Fabio Vasconcelos

COMPLETO! Como ganhar dinheiro com blog do jeito certo e que dá RESULTADOS!

Aprender como ganhar dinheiro com blog é, sem dúvida, a maior dúvida que todos os empreendedores digitais possuem, já que apesar de ser uma prática comum, é notório que poucos afiliados ganham dinheiro com blog.

Porém, apesar de parecer difícil (na verdade não é), ter um blog é possuir um local completamente seu para indicar produtos, para manifestar uma opinião e, principalmente, para criar seu ativo mais precioso: a lista de e-mails.

O mito de ganhar dinheiro com blog nasceu junto com marketing digital praticamente, e nesse artigo mostrarei tudo que precisa fazer para criar um blog de sucesso e muito rentável.

O que é um blog de sucesso

Podemos dizer que um blog de sucesso é aquele que possui milhares de visitas diárias e que consegue converter essas visitas em clientes compradores dos produtos e serviços que o blog oferece.

Dentro dessa definição, preciso dizer que o que mais vejo na internet são pessoas criando blogs de qualquer jeito, apenas para postar artigos de vendas, e com isso não conseguem resultados consistentes.

E a causa disso é justamente a falta de planejamento para criar o blog, que aqui deve ser visto como um negócio e não um passatempo na internet.

O sucesso do seu blog dependerá única e exclusivamente da dedicação que você der a ele.

Criar um blog hoje e achar que já vai começar vender amanhã é ilusão e, se entrou no marketing digital com essa mentalidade é preciso mudar agora, antes de ter muitas frustrações e dissabores.

Para saber como ganhar dinheiro com blog, siga atentamente os passos e dicas que coloco abaixo:

Como ganhar dinheiro com blog – Montando a estrutura do blog

Um blog é um endereço na internet que permite que os usuários visitem, leiam os artigos e realizem ações que são sugeridas dentro desse local.

  • Nicho de mercado (assunto)

Assim, o primeiro passo para ter seu blog é escolher um nicho de mercado, ou seja o assunto que será abordado dentro do blog.

Para quem vai trabalhar como afiliado a melhor ideia é ter uma url abrangente para poder promover livremente produtos digitais e físicos.

Para encontrar seu nicho de mercado ideal considere assuntos que você já domina, ou então que gostaria de aprender, pois na hora de produzir conteúdo ficará mais fácil.

Existem muitos nichos de mercado rentáveis, porém optar por um determinado assunto apenas pela rentabilidade pode se mostrar insatisfatório com o tempo.

  • Aparência

Depois de escolher o nicho de mercado e comprar um domínio é hora de pensar na aparência do seu blog.

Essa é a “cara” que ele terá para os visitantes, que precisa ter beleza, praticidade e facilidade de navegação.

A primeira coisa que precisará escolher para seu blog é um tema WordPress. Sempre indico o Centive Avante pois é o melhor tema para quem deseja otimizar o blog para vendas e captação de leads.

É um tema pago que oferece inúmeras funcionalidades, incluindo locais estratégicos para colocação de captura através da oferta de iscas digitais.

  • Plugins

Depois de colocar um tema responsivo, atraente e funcional em seu blog é hora de colocar os plugins que ajudarão a otimizar ainda mais o site.

Como toda produção de conteúdo deve estar voltada para as regras de SEO é importante instalar o plugin da Yoast, que ajuda a deixar os artigos completamente otimizados e dentro das regras de ranqueamento do Google.

Tenha também um plugin para capturar leads e enviá-las para uma lista dentro de um autoresponder. Isso é fundamental para ter um ativo onde poderá sempre estar em contato com seu público (o e-mail).

A partir de maio de 2018 entrou em vigor uma nova legislação europeia para proteção de dados de usuários da internet.

Com essa nova Lei também conhecida como RGPD (no Brasil) e determina que donos de páginas na internet precisam se responsabilizar pela segurança dos dados que os usuários deixam em suas páginas.

Você pode saber mais sobre isso lendo esse artigo O que é e como se adequar à Lei RGPD – Evite Levar Uma MULTA GIGANTESCA! , mas a questão é que é importante ter um plugin que deixe seu site dentro das normas que a lei define.

  • Criação de Conteúdo

Agora que seu blog já está com um tema profissional, e com todos os plugins necessários instalados é a hora de começar a colocar conteúdo nele, e é aqui que começa o trabalho propriamente dito.

A sequência correta para a produção de conteúdo do seu blog é:

  • Pesquisa de palavras chave

Para ranquear no Google é preciso escrever artigos que estejam otimizados para as palavras chave dentro do nicho de mercado escolhido.

Essas palavras chave são as expressões que as pessoas usam para fazer pesquisas no Google, então é importante usá-las da forma que o planejador de palavras chave mostrar (mesmo que contenham erros ortográficos ou de concordância).

É importante lembrar que sem estar ranqueado na primeira página de resultados do Google, as chances de receber conteúdo orgânico são muito menores.

  • Elaboração da pauta de conteúdo

Esse é um item que 9 entre 10 blogueiros deixam para trás e acabam sofrendo bastante com isso.

A pauta de conteúdo é a lista de assuntos que serão abordados no blog, considerando o tema central da página e também a pesquisa de palavras chave.

É fundamental criar a pauta de conteúdo para não se perder depois que tiver uma quantidade grande de artigos, e também para criar artigos que tenham uma sequência lógica para os leitores.

  • Escrevendo artigos de qualidade

Sempre que for escrever um artigo para seu blog é preciso fazer o seu melhor.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google espera encontrar conteúdo que seja capaz de ajuda-la a resolver um problema, ou sanar alguma dúvida.

Produzir artigos que entregam informações valiosas para o público é a melhor forma de criar autoridade dentro de seu nicho de mercado, o que significa ter uma lista de e-mails que não para de crescer e também fazer muitas vendas como afiliado/produtor.

Na hora de escrever seus artigos sempre pense na dor do seu público e em quais maneiras poderá ajudar a “curar” essa dor, seja com informações gratuitas, ou indicando produtos pagos.

Lembre-se sempre de manter o assunto dentro do blog, para não dispersar e espantar os leitores.

É por isso que a pauta de conteúdo é primordial e não deixará você criar conteúdo que não seja interessante, ou que não esteja dentro do seu nicho de mercado.

Estrutura do conteúdo dentro do blog

Não basta escrever artigos e deixa-los jogados dentro do seu blog. Isso não ajudará no SEO e não deixará seu conteúdo otimizado para ranqueamento.

Sempre que criar um novo artigo é preciso fazer a estruturação dele dentro do blog e isso é feito de 2 maneiras principais:

  • Linkbuilding interno

Existe uma coisa chamada “juice” (em português – suco) do blog, que significa como os artigos estão relacionados entre si.

Assim, quando criar um artigo sobre “como ganhar dinheiro com blog”, é importante linkar algum assunto dentro desse texto para um outro artigo dentro do mesmo blog.

Isso faz com que a “força” do domínio do blog se espalhe igualmente em todos os artigos e também é uma forma de manter o leitor mais tempo ali dentro, pois ele terá curiosidade de visitar os links para se aprofundar no assunto, ou ter novas informações.

Sempre crie uma “rede” interna entre os artigos do seu blog para facilitar a navegabilidade e melhorar o SEO interno.

  • Linkbuilding externo (backlinks) 

Mas, nem só de links internos vive o blog. Na verdade, podemos dizer que os backlinks ainda são uma força poderosa para aumentar a autoridade do blog e com isso as chances de ranqueamento.

Assim, possuir uma estratégia de linkagem externa é muito importante e primordial para o SEO do seu blog.

Você pode fazer isso de forma manual, de várias maneiras:

  • Fazendo comentários em outros blogs e deixando sua url;
  • Criando guestposts para outros blogs;
  • Montando uma rede de blogs na WEB 2.0 para apontar para o seu site principal;
  • Contar com uma ferramenta que faça isso automaticamente para você.

Claro que a última opção é a melhor e mais recomendada, já que criar seus próprios backlinks demandará tempo (muito mesmo) e trabalho (mais ainda).

A ferramenta que recomendo para criar backlinks para seu blog é a easy backlinks e para saber tudo sobre ela, basta assistir ao vídeo abaixo:

 

Como trazer tráfego rápido para seu blog

Ok! O blog está montado, estruturado, com ótima aparência e agora precisa de leitores.

Você pode esperar seus artigos ranquearem no Google (isso acontecerá em algum momento dentre hoje e os próximos 10 anos).

Ou pode diminuir essa espera utilizando estratégias de promoção dos seus artigos.

Os jeitos mais práticos para fazer isso são:

  • Redes Sociais gratuitas

É importante criar páginas do seu blog em todas as redes sociais que conseguir administrar:

  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Google+
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin (dependendo do seu nicho de mercado)

Faça postagens relativas ao seu nicho de mercado e sempre que criar um artigo novo coloque nesses perfis para alcançar os usuários das plataformas.

  • Tráfego pago

Outra forma muito eficiente e rápida de atrair clientes para seu blog é utilizar o chamado tráfego pago, que nada mais é que criar anúncios indo para seu blog, ou impulsionar postagens dentro do Facebook ads.

A estratégia de impulsionamento de postagens é bem efetiva e você pode escolher o público que deverá ler o seu conteúdo.

Usar o Google Adwords também pode ser bem efetivo, principalmente se você trabalha com um nicho de mercado menos concorrido.

Como ganhar dinheiro com blog efetivamente

Pronto! Seu blog está bonito, otimizado, cheio de conteúdo e com muitos leitores visitando, mas COMO fazer tudo isso virar dinheiro?

A forma mais comum para ganhar dinheiro com blog é:

  • Programa de Afiliados

Sem dúvida a melhor maneira de como ganhar dinheiro na internet de forma segura e ainda ajudando as pessoas.

Afilie-se às plataformas de afiliados Hotmart, Monetizze e Eduzz, escolha produtos digitais ou físicos que tenham haver com seu nicho de mercado e produza conteúdo que fale desses produtos.

Obedeça a regra do 80/20 para blogs (80% conteúdo e 20% oferta) para produtos artigos indicando esses produtos, que podem ser no formato review, ou ainda artigos de conversão persuasivos.

Cada venda feita gerará uma comissão pré-determinada onde é possível conseguir uma renda muito substancial com o passar do tempo.

Se você não quer ficar produzindo artigos para falar de produtos, então pode deixar seu blog apto para o google Adsense, que é o programa de afiliados do Google que paga em dólar.

Basicamente você irá alugar espaços do seu blog para que o Google publique anúncios de seus clientes pagantes.

É preciso criar uma conta no Adsense, cadastrar o blog, aguardar a resposta do Google, e só então definir quais serão os espaços oferecidos.

A forma de ganho é através dos cliques que os leitores do seu blog derem nos anúncios.

Esses valores vão sendo acumulados em sua conta e a cada mês o Google faz o pagamento referente a um determinado período medido.

Existem algumas restrições para participar e é importante ler as regras do Google antes de criar um blog voltado para o Adsense.

O segredo máximo do sucesso em como ganhar dinheiro com blog

Bom, acho que coloquei tudo que sei aqui sobre como ganhar dinheiro com blogs, mas tenho algumas últimas recomendações para fazer:

  • Seja persistente e dedicado

Um blog é um negócio digital então é preciso dar a devida atenção a isso.

Crie artigos de qualidade, com frequência (2 x por semana é muito bom), pois assim as pessoas se acostumam e sempre voltarão para ler as novidades.

Explore ao máximo os assuntos e temas de seu nicho de mercado sempre trazendo informações relevantes para seus leitores.

Dedique seu tempo a produzir imagens boas para as redes sociais, para o blog, pois imagens são uma forma de deixar a leitura mais gostosa, mais convidativa.

Espalhe seu conteúdo de várias formas diferentes (artigos, vídeos, áudios, slides), assim você não perde nenhuma parcela de público.

Nunca deixe de trabalhar uma boa estratégia de links, pois assim aumentará a autoridade do seu domínio conforme o tempo passar.

Domínios com autoridade elevada têm maiores possibilidades de ranqueamento do que sites novos.

LEMBRE-SE:

O segredo do sucesso do seu blog é SUA dedicação a ele. Quanto mais você trabalhar o conteúdo, mais autoridade terá, e com isso conseguirá ter mais sucesso no mercado de afiliados e também como produtor, se desejar.

Agora que você já lei este Super Artigo Ensinando Como Ganhar Dinheiro Com Blog, veja também o Vídeo => Aprenda o PASSO a PASSO para GANHAR DINHEIRO na internet com BLOG

4.7 (94.66%) 1175 votes

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!