E-mail Marketing – Porque é tão importante conseguir os endereços certos?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Fabio Vasconcelos

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Entre os 10 assuntos mais falados quando o nicho de marketing digital é abordado, o tema lista de e-mails sempre galga uma das primeiras posições. Atualmente, todos sabem que é preciso atingir o cliente certo de forma certa.

A internet é muito ampla, isso a torna incrivelmente usual. Um mesmo empreendedor pode vender roupas ou trabalhar com consultoria de SEO. Isso sem que os negócios se misturem e com a vantagem de que ambos podem ser geridos apenas com o computador.

Embora quase todos os empreendimentos possam prosperar na rede, você deve encontrar o caminho certo para isso. A base disso é a compreensão de qual é o seu público alvo.

Quem tem potencial para ser seu cliente? Quem se interessa pelo nicho que você trabalha? Quais são as pessoas que você pode atingir pessoalmente através de uma oferta de produto?

Você deve determinar esse grupo antes mesmo de iniciar o seu projeto. É importante destacar que o produto é feito para o publico e não o publico para o produto. Todos os itens são criados para uma demanda já existente.

Quando sabemos quem tem interesse no foco de trabalho do nosso empreendimento, fica muito mais fácil encontrar a maneira certa de fazer a máquina comercial girar. Dessa forma, voltamos ao tema que é tão recorrente, as listas de e-mails.

O que eu busco no meu e-mail. Em geral, as pessoas vão dizer que é uma forma de comunicação, que recebem mensagens do trabalho ou da faculdade e que guardam arquivos pessoais nele.

Porém, quem de nós nunca se interessou por um e-mail marketing que chegou? Uma oferta incrível, que veio a calhar bem no dia em que recebemos dinheiro. É assim que a internet funciona, ela é o cenário que proporciona o encontro entre a necessidade (ou o que pensamos que seja) e o objeto ou serviço que seja capaz de saná-la.

Cliente certo – venda provável

Adianta anunciar para a dona de um cachorro uma super promoção de ração para gatos? Ninguém deseja perder tempo, nem você nem o destinatário da sua mensagem. Sendo assim, você deve escolher alvos bem sinalizados.

O primeiro desafio é descobrir qual são os e-mails certos para efetuar o disparo. Existem técnicas que te ajudam a conseguir que o internauta (futuro cliente), de forma espontânea, te passe o endereço eletrônico.

Neste ponto, existem duas questões que precisam ser destacadas. A primeira é o interesse latente do visitante. Ele procurou por algo que encontrou na pagina onde ele forneceu o e-mail.

A segunda questão é que ele sabe que esse ato pode ser convertido em uma série de e-mails de vendas. Ainda assim, ele colocou o endereço, portanto isso o coloca em uma posição de grande potencialidade de conversão.

Análise de mercado

Neste mesmo seguimento de interação entre o cliente e o remetente, é possível perceber que não é apenas a venda efetivada que tem valor. Esse movimento gera uma série de dados que são úteis para suas próximas ações.

A depender de como você faça o seu disparo, é possível obter relatórios valiosíssimos. Saber qual o e-mail mais lido, quando gerou mais vendas e qual teve maior índice de rejeição te ajuda a criar campanhas cada vez mais certeiras.

É imprescindível que todos elementos sejam contabilizados. Quanto mais detalhado o balanço, melhor entendimento você terá sobre quem realmente tem perfil para atender ao seu e-mail.

É importante neste caso contar com um bom sistema de disparos. Busque algum que faça mais do que simplesmente enviar os e-mails. Quanto mais feedback você tiver acesso, melhor para o seu negócio.

Fidelização

O ponto derradeiro dessa análise é a fidelização. Um cliente fiel vale mais do que 10 clientes sem compromisso. Um cliente fiel, além de ser um consumidor do seu produto ou serviço, ainda tem o poder de fazer propaganda da sua marca de forma gratuita.

Existem alguns estudos enviesados pelo marketing digital que apontam que a fidelização dos clientes é muito mais lucrativa do que ficar buscando novos consumidores.

Se a fidelização é tão benéfica, não tem porque não buscá-la. Você tem nas mãos, graças ao e-mail marketing, uma das ferramentas mais poderosas para fidelizar e depois manter o relacionamento estreito com o cliente.

Um e-mail bem direcionando tem um incrível poder de venda. A escolha das palavras, o tema, o modo como o texto é escrito e etc… tudo converge para que o seu cliente permaneça interessado no que você está compartilhando com ele.

É por isso, que além do seu poder de compartilhamentos, o e-mail marketing deve ser bem selecionado. Atingir o público certo e mantê-lo em constante interesse por seu projeto requer muita habilidade e paciência. Use essa ferramenta com cuidado e atenção, utilize a sua caixa de saída como uma forma benéfica de manter o relacionamento com um cliente!

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