso você pode estar oferecendo uma solução viável.

Certamente, mesmo que os seus númenos continuem iguais, de alguma forma esse período de transição financeira também afetará você. Por isso, é importante saber e reconhecer que a crise chegou, mas como empreendedor digital você tem toda liberdade para continuar vivendo os seus sonhos enquanto ela passa.

Promoções, formas de pagamento, presentes, bônus e etc.

No marketing algumas estratégias mudam, outras porém permanecem iguais. Sabemos que nada atrai mais um cliente do que oferecer a ele mais do que um produto. Dar algo sem custo ou ofertar um abatimento sempre funcionou e sempre vai funcionar.

Se na crise todos estão com menos dinheiro, então não há hora melhor para você tornar o seu produto ou serviço mais acessível. Esse apelo, embora manjado, é como a receita da vovó: os anos passam, mas o sucesso ainda é o mesmo!

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