O Google Chrome mudou a cara dos navegadores


Este artigo é um guest post escrito por Adelson Smania, blog  Gerenciando Blog.

Gostaria de agradecer ao Adelson, por ter aceito o meu convite para escrever este guest post aqui no Como Fazer Web.

Sou fã do Google desde que conheci a ferramenta de busca, anos atrás. Desde então, sempre testei as ferramentas desenvolvidas pela empresa e normalmente tive boas experiências com elas. Claro que há alguns fracassos tremendos. O Google Buzz é um desses exemplos, embora o artigo Google Buzz: Como Divulgar seu Blog continue fazendo sucesso no Gerenciando Blog.

Devido ao meu histórico, digo com orgulho que utilizo o Google Chrome desde sua primeira versão beta, lançada em setembro de 2008. Como todas as ferramentas do Google, o Chrome impressionou pela sua simplicidade e velocidade. Naquela época, os navegadores vinham cada vez com mais funcionalidades e botões, tornando-se pesadas e deixando de lado seu principal foco: navegar na internet com velocidade e segurança.

  • Melhorando a forma que o navegador lê os titulos do blogger

Google Chrome
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Screenshot-Wikipedia,_the_free_encyclopedia_-_Google_Chrome.png

Por essas características, o Google Chrome teve uma ascensão vertiginosa. O gráfico abaixo, publicado na Wikipédia, ilustra bem seu crescimento. Embora ele ainda seja menos utilizado que seus concorrentes (em especial o Internet Explorer e o Firefox), ele continua com tendência de crescimento.

Gráfico

No Gerenciando Blog, hoje o Chrome já é o navegador utilizado pela maioria dos visitantes (37%), à frente do Firefox (35%) e do Internet Explorer (24%). Isso ocorre porque o Chrome atrai a preferência do público “geek” – entre o qual me incluo – e que representa boa parte dos visitantes. Mas, a curva de crescimento do gráfico anterior mostra que ele está roubando audiência justamente do Internet Explorer, que é o navegador preferido do “cidadão comum”, por assim dizer, mesmo que não tenha intimidade com tecnologia.

O fato é que, desde seu lançamento, o Google Chrome criou um novo padrão de interface para os navegadores. A interface limpa, deixando mais espaço para as páginas, foi uma das principais mudanças. Tanto que, após seu lançamento, as novas versões de seus concorrentes abandonaram o visual poluído e tornaram-se muito similares ao Google Chrome. Compare as imagens abaixo, mostrando as versões do Internet Explorer e do Firefox antes e depois do Chrome:

Internet Explorer 8 – Antes do Chrome

IE 8
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Internet_Explorer_8.png

 

Internet Explorer 9 – Depois do Chrome

IE 9
Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_Internet_Explorer_9.png

 

Firefox 3 – Antes do Chrome

FF 3

Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Firefox_3.png

 

Firefox 4 – Depois do Chrome

FF 4

Crédito: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Firefox_4.png

A cada nova versão, o Google Chrome torna-se ainda mais poderoso e incorpora recursos que até então eram diferenciais de seus concorrentes (como o suporte a extensões, que era um dos grandes atrativos do Firefox). Se a tendência atual continuar, logo o Chrome ultrapassará o Firefox em uso. E, tratando-se de Google, não é de duvidar que, em poucos anos, ele desbanque o primeiro lugar do Internet Explorer.

E você, o que acha do Google Chrome?
Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • meu Google Chrome mudou

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Down Fire Livre disse:

    O google chrome vem utimamente ganhado muito espaço por limpo e leve, na minha opinião o chrome é o melhor!!!

  2. Luís Sérgio disse:

    Acredito que hoje, o que vale não é ter quantidade e sim qualidade, e isso o Google Chrome trás de maneira rápida e leve.

    Utilizei por anos o Firefox, mas pelo fato dele se tornar pesado, poluido e com muita coisa o sobrecarregando, migrei para o Chrome e até hoje tenho pouquíssimos, senão raros problemas e aborecimentos, além de que ele tem muito mais qualidade e sincronização com os outros serviços da própria marca como o Gmail, Orkut, Blogger dentre outros.

    Para mim, o Chrome irá no futuro, se mantiver o nível de qualidade e também de inovações, se tornar o navegador mais utilizado por todos, porque hoje internet para os leigos é sinônimo de Google. E o Google, hoje para a internet, é o Chrome.

    Abraço!

  3. Angelo Flavio disse:

    Primeiramente essa idéia de guest post é ótima, estou pensando em abrir vagas lá no meu Grana Fácil, meu parabéns ao Adelson pelo post, este dias eu estava falando com um amigo meu sobre as mudanças que eu fiz migrando de blogger para wordpress, pois a cada dia que passa percebemos que a Google é a empresa mais capacitada do planeta em tudo que trabalha a um exemplo seu buscador que de longe é mais acesso que outros como o Bing ou o da Yahoo, depois temos um Gmail que é muito melhor que o Htmail e outros gratuitos, por fim lançaram um navegador que mudou a forma que as empresas trabalhavam com seus navegadores como o IE e o Firefox ( que alias antes do Chrome era meu favorito ) e agora a Google resolveu investir na Blogger comprando 100% dos direitos federativos da empresa, dae fiquei com a pergunta o WordPress hoje é sem nenhuma discussão a melhor plataforma para se trabalhar com blogs, mas do outro ta o Google a empresa líder em tudo que lança. Fico me perguntando será que foi uma escolha sábia a minha de migrar? E ae o que vocês acham?

  4. Tomé Ferreira disse:

    Muito bom artigo Adelson.
    Uso o Chrome na maior parte do tempo.
    Troco apenas quando o site tem algumas extensões e/ou plugins que ele não reconhece.

    Grande abraço!

  5. Programa Afiliados disse:

    Eu uso o ópera mas achei muito útil seu artigo. Parabéns a Gerenciando e Como fazer web.

  6. Arruma Blog disse:

    Sempre soube que o I.E. tinha coisas demais, principalmente nas versões antes da 8. Gosto do firefox e ele sempre foi muito bom do que que era, mais a nova versão só veio para dizer que ‘a Google usou o código aberto para fazer um navegador como base e a Mozila usou o SEO da Google para fazer seu novo navegador’ acho que é simples assim, mais agora, digamos que ‘resetaram’ toda a criatividade dos navegadores, aquela particularidade das empresas, e o Chrome ta na frente, claro. Boa postagem

  7. allan kennedy disse:

    Melhor que o crhome não existe ….ele e o melhor

    Até hoje eu amei todos os serviços do google