Como mudar o domínio do blog e não perder visitas [Vídeo]

Este  é um dos maiores erros que todo iniciante comentem adquirir um domínio errado para seus negocio online.

Eu já cometi este erro por diversas vezes e posso afirmar este pode ser um erro pequeno, mas que pode atrapalhar o seu sucesso online de uma forma gigantesca.

Para quem acompanha este blog já alguns anos sabe que o primeiro domínio que tive foi Comofazerweb.com, depois comecei a escrever sobre formas de ganhar dinheiro na internet e adquiri o domínio dinheiromais.com.br.

O Domínio dinheiromais.com.br ficou muito conhecido, já era uma referência em ganhar dinheiro na internet, mas por outro lado não era um domínio que representava o que realmente eu escrevia no blog.

Era realmente muito difícil conseguir rankear para termos relacionado a ganhar dinheiro na internet, passei mais de um ano escrevendo artigos diariamente e nada, parecia que quanto mais eu escrevia mais eu perdia relevância.

Então no final de 2013 eu resolvi mudar o domínio novamente e passei de dinheiromais.com.br para ClubeGanharDinheiroComBlog . ( Atualmente o domínio do blog é fabiovasconcelos.com.br)

Com esta pequena mudança consegui deixar o blog mais relevante com o que escrevo aqui no blog, também consegui colocar a palavra chave  no domínio do blog que é “ganhar dinheiro com blog

Além disso a palavra ganhar dinheiro com blog é relacionada com ganhar dinheiro na internet, como ganhar dinheiro, como ganhar dinheiro rapido, ganhando dinheiro na internet, e por ai vai.

Como mudar o domínio e não perder visitas

Depois que fiz esta mudança, várias pessoas pediram para  mostrar como eu fiz para mudar o domínio sem perder as visitas do blog, e é isso que e vou mostrar agora.

Mas antes de começar este tutorial é importante deixar claro que só um bom domínio não faz milagres é preciso o blog ter conteúdo e outras estratégias de Seo também.

Obs: Para ajudar o seu entendimento também criei um vídeo explicando todo o processo para trocar o seu domínio do blog e não perder vistas, o vídeo se encontra logo mais abaixo!

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo 1#

Depois de adquirir o seu novo domínio, você vai instalar um blog novo nele. Feito isso, temos que deixar os links do blog novo iguais ao blog que você irá trocar o domínio, para isso vá em configurações ->Links Permanentes e depois em-> Estrutura Personalizada.

Nesta parte você deve colocar exatamente como esta no seu blog que vai trocar o domínio para que o novo blog tenha os links iguais, normalmente é esta extensão -> %postname%

Primeiro passo concluído. Vamos para o próximo!

 

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo 2#

Agora já concluímos o passo 1#, vamos para o passo 2#. Nesta parte temos que exportar o conteúdo do blog no qual você irá mudar o domínio. Vá em ferramentas-> Exportar -> Todo conteúdo.

Pronto, agora vamos para o passo 3#

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo 3#

Agora vamos ir ao blog novo e importar o conteúdo que você exportou no passo 2, para isso vá em ferramentas-> Importar -> para concluir esta etapa vai ser preciso instalar o plugin WordPress Importe, clique em instalar. Nesta próxima tela você só tem que clicar em arquivos e buscar o arquivo que você exportou com as informações dos artigos , comentários e outras coisas mais do blog antigo.

Pronto, agora vamos para o passo 4#

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo 4#

Agora se fez tudo certo é para estar com todos os artigos e comentários do seu blog antigo em seu novo blog, mas ainda o domínio não foi trocado e é isso que temos que fazer agora.

Agora o que você tem que fazer é baixar este arquivo aqui -> Clique aqui.  Este é um arquivo com o nome de htaccess.

Agora você precisa pegar este arquivo htaccess e renomear ele, mas atenção não é para mudar o nome dele e sim somente colocar o numero 1 no final do nome do arquivo, feito isso o nome do arquivo deve ficar assim “htaccess1”

Agora vamos subir este arquivo para a hospedagem onde se encontra o blog que você quer mudar o domínio.

Envie este arquivo, note que lá já tem o mesmo arquivo e ele será substituído por este novo arquivo.

Agora abra o arquivo “htaccess1″ dentro da sua hospedagem, para fazer isso clique no arquivo com o botão esquerdo e depois clique com o botão direito do mouse e escolha a opção editar. Feito isso o arquivo vai abrir, e dentro do arquivo “htaccess1″  é para estar bem assim

“Options +FollowSymLinks

RewriteEngine on

RewriteRule (.*) http://seudominionovo.com/$1 [R=301,L]”

Agora aonde esta dizendo http://seudominionovo.com/, você coloca a url do seu blog novo, é importante colocar http://, para que funcione a troca, depois de colocar o seu domínio clique em salvar.

Feito isso, certifique-se que fez todos os passos corretamente. Dentro da hospedagem onde esta seu blog que irá trocar o domínio, você vai ver que tem dois arquivos semelhantes o “htaccess” e o “htaccess1”.

O arquivo “htaccess” é o arquivo original e o “htaccess1” foi o que você enviou. Agora mude o nome do ”htaccess” para “htaccess2” e o arquivo “htaccess1” você só tira o número 1 dele.

Agora o arquivo “htaccess1” passou a ser o arquivo original na hora que tirou o numero 1, e neste momento o domínio velho já foi redirecionado para o novo domínio.

 

Pronto agora todos os links espalhado do domínio antigo foi direcionado para o novo domínio

 

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo 5#

Agora vamos cuidar dos pequenos detalhes e um deles é as imagens do blog, quando você faz o redirecionamento do domínio, todas as imagens que estava no antigo blog ao passar para o novo elas vão ficar fora do ar.

Para resolver isso, você tem que ir a sua hospedagem e ir à wp-content-> uploads-> selecionar as pastas com as imagens do blog e clicar em compressão.

Feito isso agora é baixar os arquivo comprimido com as imagens e colocar no mesmo local que achou as imagens, só que agora no blog novo.

Se fizer tudo correto as imagens irão funcionar perfeitamente.

Como mudar o domínio do blog e não perder visitas passo final#

Agora vamos para a última etapa. Depois de fazer o redirecionamento conferir se tudo deu certo, agora é à hora de avisar para o Google que você mudou domínio, caso não faça esta etapa seu blog vai cair nas pesquisas.

Vá ao Google Webmasters vá em gerenciar site-> adicionar ou remover usuários -> Mudança de endereço e avise o Google da mudança de endereço.

Se tudo estiver certo, seu novo domínio já estará recebendo todas as visitas do domínio antigo.

Abs!

Explicação em vídeo

Para baixar o arquivo htaccess  Clique aqui 

Pesquisas Relacionadas:

  • como mudar o dominito do blogger sem perder visitas

Veja Também o Novo Vídeo do nosso Canal no Youtube

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Comments are closed