O Google Chrome mudou a cara dos navegadores


Este artigo é um guest post escrito por Adelson Smania, blog  Gerenciando Blog.

Gostaria de agradecer ao Adelson, por ter aceito o meu convite para escrever este guest post aqui no Como Fazer Web.

Sou fã do Google desde que conheci a ferramenta de busca, anos atrás. Desde então, sempre testei as ferramentas desenvolvidas pela empresa e normalmente tive boas experiências com elas. Claro que há alguns fracassos tremendos. O Google Buzz é um desses exemplos, embora o artigo Google Buzz: Como Divulgar seu Blog continue fazendo sucesso no Gerenciando Blog.

Devido ao meu histórico, digo com orgulho que utilizo o Google Chrome desde sua primeira versão beta, lançada em setembro de 2008. Como todas as ferramentas do Google, o Chrome impressionou pela sua simplicidade e velocidade. Naquela época, os navegadores vinham cada vez com mais funcionalidades e botões, tornando-se pesadas e deixando de lado seu principal foco: navegar na internet com velocidade e segurança.

  • Melhorando a forma que o navegador lê os titulos do blogger

Google Chrome
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Screenshot-Wikipedia,_the_free_encyclopedia_-_Google_Chrome.png

Por essas características, o Google Chrome teve uma ascensão vertiginosa. O gráfico abaixo, publicado na Wikipédia, ilustra bem seu crescimento. Embora ele ainda seja menos utilizado que seus concorrentes (em especial o Internet Explorer e o Firefox), ele continua com tendência de crescimento.

Gráfico

No Gerenciando Blog, hoje o Chrome já é o navegador utilizado pela maioria dos visitantes (37%), à frente do Firefox (35%) e do Internet Explorer (24%). Isso ocorre porque o Chrome atrai a preferência do público “geek” – entre o qual me incluo – e que representa boa parte dos visitantes. Mas, a curva de crescimento do gráfico anterior mostra que ele está roubando audiência justamente do Internet Explorer, que é o navegador preferido do “cidadão comum”, por assim dizer, mesmo que não tenha intimidade com tecnologia.

O fato é que, desde seu lançamento, o Google Chrome criou um novo padrão de interface para os navegadores. A interface limpa, deixando mais espaço para as páginas, foi uma das principais mudanças. Tanto que, após seu lançamento, as novas versões de seus concorrentes abandonaram o visual poluído e tornaram-se muito similares ao Google Chrome. Compare as imagens abaixo, mostrando as versões do Internet Explorer e do Firefox antes e depois do Chrome:

Internet Explorer 8 – Antes do Chrome

IE 8
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Internet_Explorer_8.png

 

Internet Explorer 9 – Depois do Chrome

IE 9
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_Internet_Explorer_9.png

 

Firefox 3 – Antes do Chrome

FF 3

Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Firefox_3.png

 

Firefox 4 – Depois do Chrome

FF 4

Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Firefox_4.png

A cada nova versão, o Google Chrome torna-se ainda mais poderoso e incorpora recursos que até então eram diferenciais de seus concorrentes (como o suporte a extensões, que era um dos grandes atrativos do Firefox). Se a tendência atual continuar, logo o Chrome ultrapassará o Firefox em uso. E, tratando-se de Google, não é de duvidar que, em poucos anos, ele desbanque o primeiro lugar do Internet Explorer.

E você, o que acha do Google Chrome?

Pesquisas Relacionadas:

  • a aparencia do google chrome mudou
  • Crhome mudou
  • loguei no chrome e o navegador mudou
  • porque o google chrome mudou?

Veja Também o Novo Vídeo do nosso Canal no Youtube

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: