O segredo para criar artigos originais e de qualidades

Uma coisa que acontece bastante quando se cria um blog, são as dificuldades em criar seus próprios artigos, muitos por falta de conhecimento, já outros por falta de coragem, mas a grande verdade é que isso acaba causando um grande efeito negativo, pois essas pessoas acabam copiando conteúdo alheio e recebendo credito por um trabalho que  não teve.

Isso é um grande desrespeito e falta de profissionalismos por parte dessas pessoas que agem dessa forma. Eu acredito que todos têm condições de criar um artigo original sem precisar copiar nada de outras pessoas, a grande questão, é que são pessoas que querem ver seus blogs desenvolvidos rápidos, e não tem consciência que isso acaba prejudicando o blogueiro que levou horas de trabalhos criando seus artigos e otimizando com as melhores palavras-chave, o que é muito trabalhoso criar um artigo em cima das palavras que você pretende destacar para os buscadores.

Agora imagine todo tempo e trabalho que levou para aprontar um artigo de mil palavras, e chega alguém e realiza tudo em dois ou três minutos. De fato é muito revoltante para quem já sofreu com plágio, mas logo adiante iremos mostrar os efeitos que isso pode causar em um blog e como criar artigos originais de forma eficiente.

AS CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM PLAGIA

Plágio é tudo aquilo que é copiado de outra pessoa sem autorização, e mesmo quando há uma autorização por parte do autor, exigindo apenas um link de reconhecimento do verdadeiro escritor, isso não é bem visto pelo Google, pois se trata de conteúdo duplicado… um blog que tenha conteúdo duplicado não tem razão para existir, pois o sentido em criar um blog é expressar nossos pensamentos e experiências, se queremos expressar pensamentos e experiências de outras pessoas dentro de nossos blogs, é mais recomendável que você faça uma série de entrevistas com as pessoas que você tem grande admiração pelo conteúdo, ou convide os para escrever guest post em seu blog, ou até pague para eles escreverem para você, mas a partir do momento que você se acha incapaz de criar seu próprio conteúdo, e passa a copiar o conteúdo de outras pessoas, os riscos de ser envergonhado e perder a credibilidade diante de seus leitores são as piores coisas que poderão acontecer com você e seu blog.

Qual o leitor que irá acompanhar um blog que não tem capacidade de criar seu conteúdo, ou quem irá seguir o conselho de uma pessoa que não fala por si, ou por suas experiências?

Acredito que ninguém irá sentir desejo de está em um ambiente cheio de hipocrisia. Eu sei que você tem qualidade e capacidade para ser mais que isso, então seja original e escreva seus artigos, mesmo que no começo eles não tenham tanta qualidades quanto os de muitos blogueiros experientes, mas com o passar do tempo suas experiências farão eles ganharem mais relevâncias.

CRIANDO SEU PRÓPRIO CONTEÚDO

Sabemos que é difícil criar artigos com ótima qualidade, principalmente manter um blog atualizado diariamente, mas infelizmente não tem para onde correr, Quem deseja ter um blog profissional, terá que vencer esses obstáculos e criar artigos de qualidade, de preferência todos os dias. Se você tem dificuldades em escrever para seu blog, a melhor forma de vencer essas dificuldades é visitando outros blogs que abordem o mesmo conteúdo que você costuma escrever em seu blog.

Participando de blogs que tenham conteúdo de grande relevância você passará a ter mais inspiração para escrever artigos de qualidade. Sempre mantendo a originalidade, escreva com suas próprias palavras, e até discordando se for o caso, eu posso abordar um determinado assunto usando meu ponto de vista, e isso não significa que eu esteja certo, e/ou você tenha que concordar, é ai que você pode criar outro artigo abordando com seu ponto de vista, essa é uma ótima maneira de ser criativo e evitar a mesmice. Abaixo vamos dar algumas dicas para começar a escrever seus artigos com mais facilidade.

A ESCOLHA DO ASSUNTO QUE DESEJA ESCREVER

As pessoas tem certo bloqueio na hora de escrever um artigo, e o motivo é por não saber qual assunto abordar, se você não sabe sobre o que vai escrever, certamente terá dificuldades em elaborar um artigo, o primeiro passo é você escolher o assunto que deseja abordar, mais uma vez reroço a pesquisar em outros blogs um assunto interessante, e depois dar desenvolvimento escrevendo com suas próprias palavras, não adianta você ficar se martirizando tentando escrever sobre assuntos diferentes, ou que ainda não tenha sido abordado, você perderá mais tempo e diminuirá a produtividade, esse tempo desperdiçado poderia ter sido investindo em dois ou três artigos para seu blog.

A ESCOLHA DO TÍTULO DO ARTIGO

Já sabendo o assunto que deseja escrever, agora é hora de procurar um título para seu artigo, a escolha do título é um ponto fundamental para que a mente comece a desenvolver o assunto, é recomendável que escolha um título relevante para seu artigo, pois isso ajuda em termos de otimização para os motores de busca, fazendo com que seu artigo se torne mais relevante. Sempre escolha títulos que atice a curiosidade de seus leitores e os chame para participar do artigo deixando sua opinião sobre o que eles acham do seu ponto de vista, essa é a estratégia para ter um artigo bem comentado, mas quando seu artigo não for comentado, não se sinta frustrado, pois nem todo mundo gosta de comentar, na verdade apenas 5% dos leitores tem o hábito interagir nos comentários, mas isso não significar que seu conteúdo não lhes tenha sido útil.

A INTRODUÇÃO DO ARTIGO

Essa é a parte onde tem um grande poder sobre seus leitores, a introdução do artigo tem que ser bem elaborada e passar uma visão sobre o que será tratado no artigo… vamos ser sinceros, você começar  ler a introdução de um artigo e não gostar do que leu, suas chances de deixar de ler o artigo é de 99%, ai é onde entra a criatividade por parte do blogueiro, você pode fazer uma introdução longa, como é o caso desse artigo, mas que tenha informações importantes e relevantes para os leitores.

Se ele gostar de sua introdução, ele lerá todo seu artigo e ainda deixará um comentário, e isso é muito gratificante para quem escreveu o artigo. Afinal de contas é esse o propósito pelo qual escrevemos, é ter a participação dos leitores e seu ponto de vista a cerca do assunto. 5 motivos para deixar comentários em outros blogs

O DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

Essa é a parte onde você tem que da o melhor, já que seu título foi atrativo, sua introdução foi perfeita. O desenvolvimento tem que prender a atenção dos leitores fazendo com que eles viagem dentro de seu artigo, e sinta satisfação em poder ler um artigo tão relevante, inspirador, e ao mesmo tempo motivador, agora só falta uma ótima conclusão para fechar com chave de ouro.

A CONCLUSÃO DO ARTIGO

A conclusão do artigo tem que ser de forma a incentivar seus leitores a opinar sobre o artigo, assim como o título convidam eles para a leitura, a conclusão tem que fazer o mesmo, só que convidando para comentar o artigo e expressar seus argumentos. Sempre encerre o artigo com uma pergunta a seus leitores, isso é um incentivo a mais para que eles participem do artigo com seus comentários e ponto de vista, o que agrega valores ao artigo e satisfação para o escritor.

Através de todos os pontos citado nesse artigo, tenho plena certeza que você está mais capacitado para criar seus artigos com originalidade e maior relevância, o que consequentemente aumentará seus visitantes, comentários, e produtividade, que é algo que faz grande diferença dentro de um blog, principalmente quando está em sua fase inicial, quanto mais produzimos, mais o blog cresce e se destaca na blogosfera, sempre levando em consideração que a produtividade tem que está relacionada com a qualidade.

VOCÊ JÁ SENTIU OU SENTE DIFICULDADES

EM CRIAR ARTIGOS DE QUALIDADES PARA

SEU BLOG?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. Jair Rebello disse:

    Mirko, mais uma vez um artigo muito completo e de muita qualidade, você realmente esmiuçou toda a atividade de blogar. Criar artigos originais e que chamem a atenção para a leitura é realmente o que faz a audiência crescer e o sucesso ser visto mais de perto.

    Abraços,

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Jair!

      Essas dicas são bem importantes, principalmente para quem está iniciando um blog agora e sente uma grande dificuldades em criar um bom conteúdo, mas o tempo é quem nos ensina melhor, basta termos paciência e continuar criando nossos conteúdos aos poucos. Abraços!

  2. Ueritom disse:

    Rapaz, muito bem escrito o teu artigo. Devo confessar que no começo eu plagiei alguns artigos também, mas hoje vejo que não era nada vantajoso e parei completamente com isso. Erros de principiante. Naquela época não havia (ou eu não conhecia pelo menos) tanta gente ensinando dicas para blogs.

    Sobre os comentários, não sei se é o nicho do meu blog, porém costumo receber bem poucos comentários. Quando eu estou “inspirado” eu recebo um pouco mais, mas nada significativo.

    Em todo caso, gostei do seu artigo.

    Sucesso,

    Ueritom

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Ueritom!

      Acredito que é o nicho,tem nicho que mesmo a pessoa tendo um ótimo conteúdo, mesmo assim eles acabam gerando poucos comentários, mas acredito que isso tende a mudar, pois você está sendo participativo na blogosfera, e com o tempo você estará bem conhecido e admirado pelo a qualidade do seu trabalho. Abraços!

  3. josé neto disse:

    Olá Mirko
    Escrever é realmente uma das grandes dificuldades da maioria das pessoas que atuam na blogosfera.
    Eu particularmente, as vezes ainda fico sem ideias, mas acredito que hoje,se comparando a algum tempo atras, tenho um potencial maior para escrever meus artigos, e isso é graça as minhas leitura que faço sempre.

    Abraços

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações José!

      As vezes acontece de dar um branco mesmo, mas pesquisando o assunto que deseja escrever, as coisas começam a ficar mais fáceis, Agradecemos sua presença sempre ativa aqui no blog. Abraços!

  4. Bruno Simomura disse:

    Mirko,

    Bastante completo o conteúdo e com uma cronologia bem legal. São realmente elementos fundamentais na hora de criar um artigo original e de qualidade, principalmente pelo título, que é a chamada central que faz com que o leitor tenha ou não o interesse em visualizar o conteúdo.

    Abraços!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Bruno!

      Acredito que esse artigo seja um passo inicial para quem deseja criar conteúdo de qualidade sem precisar copiar conteúdo alheio, valeu pelo a participação. Abraços!

  5. Paulo Valle disse:

    Mirko,
    Eu erradamente, nunca escrevo para as palavras chaves, nunca plagio e sempre escrevo coisas originais. Se leio algo em outro blog que goste, não faço uma nova explanação sobre o assunto e sim cito o texto linkando o mesmo e informando que me deu a idéia sobre o post e escrevo algo totalmente novo sobre o tema.
    Uma coisa que você não citou, mas que considero bastante importante são os SUBTÍTULOS. Muitas vezes, principalmente quando a caixa de correio está abarrotada, passo rapidamente nas postagens observando apenas os subtítulos. Nos mais interessantes dou uma passada de olhos no texto e se achar interessante, passo para o emails seguinte fazendo o mesmo e eliminando os que não são interessantes. Terminada a limpa, eu volto aos marcados e dedico uma atenção maior.
    Portanto, se querem meus comentários, usar subtítulos aumenta a chance de sucesso, pois quando a concorrência está grande, se torna um grande diferencial.
    Excelente post,
    Abraços a todos.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Paulo!

      Essa é uma ótima dica a ser levada em consideração, mas os subtítulos vão mais além que isso, eles ajudam também na otimização do artigo, principalmente quando usamos ele no formato de letras h2. Abraços!

  6. Léo Silveira disse:

    Realmente vc está coberto de razão. Todos os ítens estão corretos, foi de muito proveito o post. Eu Sinto sim esta dificuldade até hoje, até porque sempre que vou postar algo oque mais me falta é tempo.

    Abraços.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Léo!

      Acredito que seu problema é a falta de produtividade, algo que pode ser resolvido facilmente, se não tem tempo para postar todos os dias, você pode fazer uma postagem a cada dois dias e ir aumentando com o tempo.

      Outra forma é você criar dois artigos no mesmo dia e deixar um agendado, isso lhe dará tempo para criar outro artigo, basta ter um pouco mais de esforço, pois tenho certeza que vale a pena o investimento. Abraços!

  7. Agostinho de Souza Nicolosi disse:

    Olá Mirko Filipovic
    Belo artigo, eu costumo ler vários blogs e dali extrair o assunto para os meus artigos. O que me atrapalha é que trabalho fora e o tempo é curto mas tento administrar da melhor maneira possivel.
    abraço

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Agostinho!

      O conselho que lhe dou é que continue escrevendo seus artigos, se não for possível escrever um todos os dias, tente um a cada dois ou três dias, mas se você puder pegar um dia de folgar e e escrever 6 artigos e agendar, isso irá lhe dar um tempo para criar outros artigos, claro que é puxado, mas quem deseja fazer sucesso tem que se sacrificar. Abraços!

  8. como ganhar dinheiro na internet disse:

    Muito bom esse artigo, vou por nos favoritos para poder absorver estas ideias melhor!