Convidar novos autores ou não?!

Muitas vezes ao sermos blogueiros nos deparamos com o que podemos chamar de falta de tempo, ou sinônimos disso. Nessa hora podemos optar por várias alternativas para não deixar que este problema que ja é clichê em nossas vidas possa tomar conta da situação. Você poderia por exemplo deixar o projeto parado por um tempo até organizar a vida e ter tempo para blogar, organizar sua vida no mesmo instante e ja arrumar tempo para escrever, mesmo que para isso perca parte do sono, ou algo nesse sentido. Mas também poderá convidar algum escritor para lhe ajudar com esse trabalho, de modo a não deixar o blog sem atualizações.

Ir em alguém e chamar é a parte fácil, mas vários pontos devem ser analisados neste quesito, e são esses pontos que vamos tratar hoje. Eu ja convidei e ja fui convidado muitas vezes, vou falar um pouco da minha experiência pessoal sobre o assunto, espero que seja uma mais valia para você de modo que possa lhe auxiliar nesta escolhe. Como convidar alguém para fazer parte do projeto? Veremos.

QUALIDADE DO PROJETO

O primeiro ponto que tem que analisar é que seu projeto sempre deve manter a mesma qualidade editorial, chamar alguém que fará com que a qualidade dos artigos caia não será nenhum pouco interessante, sendo assim esse é o ponto principal a ser analisado quando pensa em convidar algum blogueiro para fazer parte do seu blog. Muitas vezes você pretende ganhar dinheiro com o blog, ou ja ganha e perder leitores por besteira é algo que não seria nada legal nessa parte financeira. Visto que a qualidade é o que importa, veremos os pontos que deve analisar:

  • Português correto – Clichê, mas aqui é onde a maioria peca ao convidar alguém para fazer parte de um projeto. A pessoa convidada deve ter um português correto, nada de formal, apenas o básico, mas que seja o básico escrito corretamente.
  • Estilo editorial parecido – Procure alguém com o estilo editorial meio parecido com o seu. Provavelmente criou uma identidade editorial em seu blog até hoje, é legal manter ela.
  • Cumpre prazos – Claro que quando falamos de um convidado não podemos exigir prazos do mesmo, afinal não o estamos remunerando por isso, não em dinheiro. Mas é legal chamar alguém que quando combina algo cumpre com o mesmo. As vezes você deixa de escrever porque aquele dia ele disse que ia publicar e isso não acontece, não é nada legal.

FALTA DE TEMPO?!

O principal motivo desculpa para que um blogueiro chame alguém para ajudar em um projeto é mesmo a falta de tempo, mas nem sempre é o que parece. Eu sofria com a falta de tempo, mas notei que era tudo um problema mesmo de organização. Eu chegava e ficava no facebook, depois ia ler os emails, quando via ja se tinham passadas la 4 ou 5 horas. Basta colocar uma lista de prioridade, a qual a produção de artigos deve estar em primeiro. Organização é a palavra chave.

Talvez mesmo se organizando seja legal ter mais um autor, mas tente não deixar que a falta de tempo seja a culpada por isso. Tempo todos temos. É como eu sempre digo, não tente fazer com que tenha mais tempo, mas sim que consiga fazer mais no tempo que tem. Não é difícil, basta parar de reclamar e agir 🙂 Esta parte é exceção para aqueles que realmente sofrem com a falta de tempo.

O QUE VAI DAR EM TROCA?

Certamente que ninguém vai aceitar ser um colaborador do seu projeto sem que você ofereça algo em troca. Não existe um porque alguém vai perder algumas horas produzindo um artigo para seu blog sem ganhar nada em troca. No Blog na Carteira, por exemplo, a pessoa pode escrever um guest post e adicionar 2 backlinks para seu próprio blog. Existem alguns que permitem a inserção de um banner no meio do artigo, assim o escritor pode ou divulgar a sua marca ou colocar o banner do Adsense ou qualquer outro programa de afiliados que deseje.

Também pode pagar por artigo, sendo essa uma opção na qual você vai precisar ter algum cuidado, pois certamente o retorno vai demorar um certo tempo, mas a vantagem nesse caso é que você pode cobrar por prazos e posteriores erros na postagem como um todo. Ainda pode oferecer um banner na sidebar ou em algum lugar do seu blog, como se fosse uma publicidade realmente. Isso também lhe possibilita cobrar por um trabalho bem feito.

CONCLUSÃO

Podemos então concluir que convidar ou pagar para alguém escrever é uma boa, mas realmente isso não deve acontecer por falta de tempo. Tempo sempre (ou quase sempre) temos, o que nos falta nesses casos é a organização. Pense bem, comente qual o seu problema para que possamos saber 😉

JA CONVIDOU ALGUÉM PARA ESCREVER EM SEU BLOG?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. J Guimarães disse:

    Olá Arlindo

    Todas as situações que você descreve são embaraçosas.
    O ideal é o dono do blog escrever seus próprios artigos.
    Porém os guest-posts demonstram que os donos compartilham seus espaços online.
    Deve-se ter cuidado realmente com o conteúdo.
    Seria ruim o blogueiro escrever sobre determinado assunto, e seu convidado escrever sobre outro.
    Isso embaraçaria os visitantes do blog.
    De uma maneira ou de outra, a revisão criteriosa é sempre necessária.