Dicas eficazes para arrasar no alcance orgânico do Facebook

Ninguém mais olha para o Facebook como um simples site de relacionamentos. A rede social cresceu de tal forma, que é impossível ficar fora dela. Desde simples indivíduos à grandes empresas, você pode encontrar qualquer um ali. Muitíssimo interessante para criar contatos e desenvolver relacionamento com o seu público alvo, o Facebook deve ser vista como uma importante ferramenta de trabalho para o empreendedor digital.

Possuir uma Página ou Fan Page nessa rede social é coisa comum para sites, blogs, empresas, profissionais diversos e qualquer que seja o tipo de negócio. Essa é uma das maneiras mais fáceis e baratas de estar em contato com o seu nicho. Não dá para desmentir. Todavia, de que adianta fazer postagens que não recebem curtidas, número de compartilhamentos baixo e interação por comentários quase nulo?

Se o objetivo de estar na rede social é criar laços e aumentar o potencial do seu negócio em ter lucros, suas Páginas no Facebook precisam ter números sempre maiores e crescentes de engajamento. É nesse ponto que o alcance orgânico do Facebook entra em questão. Nós, como profissionais digitais, precisamos estar nas redes sociais e fazer acontecer. Porém, se não é esse o resultado obtido é necessário descobrir o por que.

O Facebook alega, que um dos motivos para o baixo número de engajamentos em uma Fan Page é a acirrada disputa por visibilidade que ocorre a todo o tempo. Como forma de impedir que os usuários deixem a rede social por causa de uma possível “enxurrada“ de informações, há um filtro de informações e conteúdos para serem exibidos em suas timelines – o que pode onerar os resultados em lucros dos empreendedores que não sabem como contornar essa situação.

Muitos podem pensar que a única maneira de fugir desse funil é investindo em campanhas pagas. Porém, será mesmo que não há outra escolha? A resposta para isso é melhorar o alcance orgânico das nossas postagens no Facebook. Logo, algumas dicas que considero arrasadoras estão listadas abaixo e podem te ajudar (e muito) a ganhar mais dinheiro, engajamento e alcance com a utilização do Facebook.

Faça postagens com imagens

É sabido que quanto maior for o apelo visual, mais fácil é de gravarmos algo em nossas mentes. Então, se você quer que a sua marca ou empreendimento seja reconhecido, comece a exibir de forma mais frequente a sua identidade visual. Muito legal é sempre fazer postagens com imagens e claro, sempre com a sua LOGO do lado.

Estatísticas revelam que mais de 90% das publicações com alto número de engajamento possuem imagens, seguidas de 50% das curtidas são feitas para postagens com foto. E ainda temos os comentários, mais de 100% dos números revelam que eles sempre acontecem quando há foto, imagem ou qualquer outro conteúdo visual. Busque por algo que o seu público tem interesse e desenvolva imagens que sigam um design que expresse aquilo. Fale por meio de imagens, as pessoas tendem a fixar mais a ideia quando elas existem.

Hora marcada

Talvez você já tenha ouvido falar ou até lido a respeito, sobre a importância que os horários do dia e da noite têm para alcançar mais pessoas na rede. É um fato de que o Facebook possui picos de audiência em diferentes horas – isso acontece com sites, blogs e até com outras redes sociais. É sabido que durante os dias da semana, no intervalo entre 13hrs a 17hrs há um grande volume de acessos – com destaque para a quarta-feira e as 15hrs, onde o pico é ainda mais alto.

Sabendo disso, surfar na onda deve ser o seu interesse para ganhar mais dinheiro e visibilidade para o seu empreendimento digital no Facebook. Realizar postagens nesses horários deve ser uma obrigação para quem quer melhores resultados. Todavia, não esqueça da possibilidade de o seu nicho ter comportamentos e horários diferenciados. Portanto, inicie postagens nos horários de pico e acompanhe os gráficos e relatórios que o Facebook dispõe para o controle de uma Fan Page.

Estratégias para aumentar a interação

O que queremos é maior engajamento e interação do público com as nossas postagens, certo? Então, buscar por maneiras e técnicas de conseguir tal coisa é essencial. Fazer as pessoas comentarem em forma de resposta a uma pergunta feita é uma das maneiras mais eficazes. Comece com perguntas simples mas específicas e até com a opção de escolha. Dê motivos para que os usuários da rede queiram interagir com suas publicações e consequentemente, lucre mais e aumente o número de acessos.

Estar presente, respondendo comentários e interagindo em troca com seus seguidores é importantíssimo. Ninguém gosta de ficar falando com uma “parede“. Assim, a cada comentário feito ou respondido, faça um em troca – nem que seja para agradecer. Dê atenção e demonstre interesse nas pessoas do seu nicho, elas sempre serão o seu objetivo de conquista na trilha por maiores lucros e maior visibilidade na internet.

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4 Comentários

  1. Paulo disse:

    Olá Fabio,
    Como sempre com um artigo excelente,parabéns. Tenho acompanhado o seu trabalho já há algum tempo, pois eu também estou no começo desta trajetória, que com certeza um dia vencerei. até mais…

  2. Édio Cardoso Dias disse:

    Olá Fábio, ótimas dicas! Mas uma pergunta: Utilizando essas estratégias de postagens com fotos, melhor horário de publicação e respondendo os comentários, vamos conseguir reduzir o filtro e aumentar a quantidade de visualizações? Obrigado!

  3. Marco Adrião disse:

    Boas DicasFábio!
    Saber os melhores horários e o que postar é de extrema importância pra potencializar os resultados no facebook,

    Vlw abç

  4. Danilo disse:

    Parabéns pelo artigo Fábio,

    É muito importante divulgar no Facebook da maneira correta, de forma que alcance mais as pessoa e crie um engajamento maior. Isso conta muito na hora de rentabilizar também.

    Abraços!

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