Como dobrar a taxa de abertura e conversão do E-mail Marketing

Sempre incentivamos que todos os blogueiros utilizem um serviço de autoresponder no blog e parece que de tanto insistir uma grande parte dos blogueiros vem utilizando, acredito que estão tendo resultados positivos, pois não a nada melhor que ter uma lista de contatos onde se possa entrar em contato com ela a qualquer hora do dia e sem limitações.

Mas usar somente um autoresponder e enviar e-mails para sua lista de contatos não lhe garante que terá uma boa conversão, pois tudo vai depender da taxa de abertura dos e-mails enviados.

Quanto maior for à taxa de abertura,  maior vai ser taxa de clique em seus links,  dependendo do produto e da aceitação, maior vai ser a conversão, ou seja, mais dinheiro você irá ganhar.

A primeira barreira já foi vencida, sair do feedburner e contratar um autoresponder, agora a segunda fase é saber usar o mesmo.

Recentemente houve um verdadeiro alvoroço na internet sobre o produto Fórmula de Lançamento, onde vários Blogueiros e Internet Marketing bombardearam suas listas com e-mails oferecendo este produto, muitas das vezes enviaram o mesmo e-mails 1 ,2 e 3 vezes para os seus contatos e isso não e nada profissional, mesmo vindo de pessoas que teoricamente são profissionais.

Realmente tem vezes que é necessário ser chato e enviar mais do que um e-mail para a lista incentivando a compra do produto que estamos promovendo, mas tem estratégias que podemos utilizar para que sejamos menos chatos e também conseguir uma conversão melhor.
Vamos listar abaixo várias estratégias onde você vai conseguir dobrar a sua taxa de abertura dos e-mails que você envia para sua a lista e com isso dobrar os seus ganhos.

Serviço de e-mail marketing de qualidade

Um dos fatores mais importantes para se conseguir uma boa taxa de abertura é contratar um serviço de e-mail marketing profissional, já falamos isso em outros artigos e é válido falar novamente. A proposta de ter um serviço de e-mail marketing grátis é tentadora eu sei, mas pode ter certeza você não estará economizando dinheiro e sim perdendo dinheiro a cada e-mail que envia para a sua lista com um autoresponder grátis.

Se você esta ganhando 100 reais com cada e-mail que envia para a sua lista, então você poderia esta ganhando 300 com um autoresponder profissional! Quando você adquirir um autoresponder profissional você irá confirmar que o que estou falando é a mais pura verdade e ai que seus rendimentos vão decolar!

O serviço que utilizo aqui no blog e também para todos os negócios que desenvolvo é o Aweber e é em cima dele que vou mostrar como você vai dobras a sua taxa de abertura dos e-mails enviados para a sua lista e também dobrar a taxa de conversão!

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Não usar palavras que estão na lista de spam dos servidores de e-mails

Evite colocar palavras como ganhar dinheiro, promoção, oferta ou qualquer coisa deste tipo. Sempre que for usar uma dessas palavras faça uma pequena mudança nelas da forma de que os serviços de e-mail não vão conseguir entender, mas o usuário sim, exemplo, no caso de a palavra ganhar dinheiro, você pode colocar assim ganhar d1nhe1ro, desta forma seu e-mail tem mais chances de passar nos filtros de spam e com isso chegar à caixa de entrada do seu contato.

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Teste A/B

Esta é uma função pouco utilizada ainda, mas tem um poder incrível! Com o teste A/B você pode criar dois títulos diferentes e enviar um para uma parte da lista e outro para outra parte, o título que tiver mais cliques vai ser o vencedor e este é enviado para o restante da lista. No Aweber é possível escolher a porcentagem de contatos que vão receber o título 1 e o título 2, normalmente eu coloco 10% para o título 1 e 10% para o título 2 e o vencedor vai para o restante da lista que são os 80%.

Filtrar somente os contatos que não abriram o e-mail anterior

Depois de 24 hs que foi enviado o e-mail com o titulo vencedor do teste A/B, é possível filtrar somente os contatos que não abriram o e-mail que foi enviado, pode ter ocorrido que a pessoa não abriu ainda o seu serviço de e-mail ou o seu titulo não foi chamativo suficiente para esta pessoa.

Bom, mas no Aweber você pode listar todos os e-mails que não abriram a mensagem anterior e reenviar para essas pessoas com um título diferente e desta forma tentar  fazer ela abrir o e-mail desta vez. Normalmente esta estratégia funciona muito bem!

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Filtrar somente os que e abriram, mas não clicaram no Link dentro do e-mail

Agora é hora de tentar converter essas pessoas que abriram o e-mail, mas não clicaram no link contido na mensagem.

Por algum motivo os contatos que abriram o e-mail, mas não  clicaram no link podem não ter se interessado pelo conteúdo do e-mail ou pela proposta que esteja oferecendo. Tente reenviar um e-mail para eles, mas agora de outra forma, sendo específico e mostrando para o contato que você sabe que ele não clicou no link. Tente escrever algo mais chamativo que desperte a curiosidade dele para clicar no link que contem no e-mail, desta forma dependendo da página de vendas do produto poderá haver uma conversão.

Filtrar somente os que clicaram

Também é possível filtrar somente os contatos que clicaram no link que esta dentro do e-mail. Sabendo disso, você pode enviar um e-mail para esses contatos oferecendo um bônus para todos que adquirem o produto que eles visualizaram ou oferecer um tira dúvidas sobre o produto oferecido.

Excluir os contatos que não abrem os e-mails

Um fato que prejudica muito a taxa de abertura dos e-mails são os contatos que não abrem os e-mails que são enviados, pois eles contam como o e-mails entregue, mas o contato não abriu. Novamente no Aweber é possível filtrar os contatos que não abrem ou nunca abriram os e-mails que foram enviados, você pode filtrar estes contatos por período e depois de encontrados é só excluir eles, e com isso vai melhor à taxa de abertura.

Conclusão

Utilizando estas estratégias você conseguirá que sua taxa de abertura aumente drasticamente e também a sua conversão, e com isso ganhara mais dinheiro.

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6 Comentários

  1. Felipe Nascimento disse:

    Ainda não havia utilizado o Split Test em e-mail broadcast, somente com formulário, porém já criei uma campanha e testei com 10% A e 10% B.

    Outra dica que é boa que você compartilhou é deletar os contatos que não abrem os e-mails. Não adianta ter milhares de contatos que só ocupam espaço e dinheiro na conta Aweber. Dá até uma pena deletar, mas sem dúvida, ter e-mails interessados no seu negócio é muito mais vantajoso do que ter contatos “curiosos”.

  2. Felipe Nascimento disse:

    Só senti falta de você falar da Dupla Confirmação (Double Opt-in), isso sem dúvida aumenta a ‘qualidade’ dos contatos e evite ter somente curiosos que não abrem suas caixas de entradas, e se abrem, não leem nosso e-mails e ainda o marcam como spam.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Felipe,

      Eu optei em não usar esta função, pois acredito que capturo mais contato sem ela. Mesmo não utilizando o Double Opt-in, é possível filtrar os contatos que não abrem os e-mails enviados e excluir esses contatos e desta forma deixar a lista com mais qualidade.

  3. Antonio Junior disse:

    Olá Fabio,

    Estes serviços são excelentes e realmente fazem com que nosso trabalho fique otimizado e automatizado, por isso que o Aweber é de longe o melhor autoresponder do mercado, ainda que seja mais caro.

    Sucesso juntos!

  4. Fabio Costa disse:

    Sim é muito importante o autoresponder mas tem que ter o acompanhamento dos emails realmente abertos e quantidades de cliques.

    Muito bom seu post

    Abraço,
    Fábio Costa
    http://equipepolishop.com.br

  5. crispina dos santos moura disse:

    Sim mais quero saber como que divulgo meu produtos em?