8 Passos para se tornar um blogueiro profissional

Hoje quero ensinar alguns conceitos que venho aprendendo e aplicando em meu blog e tem gerado um efeito excelente. Quero mostrar como conseguir se tornar um blogueiro profissional e consequentemente ter um blog profissional. Quando aprendemos como tudo funciona, se torna mais fácil dar prosseguimento ao trabalho que estamos fazendo.

Quem deseja ter um blog profissional e milhares de visitas diariamente, precisa aprender a colocar em prática algumas estratégias que são importantíssimas dentro de um blog.

Eu poderia dizer que criar conteúdo de qualidade e otimização são fundamentais para o crescimento de um blog, mas todos nós já sabemos que isso não é novidade. Sendo assim, hoje quero mostrar algumas dicas que irão lhe auxiliar a se tornar um blogueiro profissional. São essas mesmas dicas que venho praticando em busca de atingir esse objetivo e gostaria de compartilhar com todos vocês.

1 COMPRANDO UM DOMÍNIO

Comprar um domínio – Quem deseja ser um blogueiro profissional e ter um blog profissional, certamente precisa encarar que a compra de um domínio é algo obrigatório. Se você não investe em um domínio que custa 14,90, certamente não investirá em coisas mais caras para o crescimento de seu projeto. Um domínio… além de dar um toque mais profissional em seu blog, será bem visto por outros profissionais que atua na mesma área e até pelos próprios leitores. Claro que apenas o domínio não tem o poder de tornar um blog profissional, porem ele contribui de forma brilhante para esse fim, juntamente com outras dicas que serão passadas logo abaixo.

2 A PLATAFORMA NÃO TORNA UM BLOG PROFISSIONAL

Eu não acredito que um blog depende de plataforma para ser profissional, ou seja, o profissionalismo depende de quem está por trás do trabalho, há um tempo eu escrevi um artigo intitulado, “análise da criação de um blog de sucesso” e abordei vários pontos referentes à criação de um blog profissional.

Levando em consideração as duas plataformas mais utilizadas na internet: blogger e wordpress, ambas tem suas qualidades e vantagens, eu utilizo as duas e sei do potencial que cada uma delas tem a nos oferecer, e posso garantir que, todas oferecem suporte para manter um blog profissional nas mãos de um blogueiro compromissado. Se não há compromisso e profissionalismo, certamente não haverá blog profissional, porem o wordpress disponibiliza mais funcionalidades que podem contribuir em alguns aspectos a mais que a plataforma blogger.

3 TORNANDO-SE UM BLOGUEIRO PROFISSIONAL?

Agora que você já sabe que é obrigatória a compra de um domínio, e que plataforma não define um blogueiro profissional. É hora de ir um pouco mais alem e falar sobre alguns pontos que todo blogueiro que pretende ser um profissional precisa ter e fazer.

4 TER CERTEZA QUE DESEJA SER UM BLOGUEIRO PROFISSIONAL

A escolha para quem deseja se tornar um blogueiro profissional é uma peça chave, pois dela dependerá seus planos e objetivos, as metas que serão traçadas, e o que esperar desse trabalho.

5 ESCOLHER UM NICHO PARA ATUAR

É aconselhável que seja um nicho que você se identifique e tenha conhecimento, ou esteja disposto a estudar para se tornar um especialista no assunto, Com esforço e dedicação isso é possível.

6 TRATAR O BLOG COMO UMA EMPRESA

Quando falamos em ter um blog profissional, compromisso é uma peça que não pode ficar de fora, logicamente o blogueiro precisa encarar o blog como um trabalho, e como todo trabalho exige responsabilidade e dedicação. Torna-se uma obrigação cumprir tarefas e horários. Manter uma frequência de publicações, responder comentários e e-mails.

7 DECIDIR SE DESEJA VIVER DO BLOG

Se tornar um blogueiro profissional está relacionado a uma meta e realização, porem ser um blogueiro profissional não significa ganhar muito dinheiro e viver de seus blogs, é possível ser um blogueiro profissional sem ter nenhum interesse em rentabilizar seus blogs, ou seja, por incrível que pareça, existem pessoas que blogam apenas por amor pelo o que faz. Mas se você deseja viver de seus blogs, será uma obrigação você ter muito tempo para trabalhar nele, e mais do que nunca, você precisar tratá-lo como uma empresa.

8 INVESTIR NO BLOG

Se você pretende conquistar sua independência financeira na internet com seus projetos, alguns investimentos serão necessários para um maior e melhor desempenho, daí surge à necessidade de investir em um tema exclusivo, caso ainda não tenha condições, procure um tema que tenha aparência e funcionalidades de um tema profissional.

Agora você só precisa fazer um planejamento para médio e longo prazo, esse é o segredo para continuar  sempre motivado no projeto, principalmente quem está começando e não tem muito conhecimento de como é difícil os primeiros meses de vida de um blog. Espero ter ajudado com essas dicas. Nos diga o que você acha que faltou, acrescente algo, sua opinião aqui tem valor!

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como fazer para virar blogueiro
  • curso blogueiro profissional

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

17 Comentários

  1. Leticia Moraes disse:

    Muito bom para quem esta comecando, como eu. Cheguei ao seu blog por meio dos seus comentários em outros blogs e sempre achei interessante a forma prática e objetiva como você se comunica.
    Realmente investir em um domínio é essencial e só acrescentaria que além do tempo, é necessário ter uma agenda bem definida (quantidade de horas a trabalhar, quantidade de posts por semana, tempo reservado para responder os leitores, entre outros).

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Leticia!

      Nós do dinheiro mais ficamos contente por ter gostado dos nossos artigos, queremos ver seus comentários mais vezes por aqui, afinal de contas, aqui seus comentários tem valor. Tentei visitar seu blog, mas ele está enfrentando algum problema, pois aparece index of/ espero que resolva o mais breve possível, vou ficar torcendo. Abraços!

  2. Mauricio Lessa disse:

    Otimo artigo.

    Concordo com todos tópicos aqui abordados e reforço a ideia de que independentemente da plataforma que se use o mais importante e o comprometimento com o profissionalismo no projeto a que se quer levar a diante.
    Parabéns…

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Mauricio!

      Você tem toda razão! Temos que encarar o blog como um trabalho sério e tratá-lo com profissionalismo e toda dedicação desde o início. Abraços!

  3. Clayton Neves disse:

    Fábio, com certeza, a dica mais importante é: tratar o blog como uma empresa.
    Eu acredito que o blog deve ser tratado como um negócio, com artigos que trabalham para você 24 horas por dia, 7 dias por semana, full time.
    E como bom empreendedor, devemos sempre alimentar e cuidar do negócio, senão ele pode ruir a qualquer momento.

    Ótimo post. Grande abraço e bons negócios.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Clayton!

      Também acredito que, se tratarmos o blog como uma empresa, certamente teremos que cumprir metas e horários, dessa forma os resultados começam a aparecer. Abraços!

      • Clayton Neves disse:

        Mirko,

        Li o artigo e acabei descendo pra área de comentários direto e depois que vi, já tinha postado. Desculpa a confusão, hahahaha.

        Ótimo post cara. 😀

  4. Carlos Vinícius disse:

    Olá Mirko,
    Ótimo artigo, mas creio que você se enganou, quando disse que o Jair rebello lançou dois templates para Blogger e WordPress, sendo que foi eu quem lançou a versão para Blogger.
    Abraços.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Carlos Vinícios, realmente houve um equivoco de minha parte, é que eu tinha lido no escola site que o Jair tinha pedido para você criar o tema na versão blog, mas acabei me passando, mas irei corrigir agora mesmo lhe dando o referenciamento. Abraços!

  5. Daniel Figura disse:

    Ótimo post, gostaria também de incluir outro tópico, gostar do que vai fazer. Acho muito mais dificil nós conseguirmos dar continuidade a um projeto em algo que não gostamos.

    Um abraço!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Daniel!

      Excelente sua observação, sem dúvidas isso é muito importante, caso contrario, o blog não sobreviverá nem um mês. Abração!

  6. Dermeval Junior disse:

    É preciso mesmo muita força de vontade, paciência, planejamento e investimento.

    Mas também você precisa estipular prazos razoáveis para atingir determinados objetivos e em determinados momentos, parar para fazer uma análise da evolução do seu blog, detectar possíveis falhas e tentar corrigir ou até mesmo se questionar se o projeto está valendo a pena.

    Falo isso porque lemos muitos posts que falam de não desistir antes do tempo, eu mesmo já falei sobre isso, mas não pode ficar parecendo que todo projeto dará certo se tiver todas as atitudes citadas. Um projeto pode realmente não ser viável independente dos seus esforços.

    Isso acontece com empresas físicas, por que não aconteceria com blogs?

    Então em algum momento se as coisas não estiverem fluindo bem, será preciso parar para pensar onde está a falha ou se o projeto como todo não foi uma grande falha. E isso exige muita maturidade de que se doou a um projeto que acreditou muito ser viável e no fundo não era.

    Não quero aqui assustar ninguém com essas colocações pois acredito que a maior parte dos projetos quando são bem pensados e estruturados tendem a serem viáveis, mas exceções sempre existirão.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Dermeval!

      Sem dúvida, concordo com seu ponto de vista, até mesmo porque, muitos começam sem ter certeza se é realmente isso que desejam fazer, quanto a pessoa ara e ver que não tem nenhuma afinidade com o assunto que está tratando, então vale a pena mudar para um outro que esteja mais ao seu agrado. Abraços!

  7. VALDECI disse:

    Fabio saudações ,
    Excelente artigo, parabéns! Alem de ter que tratar o blogger como uma empresa temos que investir em mais conhecimentos e ferramentas o que torna difícil para quem esta começando ,Sobre as contratações de hospedagens e domínio este, è essencial pois conta na hora de carregar o blog com mais rapidez e segurança do mesmo , mais na plataforma do blogger só he preciso contratar o domínio? ou estou enganada?

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Valdeci,

      Sim o blogger é só comprar o dominio, mas o blog continua sendo do Google , nada melhor que ter um blog em uma hospedagem nossa.

      Abs!

  8. Rodrigo Karvat disse:

    Ola, Fabio Vasconcelos.

    Achei o artigo bastante útil, mesmo para mim, que não tenho pretensões de ser um blogueiro profissional.
    Mesmo não tendo a intenção de ser profissional, queria melhorar alguns aspectos do meu blog e as suas dicas vão ajudar-me bastante, por isso, obrigado!

    Cumprimentos!

  9. Jonatas disse:

    Ótimo artigo Fabio, desejo ainda mais sucesso com seu blog.