A importância da fidelização dos leitores

É fato que a coisa mais difícil depois de conseguir atrair tráfego orgânico é mesmo fidelizar o tráfego que conseguir em seu blog. Existem diversas técnicas que ajudam nessa fidelização e tudo mais e isso acaba sendo um dos focos de qualquer blogueiro. Um blog de sucesso. que receba muitas visitas, geralmente é identificado pelo número de leitores fiéis, ou seja, redes sociais e newsletter (principalmente). Pensanso nisso, e se você ainda não concorda que a fidelização dos leitores é algo importante, vamos aos motivos pelo qual você deve dar mais importância a fidelizar seus leitores.

TRÁFEGO CONSTANTE

Uma pagina de fans quando tem muitos fans, é comum que ao publicar uma nova atualização o artigo receba muitas visitas. Um Twitter, a mesma coisa. Uma newsletter, ai nem se fala, todos que estão inscritos esperam por novas atualizações, sendo assim ja estão a espera de novos artigos e a visita é quase certa. Diante desses exemplo a única coisa que podemos realmente concluir é que fidelizar os leitores significa ter tráfego constante no blog. Fidelizar os leitores significa sempre ter um número de leitores que vão estar em seu blog dia após dia.

GOOGLE APENAS?

Esse é um dos pontos mais importantes de serem analisados, isso porque a cada dia que passa parece que nossos blogs se torna ainda mais dependente do Google. O fato é que quando se tem um número grande de leitores fiéis, seja em forma de fans, seguidores ou subscritores do feed, menos dependentes do google nosso blog se torna. Caso aconteça de um blog ser penalizado pelo Google, ele não vai ficar sem receber tráfego, apenas vai diminuir, mas os fiéis leitores vão continuar entrando em seu blog da mesma forma. Se você não quer arriscar e ficar menos dependente do google, fidelize seus leitores.

CONVERSÃO EM DINHEIRO

Quando falamos em kits como o kit do Dani Edson ou o Clube Ganhar Dinheiro, neste caso estamos falando de programa de afiliados CPA, ou seja, pago por ação. É quase impossível conseguir uma ação de um visitante que esta entrando em seu blog pela primeira vez na vida, sendo assim fidelizar um leitor se torna muito importante neste quesito. Ganhar a confiança de um leitor é extremamente importante quando queremos que o mesmo subscreva em um programa de afiliados que você deseja, compre um produto seu ou qualquer outro tipo de ação. Se o leitor não confiar em você, pode então esquecer de conversão.

MAIS ANUNCIANTES

Eu ja escrevi um artigo aqui no Dinheiro Mais onde falava sobre Dicas para vender publicidade em seu blog e entre elas estavam o números, as estatísticas. As principais estatísticas a serem vistas e trabalhadas é mesmo a fan page, o twitter e principalmente a newsletter. Quanto maior forem seus números relacionados aos leitores fidelizados, maior vai ser a procura de anunciantes para anunciar em seu blog. Isso acontece tanto por uma questão meramente visual, ou seja, se os números forem grandes então talvez o ROI para o anunciante talvez seja. E outro ponto é que quando se trata de leitores fiéis, eles confiam no que você diz, sendo assim se disser que uma marca é boa, então ela será boa para os fiéis leitores e isso é o que importa para os anunciantes.

O CONTROLE É SEU

Eu fui no Curitiba Social Media e o Cid do Não Salvo (o maior blog de comédia do Brasil) contou muitas histórias engraçadas sobre a manipulação de seus seguidores no twitter por exemplo. Assim, via algo e twitava para que o pessoal fizesse. Em questão de horas gerava mais de 300 mil ações, relativos ao que ele pedia que fosse feito. Ja manipulou um votação feita no site da Axe (claro que com o intuito de fazer alguma brincadeira), mas mesmo assim recebeu uma ligação deles sendo agradecido. Esse é o poder da fidelidade 😉

SEUS LEITORES SÃO FIÉIS?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Cristiano disse:

    Olá Armando!

    Ficou excelente esse artigo parabéns, você tocou em um assunto muito importante na minha opinião fidelizar leitores é a chave para ter sucesso com um blog ou site.

    Abraço.

  2. Marcelo Gustavo disse:

    Ola Fabio

    Fidelizar um leitor do seu blog está se tornando cada vez mais dificil, pois existem milhares de blog’s espalhados na internet, mas foi o que você disse no artigo, se o Google te penalizar e você só depender do tráfego orgânico, pode fechar o seu blog .. rs

    Fidelizar é difícil hoje em dia, mas quando acontece, compensa muito e dá um ótimo retorno de tráfego.

    Sucesso e até mais.

    • Arlindo Armando disse:

      Marcelo, sinceramente não vejo a fidelização dos leitores como algo dificil, mas sim trabalhoso. É realmente importante e devemos dar a devida importância a ele.

      Abraços, Arlindo Armando

  3. Klaylton Fernando disse:

    Eu sou passei a valorizar mais a fidelização dos leitores quando tive a grande dificuldade de mostrar as estatísticas do blog para os anunciantes. Eles sempre queriam saber quantos subscritores tinham no blog.

  4. Hugo Costa disse:

    Olá Arlindo,

    Eu acredito que a fidelização dos leitores, como você diz num comentário mais a cima, não é difícil, é trabalhoso!

    Trabalhoso porque para fidelizar um leitor é necessário escrever artigos de qualidade e diferenciadores.

    Ser criativo (algo que foco muito no meu blog) é a chave da fidelização.

    Claro que, estar presente e responder aos comentários, responder aos emails dos leitores, procurar publicar artigos que vão ao encontro dos temas que eles procuram, é também um ponto fundamental.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços