Fabio Vasconcelos

O que é Chatbot e como vender todos os dias usando um em seu negócio

Chatbot segundo a wikipedia é um programa de computador que simula a interação com as pessoas como se fosse um ser humano.

Trocando em miúdos podemos dizer que chatbot é uma forma que as empresas estão encontrando de atender clientes e prospectos de maneira automatizada.

Além do atendimento direto ao visitante, é possível programar um chatbot para fazer inúmeras atividades (geralmente rotinas), deixando as pessoas livres para cuidarem de aspectos mais complexos do negócio.

Por exemplo, um prestador de serviços que vive de sua produção, pode ter mais tempo livre se programar mensagens automáticas quando algum novo prospecto entra em contato.

Uma loja que vende sapatos, pode programar o chatbot para enviar mensagens automáticas para os clientes sempre que fizer uma promoção, ou lançar um novo produto.

As possibilidades são infinitas, e hoje esse tipo de atendimento é muito comum, principalmente nas grandes prestadoras de serviços como NET, Sabesp, laboratórios de diagnósticos, etc.

Quantas vezes você precisou agendar um técnico da sua operadora de TV a cabo e fez todo o processo através do atendimento automático?

Pois é! Estamos vivendo esse momento de automação digital agora, e todas as pessoas que possuem negócios precisam usar essa ferramenta poderosa, seja qual for o nicho de mercado e o tamanho da sua empresa.

Quando falo todas as pessoas, estou falando também com quem trabalha no mercado de afiliados, bem como os infoprodutores, como eu mesmo.

Um dos grandes motivos do aumento das minhas vendas nos últimos meses, é justamente o uso de chatbot dentro do facebook.

E é justamente sobre isso que falarei mais detalhadamente nesse artigo, mostrando porque é muito importante investir tempo para automatizar um chatbot para vender mais.

Porque o chatbot é uma boa estratégia para seu negócio digital

Chatbot

Como eu disse antes, a função principal de um chatbot é desempenhar automaticamente rotinas que nos poupem tempo dentro do gerenciamento de nosso negócio.

Assim, você pode desde programar uma saudação automática no Messenger para quem entrar em contato com seu perfil, até criar uma sequência de mensagens criando um funil de vendas lá dentro.

Gosto de deixar claro que um chatbot vai fazer o atendimento básico. Claro que se a pessoa fizer perguntas para as quais não houver uma resposta programada, será necessário fazer o atendimento personalizado “humano”.

Outra coisa que é muito importante é perceber se o nicho de mercado que trabalha tem uma boa aceitação para esse tipo de coisa.

Pessoas que trabalham com atendimento psicológico por exemplo, precisam programar a ferramenta direitinho para não causar ainda mais estresse em possíveis novos clientes.

Mas, para quem trabalha no mercado de afiliados, o chatbot dentro do Facebook é uma maneira segura e muito lucrativa de fazer vendas.

Há alguns dias eu escrevi esse artigo Definitivo: Com Criar um Robô no Messenger com o Manychat Em MENOS de 5 MINUTOS ensinando como criar um chatbot no Facebook utilizando o manychat.

Para você entender: o Manychat é a ferramenta que cria o chatbot integrando-o a seu perfil dentro do Facebook.

Existem outras ferramentas que fazem a mesma coisa, mas o manychat é a mais prática de configurar e ainda ensino como tirar o máximo proveito dela dentro do meu Curso Face Autoresponder.

Nesse momento você deve estar se perguntando: “Mas, e o e-mail marketing?”.

Para quem trabalha com o e-mail marketing a dica é continuar usando (sempre), e também dizer que é possível unir as duas estratégias, conseguindo resultados ainda melhores.

O que funciona melhor para fazer vendas? Chatbot ou e-mail marketing?

Lógico que em um artigo onde eu falo dos benefícios do chatbot não poderia deixar de fazer um comparativo completo sobre ele e o e-mail marketing.

Quem trabalha com marketing digital é educado a criar lista de e-mail o mais rápido possível, pois como todos dizem: “o dinheiro está na lista”.

O tempo passa, e dentro do marketing digital as coisas mudam muito rapidamente.

A lista continua sendo um ativo precioso para afiliados e produtores? Sem dúvida, mas temos que levar em consideração alguns reveses do e-mail marketing que poucas pessoas mostram. Veja os principais “contras” da lista de e-mails:

Concorrência

Justamente por ser uma coisa indicada a ser feita em praticamente todos os cursos de marketing digital, o que mais tem hoje em dia é gente criando lista dentro dos mesmos nichos de mercado.

Tenho certeza que você que está lendo esse artigo está cadastrado(a) em várias listas, e quando um produto é lançado, deve receber e-mails de promoção desse produto em todas elas.

É exatamente disso que estou falando! O e-mail marketing tornou-se BEM concorrido!

Há apenas alguns anos era fácil cativar as pessoas e mantê-las fieis ao conteúdo, hoje isso não é mais assim.

Entrega de mensagens

Depois da concorrência, temos a entrega das mensagens. Com a preocupação cada vez maior com recebimento de spams, os e-mails acabam sendo entregues diretamente na caixa de spam em alguns casos.

Alguns serviços de autoresponder conseguem driblar esses mecanismos de bloqueio, mas não todos e quem trabalha com ferramentas gratuitas, acaba ficando com uma taxa de entrega bem abaixo do esperado.

Taxa de abertura

Outro grande problema da atualidade. As pessoas não estão mais muito interessadas em ler e-mails.

A não ser que o assunto seja extremamente interessante/relevante para a vida delas, a maioria das mensagens que não são de trabalho, ou de amigos/parentes acaba ficando para depois e pode demorar dias até ser vista.

Assim, de uma lista de 1000 pessoas, a entrega é para umas 900 e dessas 900 apenas 15 ou 20% abre mesmo a mensagem (não chegando a 200 pessoas).

Taxa de cliques

Todo e-mail para a lista precisa ter uma chamada para ação, que está definida nos links que colocamos na mensagem.

Esses links podem ser para promover um produto, ou para levar os leads para o canal do youtube, ou para baixar um novo e-book gratuito.

Daqueles 15 a 20% que abriu a mensagem apenas 5 a 10% clica nos links para realizar o que está sendo solicitado (umas 20 pessoas).

Parece pouco não é? E é mesmo! E, se você ainda não prestou atenção nisso, sugiro que dê uma olhada nas métricas do seu serviço de autoresponder.

Qual sua taxa de entrega? E a de abertura? E os cliques?

E o que acontece com o Chatbot?

Bom, esse é outra história. Fiz um teste enviando um e-mail na minha lista e a mesma mensagem através do chatbot no Facebook.

As taxas do e-mail foram bem mais baixas que as que consegui no chatbot.

Tanto a abertura como os cliques no link que divulguei foram infinitamente maiores no chatbot do que no e-mail.

E olha que eu uso um autoresponder que consegue driblar os mecanismos de bloqueio dos e-mails, enviando a mensagem diretamente na caixa de entrada do prospecto.

Quer conhecer os números desse teste? Então assista ao vídeo abaixo que gravei justamente para falar sobre esse assunto:

 Chatbot vs E-mail Marketing – Qual é o melhor para AUMENTAR as VENDAS do seu Negócio?

 

Viu? Parece mentira não é mesmo? Mas, não é! O chatbot é muito mais efetivo que o e-mail simplesmente porque hoje em dia as pessoas mudaram seu comportamento na internet.

É muito mais fácil a pessoa, que já está dentro do Facebook, abrir uma mensagem que recebe no privado, do que entrar no serviço de e-mail para ler alguma coisa.

Veja: As pessoas JÁ ESTÃO navegando no face todos os dias. Seria como encontrar um amigo e falar com ele pessoalmente ao invés de usar o Whatsapp.

Tire as conclusões por si mesmo! Se você está com seu celular na mão e aparece um aviso de mensagem nova do Messenger, qual sua reação?

Abrir para ver o que é, não é mesmo? E isso é infinitamente mais fácil do que entrar no seu serviço de e-mail, não?

Então, já deu para entender porque o chatbot tem muito mais alcance que o e-mail marketing.

 

Principais benefícios de usar o Chatbot na sua estratégia de negócios

Além de ser uma forma de entregar seu conteúdo para muito mais pessoas (taxa de entrega lembra?), existem outros benefícios que o chatbot traz para seu negócio (seja ele qual for).

Veja as vantagens principais de usar um chatbot dentro do facebook:

 

Captação de leads

O chatbot não serve apenas para automatizar seu atendimento. Com ele é possível captar leads que poderão (e deverão) ser incluídas no seu autoresponder.

Alguns serviços de e-mail marketing já possuem essa importação automática com o facebook e outros precisam de uma ferramenta auxiliar para fazer a ligação.

De qualquer forma é muito mais fácil capturar e-mail com o chatbot do que dentro do blog, por exemplo.

No vídeo abaixo eu mostro como é a captura de e-mail dentro do Facebook utilizando o chatbot.

 Chatbot – Como Capturar E-mail Com Apenas 1 Clique Usando o Chatbot!

E, acredito que para chegar até esse artigo você já deva ter pesquisado sobre o chatbot e encontrado outros materiais, inclusive de pessoas que são a versas a essa prática.

A principal dúvida de quem usa o chatbot é saber se os leads capturados através dele são de quem capturou.

Tecnicamente falando, não são, mas você também pode assistir esse meu outro vídeo, onde respondo exatamente essa pergunta e explico como esses leads se tornam seus:

 

Chatbot – Os Leads que capturamos com o Chatbot são Nossos?

Interação

É muito mais rápido falar com um lead no Messenger do que entrar no serviço de e-mail marketing para enviar um broadcast.

A propósito, com o chatbot você pode criar seu funil de vendas exatamente como faria dentro do autoresponder.

Caso a pessoa continue interagindo e seu chatbot não tenha as respostas (que você programa), você pode “surgir” e continuar falando com o prospecto, eliminando o restante das dúvidas.

Assim, você não perde o contato, a pessoa continua interessada e a chance dela abrir e interagir com suas novas mensagens é muito maior.

Sem bloqueios

É possível capturar contatos com o chatbot através de várias maneiras diferentes.

Quando você faz um anúncio no face, por exemplo, o hábito é enviar para um artigo do seu blog que depois enviar o leitor para uma página de vendas, ou então enviar direto para essa página.

O que ocorre é que em alguns casos o Facebook não vincula seu anúncio, principalmente para alguns nichos de mercado que vão contra as políticas da plataforma.

Quem trabalha apenas com Facebook ads sabe como é complicado aprovar alguns tipos de anúncios.

Colocando um botão para o chatbot em seu anúncio, não haverá problemas de bloqueio, pois a automação enviará uma mensagem para a lead dentro do Messenger.

Ou seja, o Facebook entende que o prospecto não sairá do ambiente da plataforma, e acaba veiculando o anúncio sem bloquear nada.

No vídeo abaixo eu mostro 3 maneiras de usar o chatbot para capturar leads e vender muito mais como afiliado/produtor:

3 Formas de usar o Chat Bot para capturar MAIS LEADS e GERAR MUITAS VENDAS para o seu Negócio

 

Curso Face Autoresponder mudará seu negócio para sempre

Depois de estudar bastante o chatbot dentro do Facebook, encontrei métodos de aumentar minhas listas de e-mails (em nichos diferentes) e tenho certeza que seu negócio irá para outro nível com esse conhecimento.

Por isso criei o Curso Face autoresponder, um treinamento onde eu ensino técnicas e estratégias para usar o chatbot para captação de leads e geração de vendas.

Como você viu lá em cima, a criação do chatbot é com software gratuito, mas como ele está em inglês é importante saber o passo a passo para obter resultados efetivos.

Vários alunos do curso estão aumentando suas listas vertiginosamente usando as estratégias que ensino no curso, fazendo mais vendas.

Clicando aqui você vai até a página oficial do curso Face autoresponder e poderá ver dezenas de depoimentos de alunos juntamente com alguns resultados efetivos no uso do chatbot para fazer vendas.

Desejo que esse artigo tenha sido de grande valia para seu negócio e, se você gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

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