Como escrever um artigo otimizado

Com o lançamento do novo Google Panda, muitos blogueiros estão sofrendo por não otimizar seus sites e blogs da maneira correta. Agora, tornou-se extremamente necessário um blogueiro saber o básico de SEO para otimizar seus blogs e seus artigos. Mesmo usando Blogger, WordPress, Tumbrl ou qualquer outro tipo de plataforma para bloggar é necessário seguir algumas regras para otimizar da melhor maneira possível os artigos existentes em seu site, a fim de obter um melhor posicionamento quando algum usuário realiza uma busca no Google ou em outro buscador.

Para muitos blogueiros, otimizar os artigos existentes em um site de uma forma bem básica é bastante fácil, mas para outros que não entendem bem sobre o SEO e tem certas dúvidas relacionadas ao assunto, se torna algo bastante complicado.

Dentre as principais plataformas para se criar um blog, o WordPress é a melhor de todas em quesito de otimização. Existem dois plugins que você pode instalar em seu blog, os mesmos ajudam a aumentar o nível de otimização dos artigos, eles são chamados de All in One SEO e o WordPress SEO. Embora qualquer um dos plugins faça o mesmo serviço, o mais conhecido e mais usado é o All in One SEO, por causa de sua facilidade de uso.

Abaixo estão algumas dicas e regras para você otimizar um artigo de maneira correta.

 

Título e endereço do artigo

Ao começar a escrever um artigo, os aspectos mais importantes que devemos observar é o título do artigo e a URL gerada automaticamente após inserir o nome do seu novo artigo. O título de seu artigo e a URL gerada tem um papel fundamental no nível de indexação para uma determinada palavra-chave. Se seu objetivo é ganhar visitas para um artigo que fala sobre como ganhar mais dinheiro sem aumentar as visitas, então você deve obrigatoriamente incluir todas as palavras-chaves foco no título e na URL de seu artigo para que ele possa ser bem posicionado no Google e outros buscadores.

O endereço da URL deve ser alterado à medida que você desejar. Se você estiver escrevendo um artigo sobre “Como ganhar mais dinheiro com um blog sem aumentar as visitas”, você poderá otimizar a URL da forma que você desejar, vejamos:

– http://www.seublog.com/como-ganhar-mais-dinheiro-com-um-blog-sem-aumentar-as-visitas

–  http://www.seublog.com/como-ganhar-dinheiro-com-blog-sem-aumentar-visitas

– http://www.seublog.com/ganhar-dinheiro-com-blog-sem-aumentar-visitas

 

Embora esses três endereços estejam devidamente otimizados, o último é o mais inteligente entre os três, porque ele agrega apenas as palavras-chaves de mais importância abordadas no artigo, diminuindo o tamanho da URL e tornando a densidade das palavras-chaves mais fortes.

 

Links interno

Procure sempre realizar uma linkagem interna nas páginas e nos artigos de seu site. Nunca coloque links em palavras como “clique aqui”, sempre faça a linkagem interna colocando links em palavras-chaves. Isso irá fazer com que o visitante de seu site navegue por ele usando os links contidos nas palavras-chaves que você mais aborda.

Se seu site fala sobre o nichoganhar dinheiro”, sempre coloque um link relacionado ao tema ganhar dinheiro na palavra-chave “ganhar dinheiro”.

 

Usando o Plugin de SEO

Embora os dois plugins SEO que citei acima seja diferentes, o modo de usa-los são bastante semelhantes. Você terá acesso a um box onde você deverá configurar os aspectos SEO relacionados ao artigo que vai publicar. Você poderá configurar o título do artigo que será exibido nos buscadores, à descrição que será exibida abaixo do título e as meta keywords que ajudaram a indexar seu artigo para uma determinada palavra-chave.

 

 

H1, H2 e H3

Ao criar um artigo, o uso das tags H1, H2 e H3 é extremamente importante para um bom posicionamento do seu artigo nos buscadores. Os títulos de seus posts devem ser em H1, pois você estará mostrando ao robot o quanto são importantes àquelas palavras-chaves contidas na tag H1. A tag H2 deve ser usada em subtítulos e a H3 em subtítulos secundários.

Com o uso dessas tags você simplesmente separa as partes principais do seu artigo e se você souber separar as partes certas, com certeza seu artigo receberá a atenção devida.

 

Conclusão

Depois de ter lido e absorvido toda informação presente neste artigo, é a hora de você colocar em prática o que você aprendeu. Lembre-se de procurar uma palavra-chave foco para seus artigos antes mesmo de começar a escrevê-los.

 

Gostou do artigo? Deixe um comentário

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

  1. Marcos Antonio Gomes Cordeiro disse:

    Eu tenho uma certa dificuldade para realizar esta tarefa no meu site webnode. Quando edito o texto a caixa de link não permite que coloque palavras no lugar da URL.

    No blogspot e no WordPress eu consigo. No entanto no WordPress não estou conseguindo divulgar meus afiliados sem alguém puder me dizer onde acesso para divulgar os programas que sou afiliado, agradeço muito.

    Abrço que a vida continua.

  2. John Heine disse:

    Grande Julio Cesar, mais uma vez post de excelente qualidade, obrigado pelas informações e vamos coloca-las em prática, vlww Dinheiro Mais!

    • Julio Cesar disse:

      Olá John Heine,

      Obrigado pelo seu comentário, mas não me considero o “Grande Julio Cesar”, sou apenas um redator compartilhando o conhecimento.

      Abraço e Sucesso.

  3. Empréstimo Certo disse:

    Ótimo artigo foi muito util para esclarecer algumas duvidas, para continuar a otimização no meu siteEmpréstimo http://www.empréstimocerto.com.br

  4. Elias M. Ferreira disse:

    Obrigado por essas dicas, e feramentas paramontagem do blog,porem se porem me ajude a melhor aplicar as tags H1, H2, H3 NOS artigos, que estou planejando a aplica-los.Mas gostei muito de todas as dicas.

  5. Elias M. Ferreira disse:

    Obrigado pelos dicas de aplicabilidade de seo no blog foi de muita importancia, e me ajude a aplicar as tags H1,H,2, H3 , a forma de configuração,agradecido.

  6. Marcos Antonio Gomes Cordeiro disse:

    Parabéns Júlio seu artigo está bem claro e inteligivel. No entanto sou iniciante no trabalho pela internet. Você pode só esclarecer como eu identifico as H1, H2, H3 para defini-las no artigo. Tenho que selecionar algum dispositivo?

    Obrigado. Cheguei até vc porque estou estudando o e-book 6 Ideias Para Começar a Ganhar Dinheiro na internet.Abs.

    • Julio Cesar disse:

      Olá Marcos Antonio,

      Bom, se você usa WordPressm é fácil de identificar. Quando você for criar ou editar um artigo, selecione o texto desejado e clique na opção “Parágrafo”. Logo em seguida, selecione o formato dos eu texto, baseando-se nas seguintes informações:

      Cabeçalho 1 = H1
      Cabeçalho 2 = H2
      Cabeçalho 3 = H3

      Abraço e Sucesso!

  7. Douglas Souza disse:

    Ótimo artigo Fábio

    Eu usava bastante o famoso "clique aqui" , agora sei que não vale a pena… é melhor usar com as palavras chaves.

    Muito obrigado pelas dicas sempre relevantes.

    Abraço