Como saber se eu site não “vai bem”

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Fabio Vasconcelos

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Possuir um site é mais do que uma obrigação. Como um cartão de visitas, uma empresa, marca ou profissional que possui um site tem conquista um poder de autoridade maior, grande potencial de aumentar lucros e tornar-se visível para um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Sendo assim, o número de empresas que não possuem sites está cada vez menor. Afinal de contas, não ter o seu espaço na internet hoje é como perder oportunidades.

Entender que possuir um site não faz a mágica acontecer, como uma simples resolução para seus problemas é imprescindível. Ótimo, você tem a sua cara na web e pronto. Não é assim que funciona para ter sucesso nos negócios e maior lucratividade. Parar no “tenho um site“ é um erro comum, mas muito perigoso para quem objetiva conquistar leads.

Fazer acontecer com o seu espaço na internet é extremamente necessário para ver que o seu investimento valeu a pena. O grande problema é que muitos empresários não sabem o que e nem como fazer para ter um site importante, capaz de conquistar novos clientes e tornar-se referencia no mundo digital para o ramo no qual trabalha.

Como saber se eu site não “vai bem”

Como saber se eu site não “vai bem”

Perceber que o site precisa ter vida e acompanhamento é o que vai fazer o seu negócio digital colher bons frutos em médio e longo prazo. Regras básicas de utilização e implementação para marketing digital são obrigatórias para portais, blogs e lojas virtuais. Então, se você não tem certeza se seu site precisa de melhorias, vou te passar alguns toques importantes agora mesmo.

Integração com o Google Analytics

Ter um acompanhamento estatístico, como número de sessões, usuários, referencias e como andam as pesquisas orgânicas é essencial para um negócio digital de sucesso. Por isso, um dos primeiros passos ao desenvolver um site é integrá-lo com a plataforma do Google Analytics. Se você ainda não fez isso, chega de perder tempo. Corre e ajuste isso agora!

Com o Google Analytics conseguimos visualizar dados importantes e específicos sobre o desempenho de um site.  Não importa se é portal de notícia, blog, loja ou site institucional. Sem essa maneira de ter um acompanhamento completo e por meio de gráficos, jamais teremos a noção de como anda a coisa toda.

Conteúdo é e sempre será a peça chave

Para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google e de outros buscadores, a criação de conteúdo é imprescindível. Manter um site “ativo“, quer dizer que ele está em constante atualização. Para blogs e sites de marketing digital essa necessidade é ainda maior. Assim, não esqueça da importância de oferecer conteúdos de qualidade e relevantes ao seu nicho.

Além de objetivar o primeiros resultados do Google, ao produzir e publicar conteúdos você ganha maior credibilidade e ajuda a criar autoridade no mercado. Seu empreendimento precisa ser exibido nos resultados dos buscadores e oferecer aquilo que seu público alvo tem interesse. Pois, ao saberem que o seu negócio se preocupa com suas necessidades e curiosidades, você conquista o seu lugar.

Site pronto para dispositivos móveis

Pare e pense, hoje a maioria das pessoas ficam conectadas por seus computadores ou por seus smartphones e tablets? A resposta é fácil e simples, basta olhar ao seu redor para ver que todo mundo usa a internet na rua, no mercado, no restaurante… Enfim, os dispositivos móveis estão com um grau de importância muito mais elevado que os PCs. O motivo disso é a mobilidade, a possibilidade de em qualquer lugar acessar o que quiser.

Pensando nisso, os sites precisam estar preparados para oferecerem qualidade quando usuários realizarem acesso por meio de dispositivos móveis. A tecnologia responsiva é obrigatória  para permitir que clientes e futuros clientes acessem seu site sem problemas ou dificuldades. A elegância e praticidade que seu empreendimento digital terá, é excelente para ganhar mais dinheiro já que independente do smartphone ou tablet, o design do seu site está prontinho para qualquer necessidade.

Geração de Leads

Uma das maneiras mais importantes medir se seu site está com um bom ou mal desempenho é analisando a geração de leads. Se nenhum cliente em potencial está vindo do site, alguma coisa errada tem aí. O maior objetivo quando decidimos ter a nossa cara na internet é conseguir novas propostas e oportunidades de negócio, aumentando a entrada de dinheiro. Entretanto, se não há maneiras dos visitantes entrarem em contato, bem como incentivos para tornarem-se futuros clientes, muito provável é que você esteja falhando no principal ponto.

Oferecer maneiras práticas para que seus seguidores entrem em contato e tirem dúvidas é essencial para a geração de leads. Com a produção de conteúdos e produtos de qualidade, a necessidade dos visitantes em pedirem orçamento, precisarem de uma breve consultoria é muito grande. Essas soluções são extremamente fáceis de implementar e você não deve esquecer delas.

Um site que não traz resultados financeiros e de geração de leads é um empreendimento que está fracassando. Aqui foram listadas apenas algumas maneiras de perceber e melhorar o desempenho do seu blog. Estar atento aos números, estatísticas, facilitar o uso e dar atenção aos visitantes são requisitos mínimos para ganhar dinheiro de verdade na internet.

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2 Comentários

  • Elvis Azevedo disse:

    Boa Fábio, ótimas informações para os sites não morrerem.

  • Maravilhoso este artigo, pois sao muitas as pessoas que ao iniciarem com um site ou blog, não sabem que precisam ser feitas estas observaçoes. 1 forte abraço e parabens pelo excelente trabalho.

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