Google Analytics e suas funcionalidades

O Google Analytics é um dos melhores serviços grátis disponível para blogueiros, sendo quase obrigatório usar em seu blog e também estuda-lo, pois o mesmo trás muitas opções. A primeira impressão que temos do Google Analytics é que é um serviço complexo e será necessário ter conhecimentos extras para trabalhar  com a ferramenta, mas tudo depende de tempo.

Google Analytics e suas funcionalidades

O Google Analytics recentemente atualizou, trazendo novas funções deixando o serviço muito mais rico em estatísticas do blog. Com o Google Analistcs podemos ter estatísticas como:

  • Quantos visitantes têm no blog em tempo real

Por muito tempo esta foi uma função que o Google Analytics pecou, pois o mesmo demorou anos para colocar. Agora podemos ter acesso a quantos visitantes tem no blog em tempo real. Mesmo com esta atualização, ainda não é possível colocar um contador de visitas no blog, assim como Who’s Amung que por sinal é o melhor que tem.

  • Quantos visitantes têm diariamente, mensalmente e anualmente.

Saber o numero de visitantes diariamente, mensalmente e anualmente é função mais usada por blogueiro, sendo muito importante para conduzir um blog de maneira eficiente. Mas às vezes pode ser prejudicial para muitos blogueiros também, pois os mesmo focam em ficar olhando estatísticas o tempo todo, e esse tempo, poderia ser usado para produzir conteúdo. Use esta função de maneira moderada, para não ter problemas.

  • Podemos ver de onde estão vindas nossas visitas, se foi dos mecanismos de buscas ou de outras fontes.

Entender da onde estão vindo os visitantes do seu blog, pode ajudar você ver o que esta dando certo e o que esta dando errado e desta forma mudar algo que não esta trazendo resultados positivos.

  • Podemos saber quais os artigos que estão gerando mais visitas para o blog, e por quais palavras chaves que os visitantes esta chegando neste artigo.

É muito importante saber quais os artigos que estão gerando mais visitas para seu blog, sendo assim, você pode criar artigos relevante aos artigos que mais tráfego traz para seu blog. Esta é uma maneira inteligente de usar esta função.

  • Podemos saber o quanto de rejeição o blog ou o artigo tem, desta forma se algo estiver errado, pode-se corrigir.

O tempo de rejeição pode ser considerando como uma nota do visitante para com seu blog, sendo que maior porcentagem de rejeição quer disser que algo esta errado, cabe a você ver quais as páginas estão como maior porcentagem de rejeição e analisa-la o que pode ser melhorado. Este é um trabalho que tem que ser feito periodicamente, ainda mais agora como Google Panda e Pinguim.

Estas foram apenas algumas funcionalidades do Google Analytics, mas existem outras dezenas de funcionalidades que dariam um livro.

Como colocar Google Analytics em meu blog

Para colocar o Google Analytics no blog é simples, primeiramente faz o cadastro no Google Analytics , caso você tenha uma conta no Google, poderá usa-la para se logar no Google Analytics. Estando no Google Analytics vá em =>”Administrador” e clique em=>”Nova conta” e preencha os dados pedidos.

Após preencher os dados, irá gerar um código este código vai ser o responsável pelo monitoramento do Google Analytics no seu blog. Agora é preciso colocar este código em seu blog, para isso faça login no Painel do seu blog e vá em => Aparência =>Editor e procure pelo arquivo => footer Php. Agora coloque o código do Google Analytics no final antes da tag , como mostra a imagem abaixo!
    Até a próxima!

Veja Também o Novo Vídeo do nosso Canal no Youtube

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: