Esqueça o Google e foque no Facebook

O Google a cada dia que passa parece que esta contra os blogueiros. No passado poderia dizer que ele era o nosso melhor amigo, mas atualmente não é mais.

Fiz uma pesquisa recentemente e pode perceber que a maioria dos grandes blogs tivera uma queda nas visitas.

E por outro lado, empresas de hospedagem e empresas que prestam serviços de criação de sites estão nas primeiras posições do Google.

Isso mostra que o Google ainda dá muito valor para os backlinks, pois estas empresas fazem isso descaradamente.

Esqueça o Google e foque no Facebook

Perdemos um grande aliado, mas ganhamos um sucessor que é muito forte e que pode ser muito melhor, que é o caso do Facebook.

O Facebook hoje ainda não é melhor que o Google, mas se caminha para ser, pois ele traz benefícios que o Google já não nos da mais,  e neste artigo pretendo-lhe mostrar.

Visitas Grátis

O Facebook é uma rede social que pode trazer visitas grátis,  isso também conseguimos com o Google, mas com o Facebook nosso artigo podem se tornar artigos virais e alcançar grandes números de visitantes.

Tudo vai depender da sua relação com seus contatos e fãs do seu blog.

Página de fãs

No Facebook podemos criar uma página de fãs para o blog e com isso, ter uma carteira de fãs que estão dispostos a receber nosso artigos.

Há médio e logo prazo, uma página de fãs pode ser uma fonte de tráfego gigantesca, pois cada artigo que escrevemos e enviamos para os nossos fãs, boa parte vão voltar ao blog para ler o artigo e quem saber curtir e compartilhar o mesmo.

Anúncios no Facebook

Outra forma de aproveitar o poder do Facebook é utilizando os anúncios pagos. No Facebook podemos anunciar nossos artigos ou produtos para todos que tem interesses relacionados a nossos artigos/produtos. O sistema de anúncio CPC funciona basicamente da mesma forma do Google Adwords, mas com uma enorme diferença, pois conseguimos filtrar de melhor forma. O valor para anunciar no CPC que é (Custo Pago por Clique), fica em na média de 0,25 centavos por clique em seu anúncio.

Também é possível anunciar CPM este é cobrado a cada mil impressões do seu anuncio, para alguns especialista esta é a melhor forma de anunciar, mas em minha opinião é o CPC, mas isso vai ficar ao seu critério.

Anúncio Promover publicação 

Também temos a opção de promover um artigo para todos os nossos fãs. Sim, temos que pagar para que nossos artigos sejam enviados para todos os fãs,  vale apena divulgar na opção Promover publicação, pois a publicação pode ser tornar viral em poucos minutos.

Grupos do Facebook

Para quase todo o nichos tem grupos no Facebook, que servem para divulgar o seu conteúdo ou proposta. Para participar de um grupo do Fecebook é só pedir para participar do grupo e em breve o dono do grupo libera a sua participação.

Depois de se tornar um membro do grupo, você pode publicar seus artigos no grupo e todos os membros vão ser notificados de sua publicação.

Utilizando os grupos, você pode colocar dezenas de pessoas dentro de seu blog em poucos minutos, pois toda a vez que você publica algo no grupo é enviada um e-mail para todos os membros notificando da sua publicação.

Conclusão

Como disse o Facebook se caminha para ser a melhor fonte de tráfego grátis e paga da internet, basta somente saber utilizá-lo.

 

E você o que acha do Facebook, acredita que ele pode superar o Google?Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

  1. Adriano Torres disse:

    Realmente o facebook em pouco tempo vai superar o gigante Google,hoje ja existe muitas pessoas tirando proveito disso e ganhando um bom dinheiro com o trafego gerado pelo facebook,que so aumenta a cada dia,para quem quer aprender a explorar a maior rede social do mundo existem muitos cursos hoje mostrando como fazer,e o trafego social massivo

  2. Anderson Abreu disse:

    Olá Fábio,

    Não sei se ele pode superar o Google, mas concordo com você que é muito mais fácil trabalhar com divulgação no Facebook do que no Google, até porque até o seu site ficar bem posicionado no Google, leva muito tempo, no Facebook basta você postar conteúdo de qualidade que as pessoas curtem e compartilham espontaneamente.

    Quanto mais opções de divulgação existirem, melhor pra nós, é bom testar tudo que ai a gente vai encontrando oque dá mais certo pra cada um.

    Um abraço.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Anderson,

      Sim é isso mesmo. No Facebook basta colocar o seu artigo e dependendo de como for aceitação e pode render muitas visitas.
      Já no Google pode levar um tempo bem maior para gerar trafego, claro que sabemos que uma vez o artigo bem posicionado no Google as visitas vem de forma constante, mas não é fácil colocar um artigo nas primeiras páginas.

      Abs!

  3. José Neto disse:

    Realmente Fabio, parece que essa vai ser nossa próxima opção já que o Facebook vem se tornando uma ferramenta muito importante, principalmente para quem trabalha promovendo programas de afiliados.
    No meu blog, por exemplo, eu já consigo um número bom de visitas vindas do Facebook e tenho certeza que com um foco maior esse número vai aumentar.

  4. Luciano Cokado disse:

    Olá Fabio,

    Pois é, foi o dia em que o Google mandava uma enorme quantidade de tráfego para meus sites. Com cada atualização via cada vez mais meus visitantes minguando até que deixei “ao Deus dará” e foquei em conquistar tráfego nas mídias sociais. Hoje tenho muito mais resultados com meus programas de afiliados com tráfego vindo do facebook do que jamais tive com o Google.

  5. Moisés Santos-Ganhar Dinheiro disse:

    Com todos os defeitos do Google, nunca poderemos nos esquecer dele, o facebook é um meio de atrair visitas qualificadas, mas até aqui, esses números não chegam nem a 5% do tráfego que o Googe traz para todos os blogs e sites.

    Quem quiser tirar maior proveito do facebook, no mínimo terá que meter a mão no bolso para publicitar. As publicidades pagas no facebook é a melhor forma de atrair um número maior de visitas.

    As divulgações grátis no facebook trazem resultados, mas quem se aventurar a esquecer o Google para depender do tráfego grátis do facbook vai fechar as portas. rsrs

  6. Hugo Keyserling disse:

    Não é bem assim Fábio. Estudo o Google faz um tempo, leio artigos em inglês mesmo sobre a empresa. Você sabe que sem o Google muitos artigos de seu blog não seriam capazes de indexar bem na blogosfera. Sabe o que acontece? O trabalho de SEO é contínuo, você não pode parar, a grande tarefa de um otimizador é trazer visitas através de mecanismos de busca, e por quê o Google seria nosso inimigo? Podemos tirar vários blogs reconhecidos que dependem do Google na maioria das vezes, muitos mesmo. Facebook sim, uma ferramenta incrível, de grande portabilidade, até estou comentando nesse post através do facebook, irônico não? Pois é, mas o facebook não consegue indexar esse comentário, sabia disso? Ele trabalha com um algoritmo e o Google com outro, sabemos que devemos trabalhar com todas essas ferramentas sim, não esquecer o Google jamais, não só ele, mas também o Bing e o Search Yahoo. Visitas pode receber várias, mas não são todas elas que vão lhe gerar leads. Não é desvalorizando seu post, pelo contrário, admiro seu trabalho, tá pegando um pequeno espaço, mas está. Até mais.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Sei como funciona o Google e seu algoritmos, mas como falei no artigo, o Facebook ainda não é melhor, mas acredito que vai se tornar em pouco tempo.
      Se começa-se hoje, eu começaria focando no Facebook e em publicidade paga e pronto e esqueceria o Google.

      Abs!

  7. http://www.feriadoscalendario.com.br/ disse:

    O facebook realmente se tornou uma ótima ferramenta para divulgações, ainda nao tive a sorte de virar um viral, mas é um local que vale a pena investir para fazer o site/blog crescer.
    Alem do botao LIKE a a aopção de icnluir caisa de comentario do face no blog e muito mais como foi citado no artigo.

  8. Clovis Sena disse:

    Mas é interessante mesmo, e eu também tenho notado que de umas semanas pra cá houve uma redução geral na visitação dos meus blogs, mesmo nos links patrocinados que eu faço, tenho notado que caiu a quantidade de acessos gerados, é como se o pessoal tivesse dado uma pausa geral de internet…

    No google analytics isto fica bem claro, uma despencada geral.

    Acho que num tem muito a ver com o google, porque a ultima atualização dele foi em fevereiro, e a próxima atualização dos scripts do google só deve sair daqui mais um mês ou dois, então não sei bem o que anda acontecendo.

    E mesmo o Alexa, parece que não está funcionando muito bem, o plugin para o firefox tem hora que trava e não informa os dados.

    Outro detalhe é que as grandes lojas estão tudo com promoções, tudo louca atras dos clientes, então elas também devem ter sentido esta queda nas visitas.

    Será que as pessoas cansaram da internet e foram fazer outra coisa? Cadê o povo?

    Alguem tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Ola Clovis,

      Pois é, eu também não sei. Eu acredito que este povo pode estar tudo no Facebook, mas não posso afirmar isso.

      Abs!

  9. John Silva disse:

    Oi Fábio!

    O Facebook é sem sombra de dúvidas uma ferramenta sensacional para atrair tráfego qualificado para nosso blogs.

    É verdade também sobre as últimas atualizações do Google que tem reduzido o número de visitas para nossos blogs, mas acredito que o Google (infelizmente) ainda terá muitos anos de relevância na indexação da internet.

    Abraços!

  10. Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse:

    Oi Fabio,
    Infelizmente vou discordar de você amigo.
    Para ter uma ideia do meu “embasamento”, vou focar nos dados de um dia de visitas de meu blog. Nesse dia o Facebook me enviou 700 visitas e o Google 6,198 muita diferença não é?

    O Google é indispesável para os blogs. Já o Facebook faz as pessoas ficarem preguiçosas srsrrs.
    As pessoas normalmente ficam em algum grupo só esperando o conteúdo cair do céu. Algumas nem pesquisam mais! Quando precisam de algo vão direto ao Face perguntar nos grupos, sendo que na maioria das vezes o conteúdo já está disponível no Google.

    Na minha opinião o Facebook foi a pior coisa que aconteceu na internet ultimamente. A página do meu site tem quase 8 mil “curtidas”, mas, quando publico lá as 8 mil pessoas não são avisadas, só são avisadas se pagar para isso. Ou seja, De nada adianta as 8 mil curtidas de menos de 10% das pessoas que curtiram irão ver a postagem…

    Outra coisa irritante é a viralidade.
    Quando publico no Face as vezes vem até cinquenta pessoas imediatamente, mas, isso não é estável. Passam quinze minutos e a postagem é esquecida. Para conseguir trafego do Face tem que ser constante.

    O tempo perdido com a divulgação no Face é outro problema. Perco muito tempo indo de grupo em grupo. Enquanto no Google basta criar conteúdo de qualidade seguindo as diretrizes de qualidade e pronto, já passamos a ter o tráfego.

    Infelizmente, fazer parte do Face é um mal necessário para os blogs atualmente. A internet no geral é cheia de futulidades, e o Face hoje é a maior delas. Ameaçando inclusive a sobrevivência dos blogs.

    Abração.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Nestor,

      Neste caso o seu Nicho é um nicho com muita procura e vai ser difícil que o Facebook supere mesmo.

      Mas, assim eu não acho ruim ter que pagar para que nossa publicações, desde que tenhamos um grande numero de fas.

      No caso se promover um produto que lhe pague uma comissão de 100 reais e você pagar para a sua publicação aparecer na linha do tem de seus fas e os mesmo forem em grande numero o retorno é garantido e o lucro também.

      Abs!