Como fazer backup do blog no WordPress/Blogger

Não sei se algum de vocês já foram alvo de algum problema em um projeto online que como conseqüência lhe fizerem perder artigos, comentários, ou ainda o blog inteiro. Eu infelizmente já fui vitima de problemas deste tipo, e confesso que não é nada agradável. Na verdade, o fato disso ter ocorrido até que se tornou algo bom, isso porque aprendi sobre a importância de se fazer backup em um blog. Pensando justamente em problemas como este, vamos lhe explicar o porque fazer e como fazer backups tanto no WordPress quanto no Blogger. Assim você nunca vai passar por problemas como o que eu passei.

POR QUE FAZER BACKUP?

Pense só na seguinte situação, você cria um blog, por seis meses criar conteúdo de grande qualidade para que possa conseguir tráfego, leitores fiéis, ganhar dinheiro com ele. Porém, você conhece um plugin bem interessante para WordPress e resolve instalar. Para sua surpresa o plugin acaba gerando um conflito nos códigos que acaba por ser irreversível. Depois disso você descobre que sua única saída é upar o último backup. Lembra-se então que não tem backup. Ou então, depois de um tempo, você sofre um ataque no blog. Situações como essas acontecem com grande frequência, e nossa obrigação é sempre estar preparado para este tipo de situação.

Quando temos um backup em mãos, estes tipos de problemas não vão nos causar tanta dor de cabeça quanto se não tivermos. Fazer um backup regularmente é muito importante, e o porque já expliquei. Não é algo complicado, mas para quem não sabe vamos lhe ensinar no decorrer do artigo a como fazer backup do blog no WordPress e no Blogger.

BACKUP WORDPRESS

Primeiramente, vamos aprender a fazer o backup em blogs wordpress que utizem o Cpanel, que é de longe o mais comum. Você deverá acessar o painel de controle do Cpanel. O próximo passo é ir até a seção “Arquivos” e depois escolher a opção “Backup”:

A próxima página vai lhe permitir fazer todos os backups que precisa. Se tiver mais de um blog na mesma hospedagem, vai conseguir fazer o backups de todos os blogs por lá. O primeiro passo é clicar em “Home Directory”, de modo que você consiga fazer o download de todos os seus arquivos:

Agora chegou a hora de baixar o bando de dados. Para isso vá à sessão “Databases” na tela de backups e clique no banco de dados que deseja salvar:

Basta que você clique nos links referentes a cada blog. Cada um dos links estão relacionados a um blog em questão. Clicando você poderá fazer o download do banco de dados de cada um dos blogs em questão. É possível ainda baixar contas de e-mail por este painel na sessão “Forwarders”, clique nas contas de e-mail que deseja salvar. Finalmente fizemos backup de tudo que temos hospedado.

BACKUP BLOGGER

Agora vamos aprender a como fazer o backup na plataforma blogger, de modo que você que tem um blog nele também não tenha problemas como os que mostrei no inicio. O primeiro passo a ser tomado é acessar o enderço blogger.com, fazer seu login e acessar o painel de controle do blog o qual fará o backup. Depois disso vá até o “Modelo”, na lateral do painel:

Na próxima página, você poderá notar que na parte superior direita haverá um botão escrito “Fazer backup /restaurar”, o qual você deverá clicar:

Na tela que abrir, você irá clicar em “Fazer download do modelo completo”. Agora é só selecionar a pasta onde irá arquivar o backup. É recomendável a criação de uma pasta específica para guardar esse tipo de arquivo. Se você a criou, salve dentro dela. Vamos então para a segunda etapa. Na segunda etapa você irá salvar as postagens e os comentários. Para isso, é necessário voltar ao painel de controle do novo Blogger e clicar em “configurações”, em seguida em “outros”:

Nesta próxima janela, você irá clicar em “exportar blog” e depois em “fazer download do blog”. Então, selecione a pasta onde você irá guardar o arquivo, de preferência a que foi criada no início para manter os seus dados do seu blog a salvo. Você acaba de fazer o backup completo do seu blog wordpress! A partir de agora não vai mais correr riscos 🙂

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. John Silva disse:

    Olá Arlindo!

    Quando li este artigo lembrei lodo do que aconteceu com o Dani Edson, quando seu servidor dedicado foi invadido, porém ele tinha os backpus. Logo tudo foi resolvido e recuperado.

    O artigo aborda um assunto muito importante para quem utiliza-se dos blogs.

    Parabéns pela abordagem do tema.

    Abração Arlindo!