Fabio Vasconcelos

Como sair de férias e deixar seu blog organizado

Hoje em dia, podemos encontrar diversos blogs abandonados na internet no período das férias. Muitos passam o mês de janeiro inteiro sem sequer ter alguma atualização, pois os blogueiro que mantém o blog saiu de férias e esqueceu de deixar o blog organizado para trabalhar por ele enquanto ele refresca sua mente longe de seu trabalho. Além das visitas do blog cair durante as férias, o mesmo vai perdendo seu posicionamento no Google, por causa da falta de atualização e movimentação do blog.

Neste artigo, estarei dando algumas dicas para que você possa sair de férias e deixar o seu blog completamente organizado para ganhar dinheiro por você, mesmo você estando distante de sua profissão no momento. Vejamos:

 

Avise seus leitores se for preciso

Muitos blogueiros comentem um grande erro ao saírem de férias e não avisarem seus leitores sobre qual será a rotina do blog a partir da data que você se ausentar. É por esse motivo que as visitas caem durante as férias, pois o blog fica com cara de abandonado, sem atualização alguma, fazendo com que os visitantes desistam de entrar em seu blog, pois toda vez que eles entram não tem atualização recente. Então, se você for publicar um número menor de artigos ou até mesmo não publicar nenhum durante as férias, crie um post em seu blog, avisando seus leitores/visitantes sobre qual será a nova rotina do blog enquanto você sai de férias, mantendo assim os mesmos informados e evitando a revolta de alguns.

Dica: Mesmo estando de férias, aconselho a não deixar seu blog sem atualização semanal. Publique pelo menos dois artigos por semana, para manter uma boa moral com o “Panda” e mantendo sua posição no Google e em outros buscadores.

 

Escreva artigos com antecedência

Ou erro bastante comum dos blogueiros que saem de férias, e deixar seus blogs sem atualização semanal nenhuma, fazendo assim com que o blog perda um bom número de visitas, podendo até cair de posição no Google, por causa da falta de movimentação e atualização diária. Então, antes do dia em que você irá sair de férias, produza um maior número de conteúdo por dia, mas não os publique, agende os artigos para serem publicados nas datas que você estará ausente, mantendo assim uma atualização diária mesmo quando você está de férias.

 

Estipule tarefas para alguns amigos de confiança

Ao sair de férias, o blog não pode ficar sem interações com as redes sociais, pois dependendo do número de fãs no Facebook e do número de seguidores no Twitter, grande parte das visitas de seu blog parte dessas redes sociais. Então, estipule algumas tarefas para seus amigos de confiança, mantendo assim uma interação perfeita entre seu blog e as redes sociais enquanto você sai de férias. Veja alguns conselhos:

 

– Torne algum amigo administrador da página de seu blog no Facebook e peça para o mesmo atualizar a página diariamente, sem esquecer-se de postar na página o link de cada artigo novo de seu blog.

– Crie uma senha provisória no Twitter e dê para outro amigo, para que o mesmo possa atualizar diariamente o perfil de seu blog, postando os links para cada novo artigo que for publicado em seu blog.

– Crie uma conta de administrador em seu blog e dê para outro amigo, para que o mesmo possa ir moderando os comentários que vão sendo gerado a cada novo artigo que for publicado. E também para seu amigo ir verificando se está tudo nos conformes.

 

Enfim, essas são algumas tarefas que você deve estipular para alguns de seus amigos de confiança, pois assim você poderá curtir tranquilamente suas férias enquanto seus amigos mantendo tudo nos “trinques” para você.

 

Crie um autoresponder para seu E-mail

Se seu E-mail é daqueles que chega mensagens a todo instante, o único jeito para controlar isso, é criando um autoresponder para avisar as pessoas que lhe mandam E-mail sobre suas férias. Para quem não sabe, o autoresponder é uma mensagem automática que é enviada para cada contato que lhe manda E-mail.

 

Conclusão

Depois de ter aplicado essas dicas em seu blog, você poderá sair de férias tranquilamente, enquanto seu blog renderá o mesmo valor, receberá o mesmo número de visitas e se manterá bem posicionado no Google. Tudo isso, enquanto você curte suas férias bem longe de seu trabalho.

 

E você, como organiza seu blog antes de sair de férias? Deixe seu comentário expressando sua opinião sobre o assunto.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Ueritom disse:

    Fábio, o artigo está muito bom, porém existem plugins e aplicativos que “automatizam” a publicação nas redes sociais. Além do mais, é possível agendar publicações no Facebook, assim como se agendam posts. Só não estou lembrando o nome do aplicativo que faz isso, mas já viu na Escola Dinheiro, se não me engano.

    Abraço e sucesso a você!

    Ueritom

  2. Antonio Alves Jr. disse:

    Olá Júlio,

    É verdade, muito importante dar um tempo nas atividades “internáuticas”. E isso se refere às férias e também a outras atividades como passear com a família, ler um livro, assistir a um bom filme, etc.

    Abraços

    • Julio Cesar disse:

      Olá Antonio Alves,

      Gostaria de agradecer pelo seu comentário e principalmente por dar sua opinião, complementando assim o artigo.

      Abraço e Sucesso!

  3. John Silva disse:

    Olá Julio!

    São dicas mais que excelentes!
    Tenho visto muitos blogs parados neste mês de janeiro, acredito que seja ess o motivo, os blogueiros estão de férias e deram férias para os seus blogs também.

    Eu preferi nem tirar férias e nem dar férias ao blog… rsrsrs!

    Abraços!

    • Julio Cesar disse:

      Olá John Silva,

      Normalmente, os blogs ficam sem quase nenhuma atualização diária, alguns ficam parados de vez e só voltam ser atualizados em Janeiro. Mas foi um estratégia boa não tirar férias, apesar de ser cansativo, o dinheiro entra mais quando a concorrência está parada… 😛

      Abraço e Sucesso!