Dicas para vender publicidade em seu blog

Ganhar dinheiro com um blog é algo muito comum entre os webmasters do Brasil, isso porque a facilidade de se trabalhar a partir de casa é algo que muitos almejam. Para ganhar dinheiro com blogs existem diversas maneiras, entre elas esta a venda de publicidade em um blog, uma pratica muito utiliazada por muitos blogueiros e inclusive o Fabio vende espaços publicitários aqui no Dinheiro Mais, o qual pode ser contratado a partir da pagina de anúcios do blog.

Vender espaços publicitários é algo comum, porém que muitos blogueiros acabam por fazer errado e isso acaba prejudicando em médio e longo prazo. São erros e mais erros cometidos por blogueiros que querem começar a vender publicidade em seus blogs, isso em sua maioria acontece com blogueiros inciantes. Eu vou tentar explanar alguns tópicos a serem analisados antes de realizar a venda de um espaço publicitario em seu blog, para que você possa começar a ganhar dinheiro com o mesmo.

VOCÊ TEM TRÁFEGO?

A primeira questão a ser feita no momento em que pensa em monetizar seu blog realizando venda de espaços publicitários é mesmo se você tem tráfego para o mesmo. Logicamente um bom tráfego é relativo de acordo com seu nicho de mercado. Existem nichos que 300 visitas por dia ja é o suficiente para vender anúncios, como é um caso de um blog de nicho. Porém também existem blogs que 2000 visitas se faz um número ainda baixo para venda de anúncios, como é o caso de um blog no nicho do humor. Você tem que analisar se tem tráfego para iniciar a venda de um espaço publicitário.

Para um MetaBlog, por exemplo, eu aconselho que aguarde ao menos ter cerca de 500 visitas diárias para realizar a venda de um espaço publicitário, isso porque tem que ser bom para os dois lados, tanto para o anunciante quanto para quem exibe os anúncios. Se você ganhar dinheiro mas a publicidade não der retorno para o anunciante ele provavelmente não voltará a fazer negócios contigo. Pondere ler:

ESTATÍSTICAS

Possuir números “Gordos” nas estatísticas do blog funciona espetacularmente bem para começar a vender publicidade em seu blog. A partir do momento que possuir uma grande quantidade de subscritores, fas e seguidores, você provavelmente terá trafego garantido em seu projeto. Isso nos remete ao ponto um, o qual se tiver um bom trafego, ai então poderá vender espaços em seu blog. Outro ponto que soma bastante quando pensamos em grandes números é que eles atraem os novos anunciantes, ou seja, se você possuir um bom número de subscritores, ai será mais facil conseguir interessados em anunciar.

QUAL A PUBLICIDADE VENDIDA?

Também é importante ter definido antes de anunciar que esta a vender anúncios em seu blog, quais os meios de publicidade que vai disponibilizar em seu blog. No caso do Dinheiro Mais você poderá publicitar com banners de 300×250 tanto na sidebar quanto dentro dos artigos (caso queira outros meios entre em contato). Definir os locais onde pretendo inserir os futuros banners dos afiliados é extremamente importante.

O que tem que pensar é que cada tipo de banner, em cada local diferente possui uma conversão diferente, então também terá que haver uma diferença nos preços cobrados. Se ao lado da logomarca tem uma visibilidade maior, então pondere cobrar um valor maior por aquela região, e assim sucessivamente.

E OS ANUNCIANTES?

A partir do momento que você ja tiver estabelecido bons resultados na blogosfera, você provavelmente vai começar a receber algumas propostas de publicidade, mesmo que ainda não esteja pensando em ganhar dinheiro com este tipo de publicidade ainda. Caso isso não aconteça você pode ir tranquilamente atras do anunciante e propor-lhe algo interessante como um desconto no primeiro mês. Se converter bem para ele certamente ele fechará por mais meses.

CONCLUSÃO

Se você realmente pondera vender espaços publicitários em seu blog como meio de ganhar dinheiro com seu blog, então antes você deve trabalhar na qualidade do seu projeto em todos os sentidos, e principalmente no trafego (orgânico e referencial) e também no aumento de subscritores. Para te auxiliar no aumento dos subscritores eu aconselho que adquira o plugin premium PopUp Domination, que certamente lhe servirá muito bem.

ACHA QUE JA ESTA NA HORA DE VENDER PUBLICIDADE EM SEU BLOG?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • publicidade em blogs como funciona

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Lazaro Silva disse:

    Olá Arlindo, ótimo artigo!

    Vender publicidade é sem nem uma sombra de dúvidas uma das melhores formas de se ganhar dinheiro com blogs e mesmo que todo um trabalho tenha que ser feito antes acho que realmente vale apena se esforçar.

    Um bom exemplo é nosso amigo Celso do Criar Sites.com que vende espaços publicitários para empresas do seu nicho de mercado a preços despertam interesses em qualquer blogueiro!

    Um abraço e sucesso!

    • Arlindo Armando disse:

      Olá Lazaro, aprecio o trabalho do Celso, certamente é um exemplo para qualquer blogueiro. Sem dúvidas que trabalhar para que um blog cresça a ponto de vender publicidade vale muito a pena. O Celso memso recebe por publicidade valores extraordinários, os quais se ele tirar o adsense e todas as outras formas de monetização provavelmente ele continuará com um ótimo salário. Obrigado por comentar.

      Abraços, Arlindo Armando

  2. Criando Blogs disse:

    Olá Arlindo!

    Meu grande objetivo, por hora, é obter tráfego, só fico em dúvida se a publicidade direta vai conseguir me render valores tão altos quanto o AdSense rende quando se tem um bom tráfego.

    O bom de vender espaços publicitários é que o dinheiro está garantido, independente do que ocorrer com o dólar, ou com os seus visitantes.

    Abraços!

    • Arlindo Armando disse:

      Robson, exatamente, o dinheiro é garantido. O ideal na verdade é que você arrume um modo de mesclar ambos os ganhos em seu blog. O cabeçalho, por exemplo, é um local que rende pouco no adsense, mas da uma visibilidade imensa para um anunciante, o qual pode ser vendido por um excelente valor.

      Abraços, Arlindo Armando