Atualizar artigos antigos – Uma boa prática

Quando um blog começa a ficar mais maduro, com pelo menos uns 75 artigos, o conteúdo de alguns artigos começa a ficar um pouco desatualizado e isso pode estar influenciando seus resultados com o tráfego orgânico, ou seja, aqueles leitores que vêm dos mecanismos de busca, e isso é definitivamente péssimo, pois estes são justamente os que rentabilizam mais em termos de adsense e outros programa de afiliados.

O que é conteúdo desatualizado?

Definitivamente não são todos os artigos antigos que estão desatualizados. Alguns artigos simplesmente são atemporais, não vão ser desatualizados nunca. Mas alguns como este: “Lançamento da versão WordPress 3.2“, pouco depois da escrita vai estar desatualizado, já que o WordPress lança versões novas constantemente para corrigir bugs.

O que fazer com o conteúdo desatualizado?

Para corrigir o problema de conteúdo desatualizado você possui duas saídas, que são:

  • Reescrever o artigo, colocando novas informações.
  • Excluir o artigo.

Quando devo reescrever o artigo?

O artigo deve ser reescrito, incluindo novas informações quando o mesmo ainda é relevante mas precisa apenas de alguns ajustes, algumas correções, isso fará com que os mecanismos de buscas “renovem” os créditos do artigo, fazendo com que o posicionamento do mesmo melhore consideravelmente.

Quando devo excluir o artigo?

Há casos que o texto simplesmente não possui mais relevância alguma para o leitor, pois tudo que ele trata já está ultrapassado. Neste caso a melhor solução é exclui-lo, pois melhor o blog ficar com um artigo a menos do que ter mais artigos sendo que parte deles atrapalham o rendimento do blog por completo. Para melhorar ainda mais o rendimento desta técnica considere escrever um novo artigo relacionado ao assunto e realizar o redirecionamento 301 para o novo artigo criado, isso fará com que você não perca os leitores que esse artigo possa ter no futuro.

Ser blogueiro dá trabalho

Eu sei, você deve estar pensando: “Que pena, irei ter que analisar todos os meus 500 artigos em busca de material desatualizado.”, é verdade isso irá dar algum trabalho, mas para chegar ao sucesso e rentabilizar o blog é necessário ter muito trabalho e essa é apenas mais uma etapa que temos que ultrapassar para que os nossos leitores encontrem em nosso blog apenas conteúdo relevante para eles.

E você? Qual a sua atitude frente aos artigos desatualizados? Acha mesmo que eles podem atrapalhar?

Summary
Review Date
Reviewed Item
Author Rating
51star1star1star1star1star

Veja Também o Novo Vídeo do nosso Canal no Youtube

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Comments are closed