Como criar um blog – Escolhendo a plataforma para blogar

Umas das principais dúvidas quando pensamos em criar um blog é qual plataforma escolher entre tantas disponíveis. Apesar de existir um leque de plataformas para criar um blog, acreditamos que para criar um blog tanto para hobby ou para ganhar dinheiro só existem 2 opções o Blogger e o WordPress.org.

Estas duas plataformas são as melhores atualmente e dividem opiniões quando questionamos qual das duas é a melhor. Ao procurar informações pela internet, percebemos que tem certa diplomacia por partes dos blogs em disser qual é a melhor, passando a imagem que as duas são do mesmo nível, mas o que acreditamos é que uma é infinitamente superior comparado há outra, e pretendemos deixar bem claro esta diferença no complemento deste artigo.

Blogger

Quando começamos dar os primeiros passos, criamos um blog no Blogger. Nossa análise é baseada nessa experiência que tivemos no passado recente com a plataforma Blogger

As vantagens do Blogger

  • Criar um blog no Blogger é muito Fácil
  • Não precisa de nenhum investimento inicial
  • Não precisa se preocupar com hospedagem
  • Há uma grande quantidade de blogueiros que escrevem artigos para ajudar iniciantes na plataforma
  • Milhares de temas grátis
  • Tem a possibilidade de criar seu próprio tema no painel de administração do blog

Por esses e outros mais motivos o Blogger é sem dúvida nenhuma a plataforma mais usada para criar um blog pelos iniciantes.

WordPress.org

Assim como falamos acima, o Blogger é a plataforma mais usada pelos iniciantes por aparentemente parecer mais fácil, mas se for analisar qual a plataforma utilizada por blogueiros mais experiente o WordPress leva uma grande vantagem.

As vantagens de ter um blog no WordPress.org

  • Você tem o Controle total do Blog
  • Você pode procurar temas grátis diretamente no painel do blog
  • Milhares de plugins que adicionam funcionalidades extras no blog
  • Plugins específicos que ajudam à melhora a otimização para os mecanismos de buscas
  • Uma grande variedade de plugins Premium
  • Uma comunidade criada somente para suporte em volta da plataforma
  • É possível personalizar as Urls dos artigos para uma melhor colocação nos mecanismos de busca

Assim como o Blogger o WordPress.org tem muitas vantagens e poderia ficar escrevendo centenas de palavras somente citando quais são elas, mas acreditamos que somente essa já da para tirar alguma conclusão.

Analisando os pontos positivos das duas plataformas, acreditamos que o Blogger é sim, a melhor plataforma para criar um blog para iniciantes. Para aqueles que querem fazer do seu blog um negócio, acreditamos que o WordPress.org seja de longe a melhor opção.

Mas como mencionamos os pontos positivos de cada plataforma, vamos agora analisar os pontos negativos, e ver qual das duas se sai melhor.

Pontos negativos no Blogger

  • O blog nunca é realmente seu, você fica prezo as regras do Google.
  • Não é possível colocar palavras chaves para cada artigo
  • Não tem plugins para melhora funcionalidades no blog
  • Não é possível personalizar as Urls dos artigos
  • O editor de artigos é muito ruim, é preciso usar serviço extra para contornar este problema.

Estes foram os pontos negativos do blogger, claro se procurar encontramos mais, mas vamos ficar por aqui.

Pontos negativos do WordPress.org

  • É preciso adquirir  um domínio próprio
  • É preciso adquirir um plano de Hospedagem

A verdade é que não vimos que adquirir um domínio e uma hospedagem seja um ponto negativo, pois ter um domínio lhe garante ter uma identidade uma marca e, ter uma hospedagem lhe garante ter o controle do seu blog, pois ele é seu.

Conclusão

Por fim em nossa “opinião” o WordPress.org é a melhor plataforma para criar um blog com interesse em fazer dele um negócio. Mas como mencionamos esta é nossa opinião, e para que você não fique prezo a ela colocamos outros ótimos artigos que abordam o mesmo assunto Qual é a melhor plataforma para blogar.

Gostaríamos de saber sua opinião, qual a melhor plataforma pra blogar? Sua opinião pode ajudar os iniciantes a decidir qual plataforma dever escolher!

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

17 Comentários

  1. Ezequiel da Silva disse:

    Olá Fábio, parabéns pelo post. Respeito muito sua opinião em achar o WordPress é a melhor plataforma para fazer do blog um negócio, mas ressalto que quem faz o blog um negócio ou não é o blogueiro e não a plataforma, a questão não é “Blogger ou Worpress” a questão é quem está por trás do projeto, como faz investimentos em publicidade, como trata seu blog, enfim..

    Há uma infinita lista de quesitos que faz um blog ser profissional ou não, vantagens e desvantgens todas as plataformas tem, as devemos saber qual é a melhor para o nosso projeto.

    Recomendo que leia o artigo “10 mitos sobre o blogger” do Gerenciando blog, e veja que ele cita alguns pontos que você citou nesse artigo.

    Claro que essa é minha opinião também, como disse, respeito muita a sua opinião, pois te considero um exemplo de blogueiro a ser seguido, continue postando artigos de ótima qualidade como esse! :]

    Abraço e sucesso.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Ezequiel,

      Acredito que o blogger tenha suas qualidades,mas como também o Adelson fala no artigo “Você pode perder seu blog no Blogger a qualquer momento” só por isso já se torna muito infereior ao WordPress.Assimcomo você disse quem faz um blog de sucesso não é a plataforma, mas com certeza se seu blog já um sucesso no blogger com certeza você vai dobrar os resultados com WordPress. Segue o exemplo do Marcos Lemes que defedia o Blogger, mas se rendeu ao WordPress, porque será?

      Seguindo os exemplos a grande maioria dos grandes blogs que tem estão no WordPress, como escoladinheiro. criar sites, ferramentas blog, mestre seo e outros mais. Claro que ainda tem grandes blog no blogger como o Gerenciando blog, Dicas para blogs eo Dicas Blogger, sendo que este ultimo já esta meio chateado com a plataforma blogger.http://www.dicasblogger.com.br/2012/04/as-tres-grandes-mancadas-do-blogger.html

      Abs!

  2. Mauricio Lessa disse:

    Olá Fábio!!!
    Eu acho que fiz bem diferente das outras pessoas que iniciam seus blogs pois quando eu comecei a me interessar por blogs analisei várias plataformas e cheguei a uma conclusão que começar um blog teria que ser no Word Press,cheguei até a criar um blog. Mas com o passar do tempo eu por não ter experiencia abandonei o projeto por achar muito complicado lidar com a plataforma.
    Estou no Blogger ha um bom tempo e estou tendo bons resultados no meu projeto.
    Não sei se seria melhor no Word Press mas estou por enquanto satisfeito com os resultados obtidos no Blogger.
    Ótimo artigo Fabio,parabéns pelo seu excelente trabalho.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Mauricio,

      É normalmente tudo mundo começa no blogger e assim foi o que aconteceu comigo. Acredito que agora talvez seja a hora de você voltar para o WordPress, pois com certeza já tem mais experência e poderá ter mais facilidade com aplataforma.

      Abs!

  3. Adelson (Gerenciando Blog) disse:

    Olá, Fabio!

    Você abordou bem o tema e demonstrou as principais diferenças entre as plataformas.

    Não escondo de ninguém que sou realmente defensor do Blogger. Sua grande facilidade de uso permite que qualquer pessoa que tenha boas ideias e desejo de escrever crie seu blog. Também defendo que é possível fazer sucesso com ele, ficando bem posicionado no Google, recebendo grande número de visitas e ganhando dinheiro com o blog. Manterei o Gerenciando Blog no Blogger para reafirmar meu ponto de vista.

    No entanto, reconheço que o WordPress é uma ótima plataforma, tanto que estou iniciando um novo projeto nele. Mas, o WP não é para qualquer um: é necessário ter conhecimento técnico para lidar com ele e aproveitar bem os seus recursos. Caso contrário, ele mais atrapalhará do que ajudará na evolução do blog.

    Um abraço e parabéns pelo artigo!

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Adelson,

      Sim você é um dos grandes blogueiros que esta ainda no Blogger. Mas tenho a certeza que se passar para WordPress vai ter muito mais tráfego e como consequência ser muito mais conhecido. Particularmente eu achei muito mais difícil o Blogger do que o WordPress.

      Obrigado pela participação e desculpe a demora seu comentário se perdeu no Spam.

      Abs!

  4. tonyrson disse:

    Ola? mais uma vez Fabio, este post com certeza vira e mexe com todos os blogueiros iniciantes e profissionais do munda da web, como posso te explicar eu blog a bastante tempo mais só neste ano de 2012 que me profissionalizei mais e foi na plataforma blogspot gostaria e tenho bastante vontade de migrar para wordpress mais por enquanto sou amante da plataforma e acho bem mais facil tabem quem sabe mais adiante.

  5. Douglas disse:

    Olá. Hoje em dia a plataforma Thumbrl tem permanecido em evidência e ganhou uma grande quantidade de utilizadores. O que você acha dela? Podemos criar um projeto profissional com ela também?

    Abraços.

  6. Nestor ----------------------------------- disse:

    Estou de mudança para WordPress.org. Fiquei um ano no Blogger e chega uma hora em que é necessário decidir entre continuar crescendo ou estagnar.

    Vou ter que reaprender a blogar, mas, se esse for o preço pago para continuar crescendo pago mesmo chorando srsr!

  7. Adriano Lemos disse:

    Estou iniciando minhas atividades na internet e pretendo já de cara fazer um blog do WordPress, não tenho muita abilidade, mas com o tempo vai ficar mais fácil. Realmente, em relação a criar um domínio com plano de hospedagem , até prefiro mesmo, pois você manterá controle total do mesmo ( a minha grande dúvida nesse sentido é se neste caso eu preciso fazer um domínio Premium no wordpress ou pode ser simples mesmo)e depois criar outro domínio com hospedagem em uma empresa desse segmento no mercado. No caso do Blogger vejo essa desvantagem ,por não haver a necessidade de não criar um plano de hospedagem no blogger e de repente por um motivo ou outro o google inventar de tirar o mesmo de circulação.

  8. Antonio Dias disse:

    Olá Fábio,
    Parabéns pelo post e apesar de eu ainda não ser um blogueiro tenho lido muito sobre estas duas plataforma e já me apaixonei pelo worldpress. Sou preparando um plano para montar um e com certeza será vocês que iram cuidar de preparar tudo pra mim no wordpress rsrsrs. Também já pesquisei sobre a plataforma de hospedagem e não tenho nenhuma duvida de que será na Hostgator que vou hospedar o blog.
    Um forte abraço e fica com Deus.

  9. Graciela Barbieri disse:

    O Blogger pode ser mais fácil de trabalhar, mas sem sombra de dúvidas o WordPress é a plataforma mais profissional que existe hoje no mercado, pois possibilita um leque muito grande de plugins e temas que ajudam e muito na conversão. É como sempre digo em meus artigos, se quer ser um profissional, então precisa utilizar ferramentas profissionais. #ficaminhadica