Como analisar seu concorrente

Hoje em dia, a competição entre sites e blogs do mesmo nicho se tornou algum bem normal. A cada dia que passa, muitas pessoas investem muito dinheiro em blogs e sites, isso faz com que a disputa pelo o primeiro lugar para um nicho vire uma pura competição, fazendo com que os concorrentes tenham que dividir seus leitores que já possuem. Como foi citado, isto virou algo bastante natural na internet, pois todos nós sabemos que o site ou blog que ocupa o primeiro lugar para um determinado nicho, possui diversas vantagens e benefícios perante os outros e é por esse motivo que todos desejam ocupar esta posição.
Ao pesquisar uma palavra-chave no Google ou em outro buscador, o mecanismo tenta identificar os conteúdos presentes nos sites que são mais relevantes para a palavra-chave pesquisada. Mas na verdade o que vemos ao pesquisar uma palavra-chave, é uma lista de competidores querendo ocupar os primeiros lugares.
E é por causa dessa competição que estarei trazendo neste artigo algumas formas e ferramentas para que você possa analisar seu concorrente e saber o que fazer para superá-lo.

 Google Insights

Com o Google Insights, podemos comparar dois ou mais termos de pesquisas, comparar tendências sazonais e outras coisas. Ele permite que vejamos o crescimento global ou específico para uma determinada palavra-chave.
Por exemplo, se seu site ocupa o primeiro lugar nos resultados das pesquisas para a palavra-chave “sapatos masculinos” e você deseja obter informações sobre o volume de tráfego que o seu concorrente que está em primeiro lugar para a palavra-chave “sapatos femininos” recebe, basta pesquisar os termos da seguinte forma:

Google Insights

Esta ferramenta fornecida pelo Google é bastante fácil de se usar. Com o Google Insights você pode realmente direcionar a sua estratégia para a palavra-chave que você não “ataca”.

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Google Trends

O Google Trends tem como propósito estimar as visitas únicas e diárias que um site ou blog recebe, ele exibe um gráfico relacionado a estes dados, mas não são todos os sites que podem ser analisados. Para um site ser analisado por essa ferramenta precisa ter cerca de 5 mil visitas diárias.

Google Trends

 

O interessante desta ferramenta é que podemos fazer uma comparação entre dois sites. Assim podemos fazer uma análise do nosso site e do site do concorrente para fazermos as mudanças necessárias.

Google Trends

 

Análise On-Page

Logo depois de analisar a quantidade de tráfego que seu concorrente possui, o segundo passo é entender como funciona a estrutura das páginas do site ou blog de seu concorrente.
Navegue por cada página de seu concorrente e procure analisar os seguintes itens:
– Como é a linkagem interna
– Como é apresentado um novo conteúdo
– Se existe texto ancora e quais são usados
– Que tipo de conteúdo ele oferece
– Qual a palavra-chave foco de cada página
– Se as URLs são otimizadas

Procure analisar cada detalhe do seu concorrente, até mesmo o designer das páginas, a forma de linguagem que é utilizada e outras coisas que você achar interessante.

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Análise Off-Page

O próximo passo é entender o porque as páginas do site do seu concorrente estão tão bem posicionadas no Google e outros buscadores. Neste caso, indicamos para você a ferramenta Open Site Explorer para entender mais sobre os backlink de um site.
Com o Open Site Explorer podemos ter uma visão mais ampla de como os mecanismos de busca vêem os links entre as páginas de um site, além de quais são as páginas de seu concorrente que recebem mais links e de quais sites esses links vem. Com todas essas informações, podemos identificar o porque daquele página recebe bons links.

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Conclusão

Utilizando todas essas formas e ferramentas para analisarmos os nossos concorrentes, podemos ficar numa vantagem competitiva.
Sabendo o que eles estão fazendo é possível procurar outras formas de se adaptar ou melhorar seu site, visando ganhar mais visibilidade nos principais mecanismos de buscas e ganhar dinheiro com nossos blogs e sites. Se você ainda souber um pouco sobre SEO, seu resultado ainda será melhor do que o esperado.

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Fabio Vasconcelos

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