Como escolher o nicho certo para meu blog? 5 Dicas para facilitar sua decisão

Existem dois tipos de blogueiros: os que estão entrando nessa função pelo puro prazer de escrever e dividir um conhecimento e os que são empreendedores digitais e querem começar um negócio virtual baseado no compartilhamento de conteúdo.

É simples perceber a diferença. Enquanto uma parcela está interessada apenas em divulgar uma ideia, conhecimento ou algo de seu interesse, a outra está voltada para os ganhos e a melhor forma de criar uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Não há certo ou errado. Desde que o conteúdo veiculado na web seja verdadeiro e traga conhecimento para todos, não importa a motivação. É importante prezar pela qualidade sendo você qualquer um desses estereótipos de blogueiro.

Trabalhar na internet vai muito além dos princípios básicos e um negócio. Para fazer dinheiro na internet é preciso ir além, buscar o que falta e tentar fazer a diferença no nicho escolhido para desenvolver. É preciso ter uma mente empreendedora e muita confiança no seu trabalho para acreditar nos ganhos que estão por vir.

Quando alguém escolhe ser blogueiro por vontade de falar sobre algo, o nicho já está decidido desde antes da página tomar forma. É a vontade de divulgar algo que faz esse web escritor demonstrar seus talentos e por isso já há uma ideia formada antes de tudo.

O segundo cenário, onde o blogueiro é puramente um empreendedor digital, trás uma visão diferente na hora de escolher o tema para a página virtual. As dúvidas e incertezas costumam aparecer nesse momento. Algo realmente muito comum para quem quer ganhar dinheiro on-line.

Embora seja uma tarefa para empreendedores, como já disse nesse texto, escolher o tema do seu blog nem sempre é fácil. Sempre pairam as dúvidas sobre o melhor nicho, a escolha entre algo que está fervilhando ou um seguimento mais exclusivo e etc. Nessas horas, é melhor contar com as dicas a seguir para começar o seu negócio virtual já com o pé direito.

É preciso ter afinidade com o tema

Você não precisa ser um especialista, mas é necessário ter afinidade com o tema escolhido. Não dá para fazer um trabalho extenso e duradouro com aquilo que você não gosta. Desta forma, o melhor jeito é começar a separar os nichos que te interessam mais e colocá-los na lista de prováveis temas.

Conhecimento é imprescindível

Volto novamente a ressaltar, não é preciso ser um especialista. Isso não quer dizer que você vai escolher uma área onde você não tem nenhum conhecimento. É importante saber sobre o que se está falando e comunicando aos leitores. Sem isso, você fica a mercê de erros e inverdades.

Se você tem muita vontade de ter um blog sobre algo que não tem conhecimento, não tem problema, o importante é criar sua base antes de começar a publicar. Estude, busque, pesquise, compare afirmações se intere e não deixe de estar sempre disposto a adquirir mais informações sobre a área abordada.

ecommerce-1

Verifique se há público consumidor

Nem sempre é possível falar sobe o que você ama porque simplesmente não há público para essas informações. Bom, isso é raro de acontecer. Existem bilhões de pessoas que acessam a internet e há grandes chances de que haja um grupo de pessoas que queiram a informação que você gostaria de compartilhar. Só é possível ganhar dinheiro quando há quem pague por um produto, anuncio ou serviço.

Ainda assim, é preciso verificar se há um público para consumir a leitura que você está disposto a disponibilizar. É importante dizer que não basta encontrar um ou dois interessados. É preciso assegurar que há um grupo completo de pessoas que querem o que você está disposto a oferecer.

Encontre programas de monetização que combinem com o tema desejado

Não adianta escrever exclusivamente sobre uma marca raríssima de pianos e não abranger a possibilidade de ganhar dinheiro oferecendo produtos, publicidade ou serviço que não envolva esse item. Ou você abre mão do tema, ou terá que criar uma estratégia que te permita ganhar dinheiro on-line mesmo com essa abordagem restritiva.

Acima de tudo, confie em si mesmo

Mais importante do que qualquer regra na hora de escolher o nicho que você pretende trabalhar é confiar em você mesmo. Sei que se está pensando em ser um empreender digital é porque já pensou em como gostaria que o seu blog fosse e quais assuntos pretende abordar em sua página virtual.

O importante é saber que se pode falar sobre qualquer coisa, desde que você tenha em mente que a principal função de um empreendimento digital é gerar dinheiro através da internet. Seguindo essa regra básica você pode ganhar muito dinheiro e ainda ser realizado com a escolha de ter um blog para ganhar dinheiro na web.

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • blog nicho certo

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Revenda de Bijuterias disse:

    Obrigado pelas dicas, irei aplicar no meu nicho de mercado…

  2. joilson disse:

    Bom antes eu pensava que esse negocio de ganhar dinheiro na internet era só mito. mas procurei a pesquisar se isso realmente poderia ser verdade.Foi então que realmente depois de muitas pesquisar e vir que realmente poderia sim dar alguns dólar. Fabio você tá de Parabéns!!

  3. francisco pereira disse:

    Olá Fabio gostei do seu artigo, parabéns mas o assunto é sobre o botão do whatsapp clique e não aconteceu nada ok, abraço e sucesso

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Francisco,

      Obrigado. Compartilhar no whatsapp é só para que esta com o celular, no pc não funciona mesmo.

      Abs!