Atualizar artigos antigos – Uma boa prática

Quando um blog começa a ficar mais maduro, com pelo menos uns 75 artigos, o conteúdo de alguns artigos começa a ficar um pouco desatualizado e isso pode estar influenciando seus resultados com o tráfego orgânico, ou seja, aqueles leitores que vêm dos mecanismos de busca, e isso é definitivamente péssimo, pois estes são justamente os que rentabilizam mais em termos de adsense e outros programa de afiliados.

O que é conteúdo desatualizado?

Definitivamente não são todos os artigos antigos que estão desatualizados. Alguns artigos simplesmente são atemporais, não vão ser desatualizados nunca. Mas alguns como este: “Lançamento da versão WordPress 3.2“, pouco depois da escrita vai estar desatualizado, já que o WordPress lança versões novas constantemente para corrigir bugs.

O que fazer com o conteúdo desatualizado?

Para corrigir o problema de conteúdo desatualizado você possui duas saídas, que são:

  • Reescrever o artigo, colocando novas informações.
  • Excluir o artigo.

Quando devo reescrever o artigo?

O artigo deve ser reescrito, incluindo novas informações quando o mesmo ainda é relevante mas precisa apenas de alguns ajustes, algumas correções, isso fará com que os mecanismos de buscas “renovem” os créditos do artigo, fazendo com que o posicionamento do mesmo melhore consideravelmente.

Quando devo excluir o artigo?

Há casos que o texto simplesmente não possui mais relevância alguma para o leitor, pois tudo que ele trata já está ultrapassado. Neste caso a melhor solução é exclui-lo, pois melhor o blog ficar com um artigo a menos do que ter mais artigos sendo que parte deles atrapalham o rendimento do blog por completo. Para melhorar ainda mais o rendimento desta técnica considere escrever um novo artigo relacionado ao assunto e realizar o redirecionamento 301 para o novo artigo criado, isso fará com que você não perca os leitores que esse artigo possa ter no futuro.

Ser blogueiro dá trabalho

Eu sei, você deve estar pensando: “Que pena, irei ter que analisar todos os meus 500 artigos em busca de material desatualizado.”, é verdade isso irá dar algum trabalho, mas para chegar ao sucesso e rentabilizar o blog é necessário ter muito trabalho e essa é apenas mais uma etapa que temos que ultrapassar para que os nossos leitores encontrem em nosso blog apenas conteúdo relevante para eles.

E você? Qual a sua atitude frente aos artigos desatualizados? Acha mesmo que eles podem atrapalhar?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

26 Comentários

  1. Dermeval Junior disse:

    É verdade, ser blogueiro dá trabalho mesmo, e as pessoas que não são dá área não tem a minima noção disso.

    Quanto ao assunto em questão, me fez pensar que seria bom ter um sistema de classificação para as postagens, aquela atemporais, outras com tendência de mais demora para ser necessária um atualização e as que normalmente precisarão de atualização em menos tempo. É uma forma de não ficar totalmente perdido quando tiver um número muito elevado de post.

    Poderia se usar siglas e a cada post anotar em um lugar à parte, alias seria legal se tivesse um plugin para adicionar mais um campo na postagem automatizando o processo, só precisaríamos fazer uma busca pelos posts em determinada classificação.

    • Jair Rebello disse:

      Demerval, bom dia! Obrigado por seu comentário. O que você gostaria de fazer é completamente possível, basta adicionar um campo personalizado ao seu editor de posts wordpress. Com isso você pode adicionar essa informação ou mesmo outra, espero ter ajudado.

      Abraços,

  2. Decoração de Casamento disse:

    Cada dia melhor os artigos, parabéns pelo artigo re-otimizar realmente e uma coisa que diversos blogueiros esquecem de fazer, e que exige trabalho. Eu quando tenho um novo post para fazer de algum assunto que já introduzi em outra oportunidade prefiro alterar o post antigo e torna-ló mais completo.

    • Jair Rebello disse:

      Obrigado por seus elogios, o DinheiroMais está sempre tentando trazer mais informação de qualidade para seus leitores.

      Abraços,

  3. Matheus disse:

    Olá Jair,

    Atualizar os artigos na minha opinião é uma boa ideia.

    Artigos desatualizados influenciam inclusive o posicionamento de artigos do próprio blog lincados nele. Senti na pele este fato 🙂

    Quanto ao redirecionamento 301, fiz testes e percebi que é importante escrever artigos relacionados ao tema do artigo que será apontado por 301. Apontar para a página inicial, aumenta muito a taxa de rejeição.

    Abraço!

    • Jair Rebello disse:

      Matheus. certamente não é uma boa prática realizar o redirecionamento 301 para a página principal, o ideal mesmo é escrever um artigo relacionado e o fazer. Obrigado por seu comentário.

      Abraços,

  4. Arlindo Armando disse:

    Olá Jair, reescrever artigos antigos é de longe uma excelente estratégia de SEO para reforçar ainda mais o tráfego orgânico para determinado post, ou trazer a ele um tráfego que ainda não obteve. Sem dúvidas que ser blogueiro da trabalho, ainda mais quando começamos a ganhar reconhecimento, mas acredito que coisas chatas como reescrever artigos antigos não passam de ações que teremos que fazer o resto de nossas vidas como blogueiros. Temos que buscar retirar as coisas boas em ser um blogueiro e fazer as ruins de forma natural.

    Abraços, Arlindo Armando

    • Jair Rebello disse:

      Arlindo sua colocação realmente foi muito boa. Dá muito trabalho mas são ossos do ofício, temos todos que nos esforçar se quisermos chegar ao sucesso.

      Abraços,

  5. Marques disse:

    Esta semana estive dando uma olhada em meu blog e após ler suas dicas, segui com precisão com o intuito de melhorar os posts antigos, para que eu possa ter um melhor aproveitamento sobre eles. Obrigado pelas dicas.

    • Jair Rebello disse:

      Marques, mais uma vez obrigado por seu comentário! E obrigado por voltar aqui para seu testemunho, ainda bem que o Dinheiro Mais está ajudando você a melhorar seu blog.

      Abraços,

  6. Decoração de Casamento disse:

    Matheus uma coisa que estou fazendo ultimamente e otimizando post antigos com 301 da seguinte forma, tem dias que a gente escreve um post na corrida so para não deixa sem o post do dia, estou a pegar um desses e pesquisar o volume de busca desses termos as vezes o termo singular tem mais busca, ai eu crio um novo post no singular copio o conteúdo e coloca 301 para o novo. Funciona bem pois e um post mais otimizado.

    • Jair Rebello disse:

      Decoração de Casamento, obrigado por aumentar o valor agregado deste artigo, suas informações serão de grande ajuda para todos os leitores.

      Abraços,

  7. Lucas Rolim - Otimizar Blog disse:

    Olá Jair,

    Re-otimizar os artigos é uma técnica que comecei a utilizar a pouco tempo e já vi que traz um retorno enorme. Eu procuro sempre olhar no Google Analytics qual foram as palavras chave que atrairão mais visitantes para um artigo e reescrever o mesmo focando nestas palavras chaves em específico.

    • Jair Rebello disse:

      Lucas, obrigado por seu comentário. Atualizar artigos é certamente uma técnica de SEO acertadíssima, o que pode pesar realmente é o tempo para realizar esta atualização.

      Abraços,

  8. Bruno Simomura disse:

    Olá Fábio,

    Sou super adepto da reciclagem de artigos, pois entendo ser uma prática super importante em um blog, e evita que passemos a ficar “parados” no tempo.

    Obrigado por compartilhar a estratégia

    • Jair Rebello disse:

      Bruno, bom dia. Obrigado por seu comentário. Certamente você está se beneficiando muito desta técnica não é mesmo? Certamente isso é muito importante sobretudo quando os artigos passam de 100, e você com seus 600 artigos, não foge a regra.

      Abraços,

    • Jair Rebello disse:

      Bruno, obrigado por seu comentário. Certamente você está se beneficiando muito com esta técnica, como você possui centenas de artigos é muito importante realizar uma varredura de vez em quando a procura desses artigos.

      Abraços,

  9. Online na Web disse:

    Eu nunca tinha pensado em reescrever os artigos antigos, lendo esse seu ótimo post, resolvi dar uma revisada em todo o blog.

    Abraços!

    Eli

  10. José Edson disse:

    Sem dúvidas alguma ser um blogueiro de sucesso exige-se tempo e dedicação e um dos inúmeros trabalhos para se alcançar esse sucesso é reescrever os artigos que estão desatualizados,eu meus tenho 174 artigos em meu blog e já comecei a algum tempo a reescrever e até mesmo a excluir artigos, parabéns a matéria aqui escrita e o alerta aos demais blogueiros que buscam o sucesso com seriedade, dedicação e profissionalismo.Um abraço.

    • Jair Rebello disse:

      José, obrigado por nos dar informações de seu blog para confirmar ainda mais a importância deste método.

      Abraços,

  11. Stenio Ribeiro disse:

    Olá,
    penso que seja de suma importancia que nós reciclemos nossos artigos mais antigos, pois assim poderemos manter o google informado de que nos importamos com o conteúdo de nosso blog.
    E de fato, quanto maior for o numero de artigos que tivermos em nosso blog, consequentemente, maior é o trabalho em avaliar cada artigo desatualizado.
    Abraços!

    • Jair Rebello disse:

      Stenio, vejo que você aprende mais e mais a cada dia. Você já possui muita informação e vejo que já é hora de ver seu metablog no ar. Estaremos esperando.

      Abraços,

  12. André disse:

    É sempre bom estar visitando os blogs daqueles que possuem conhecimento avançado no assunto que desejamos. Parabéns.

  13. Maciste Cesar disse:

    Gostaria de saber como faço para que atualizações em posts que já saíram the página inicial voltem para o topo como se fosse o lançamento de uma notícia nova.

  14. Maciste Cesar disse:

    Esqueci de dizer, uso o WordPress.