Fabio Vasconcelos

Conheça a diferença entre NoFollow e DoFollow e use a seu favor

Todos hoje em dia ja aprenderam que comentar em otros blogs faz bem, pois você ganha links, ajuda outros blogueiros, e ajuda na indexação do seu blog, certo? Mais ou menos!

Vamos explicar isso:
Comentar em outros blogs e redes sociais como o Dihitt é sempre bom, no caso do Dihitt mais ainda, mas lembre-se, nunca faça spam.
A maioria pode ser até que saiba, mas alguns não compreendem, ou apenas acham que entendem(colocação estranha não?), bom na verdade nem eu entendia, andei pesquisando muito sobre o assunto.
A verdade é que se você comentar em blogs ou sites que sejam “Dofollow” vai fazer um pequeno boom na sua indexação, e você sobe mais um pouquinho nas pesquisas, mas antes vou explicar o que é Dofollow e Nofollow.

Dofollow: Isto é quando um blog ou determinado site permite aos buscadores indexar determinado url, como por exemplo seus comentários, e se o os robots poderem ler seus comentários eles apareceram nas pesquisas e bingo!!! para você que fez um comentário naquele blog ou site.

Nofollow: Isto é quando o mesmo ou outro site determina que os buscadores não leiam determinadas url’s, então você vai lá e faz um comentário, mas ele não aperece nas pesquisas.

imagem de Danny Sullivan

Porque existe este negócio de Dofollow e Nofollow?

Bom, em 2005 o Google criou a tag
(rel=”nofollow”) a idéia principal era combater spams oriundos de blogs e fóruns, como dito no artigo do Fernando, antes disto todos os links eram “follow” ou sejam eram indexados, e um monte de spam também consequentemente.

A verdade é que hoje podemos escolher o que deixar os robots lerem, mas o que eu aconselho particularmente é usar “follow”(existem até campanhas a fvor do follow) nos comentários, mas usar moderação afim de não pegar spams, mas isto é minha opinião, aqui no Dinheiro Mais eu uso, então cada vez que você comenta aqui seu link é indexado e aparece nas pesquisas, o que é bom para você e para mim, mas é você quem escolhe.

Se você usa Blogger e quer tira o tag “nofollow” leia este artigo aqui
Se você usa WordPress leia este aqui

Enfim a verdade é que se você não usa “nofollow” você prestigia seus leitores, mas é claro que você deve fazer moderação dos seus comentários, mas no fim será bom para você e muito bom para seu leitor.

Eu uso “DOFOLLOW” aqui você pode comentar a vontade, desde que não seja “oi tudo bom, belo post”, assim você sobe nas pesquisas e eu também!

Sobre o autor | Website

Junte-se a mais de 10.900 leitores e Receba Dicas Imperdíveis de Como Criar Um Negócio Online de Sucesso, GRATUITAMENTE!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

73 Comentários

  1. Filipe Silva disse:

    Gostei de conhecer este seu “espaço”. Parabéns.
    Bom sucesso.
    Gostei em particular deste seu artigo.
    Cumprimentos,
    Filipe Silva

  2. Revista Ciencis disse:

    Fazia tempo que eu procurava um post explicando esse assunto. Bem explicativo. Grande abraço.

  3. Sandra Baroni disse:

    Olá, acabei colocando o nofollow no meu blog pela quantidade exorbitante de spams que começaram a aparecer, mas agora que descobri o AkisMet e pararam os spams, acho que vou colocar denovo, pelo menos nos comentários…

  4. MAURICIO FERRAZ disse:

    muito bom seu post.. apenas acho que a maioria dos blogs conceituado não permitem dofollow, que fovoreceriam muito seus leitores… uma abraço e mais uma vez parabéns pelo seu post.. muito esclarecedor..

  5. Geórgia disse:

    Olá, estava com uma dúvida imensa sobre qual seria melhor utilizar (nofollow ou dofollow)e lendo seu artigo esclareci todas as minhas dúvidas e com certeza bem ajudou a decidir.
    Muito obrigada

  6. Adelson (Gerenciando Blog) disse:

    Olá, Bianco!

    Depois de 3 meses “blogando” foi que descobri o famigerado “nofollow”. Pior foi descobrir que esse recurso estava ativado em meus blogs sem eu saber. Por isso, acabei escrevendo um post sobre o assunto em um dos meus blogs (http://www.tdseries.com.br/2009/02/nofollow-em-comentarios-do-blog.html), a fim de divulgar isso aos demais blogueiros. Além disso, removi o “nofollow” dos três blogs em que participo de alguma forma.

    Parabéns pelo seu blog!

  7. Nuno Matos disse:

    Já agora uma pequena dúvida, qual a melhor tag a colocar não num blog, mas num site? follow, dofollow ou outra? agradeço o esclarecimento!

  8. Bianco Garniz disse:

    Bom Nuno, na verdade, o que eu acho é que você poderia colocar DoFollow apenas nos comentários, isto se você modera os mesmos, ou tem algum tipo de anti spans, quanto a links dentro de posts e na sidebar, vai de você, mas se confia em quem você esta linkando, n/ao tem porque este link ser NoFollow.

  9. Wagner Reis disse:

    Muito bom, eu vi que já tem varios plugin para o wordpress que ja fazem essa magica e o plugin do wordpress já evita spam então é uma boa idéia, depois irei colocar no meu blog =)

  10. Anonymous disse:

    É cara, parabéns pelo post, me foi muito útil.

    Obrigado.

  11. O BLOG DO SEU PC disse:

    Eu também uso dofollow em meu blog, fiz pela dica do blog do Bianco, do comentário acima. Obrigado para os dois pela dca.

  12. Intrometendo disse:

    Maneiro o post, no follow, piada isso.

  13. feromonas disse:

    Bastante útil, quero melhorar as visitas do meu blog e essa informação veio bem a calhar! Valeu =)

  14. Anonymous disse:

    Recebi um email e nele Havia algo sobre follow achei que era alguma coisa como os target da vida.
    Ai resolvi procurar no google e achei vocês.
    O post é esclarecedor,simples e direto como deve ser.
    Estou montando um site e ao entrar aqui percebi que tem muita coisa interressante.
    Bom agora vou dar um a cheretada pelo site.
    Obs.: tambem pretendo adotar o "DOFOLLOW"
    Meu site é: http://portalbraganca.com.br
    ainda estou montando e seu site esta tirando muitas duvidas.
    Valeu.

  15. Rafael Biriba disse:

    Muito bom ! N'ao conhecia essa diferença não !

    Show de bola ! =)

  16. Leo Costa disse:

    Gostei, não sabia disso.

    Parabéns pelo site Muito bom

  17. Everton disse:

    Muito bom, com certeza irá ajudar muitas pessoas novatas no assunto tipo eu…hehe

    Abç!

  18. Danvale disse:

    òtimo post, bastante explicativo em relação ao dofollow e nofollow, acredito que se as pessoas usarem com consciencia esta técnica ela pode ser muito útil.

  19. Criar Sites disse:

    Cara gostei deste artigo, as pessoas fazem mal uso da tag por não saber a verdadeira função dela, parabens pelo artigo

  20. Etevaldo disse:

    Sim, já havia lido muito sobre o nofollow. Porém li um artigo, que infelizmente não me recordo de onde foi, que relatava que o Google está programando retirar a tag nofollow, ou até inibila em seus robots. Tudo porque a chiadeira tem sido muito grande, principalmente nos Estados Unidos.

    Você está sabendo algo a respeito? Sim, porque se realmente eles retirarem essa varredura, não haverá mais necessidade de saber quem é follow e quem não é!

    A propósito, retirei alguns nofollow do meu template, mas é um template com tanta coisa que ainda não sei se estou nofollow, ou se estou dofollow!

    Se puder descobrir para mim agradeceria muito!

  21. Ricardo disse:

    Já me deu uma boa informação neste post, mas poderia-me dizer como faço para colocar os links dos comentários "follow" mas nos blogs do sapo? Já procurei mas não sei como faço

  22. Portal Passo Fundo Tchê disse:

    Depois de pesquisar muito sobre o assunto do "dofollow" encontrei esse artigo, o qual parece-me o mais explicativo e claro sobre o tema. Estamos trabalhando com a otimização de nosso web site (http://www.passofundotche.com.br) e esse atributo é vital para uma boa indexação.

  23. Rafael S. Costa disse:

    o Dofollow e uma ótima tecnica para SEO! desde que seja usada com sabedoria e moderação, pois o google a cada dia atualiza as suas ferramentas.

    O Ideal e ter um crescimento

  24. Andressa Campos S. disse:

    Ponho nofollow nos comentários, e no resto deixo dofollow… simples assim! http://www.oartigo.com

  25. Receitas disse:

    cara, eu tou atras deste Dofollow em tds os blogs em geral. pois é muito bom para tds, tirei de tds os meus blogspot agora tenho q aprender a tirar de tds os outros….valeu pelo espaço. obrigado

  26. Bravo disse:

    Entendi o funcionamento dos links a partir das explicações aqui do site, parabéns! Minha dúvida agora é: Como buscar por sites que seja dofollow?

    Abraços

  27. dicademusica disse:

    Agora sim eu entendi o que seria nofollow, tava a muito tempo procurando por isso… hehe
    valeu…

  28. Jonathan disse:

    Excelente post, bem explicativo, agora entendo melhor essas duas palavrinhas mágicas.

  29. Itallo Antonny disse:

    Foi mais esclarecedor do que em alguns blogues. Valew!

  30. mini-dicas disse:

    Muito boa dica!

  31. Renata disse:

    Excelente post! Eu estive pesquisando informações sobre "DoFollow" esta semana e este foi o texto mais objetivo e simplificado que encontrei, explica o que é para quem não entende, gostei muito! Tenho também um blog no WordPress e vou conferir o seu post pra habilitar o "DoFollow" nele também, acho que o caminho da internet é esse aí, compartilhar!
    Grata pela informação.
    Renata – Lazertecnologia.com

  32. Grafica disse:

    Excelente artigo, mas ficou um duvida: Os outros searchs tambem seguem essa regrinha criada pela google?

  33. carlos disse:

    mto boa explicação cara sobre o dofollow mas tipo se eu nao colocar dofollow o google vaii intender como?

  34. pablo-almeida disse:

    oi tudo bom, belo post
    kkk to zuando, mas falando sério agora, no seu código-fonte tá aplicando o nofollw:
    Filipe Silva

    Vi que o post eh do ano passado, por que mudou de idéia? Tava perdendo Pagerank ou o q?

    Ah, gostei da dica. Eu sabia da tag nofollow e sempre usei por medo de ser punido pelo Google, mas acho que vou aplicar a dofollow agora.

  35. paqueranainternet disse:

    Então isso significa que os links postados no blogger são, por padrão, nofollow? Preciso ver melhor isso. Obrigado pelas informações!

  36. rafaelamaral disse:

    Artigo muito bom!!!

  37. Tiago Ferreira disse:

    Muito interessante o artigo, principalmente porque muitos estão por ai postando e postando notícias achando que podem ganhar relevância com isso. Legal o artigo sobre o wordpress.
    Parabéns!

  38. Carlitos disse:

    Nossa mano teu post é otimo!
    alem do fato de vc jogar o jogo, e deixar aberto o nofollow… dando uma força para a galera que esta começando e que as vezes tem muita estrada pela frente,

    aproveito a oportunidade! pra ganha um backlinkzinho seu xD

    http://www.vertvgratis.eu

    http://www.brazucafilmes.com

    gostaria de aproveitar a oportunidade pra perguntar! porque meu blogs aparece soh os titulos e nao descriçao e keywords, o brazucafilmes é um deles! mais tenho outro
    eu num consigo entender, coloquei como foi indicado em um blog de SEO pois um blog num é como um site

  39. Carlitos disse:

    confirmando! apos verificaçao pelo mozila os comentarios aqui ainda esta nofollow… ou simplesmente vontaram a ser

    poderia nos explicar Admin?
    agradeço desde jah

  40. daniel disse:

    Excelente post as informações contidas nele são fundamentais.
    Principalmente para aqueles que são novos nesse mundo
    Chamado blog/internet
    Ah antes de mais nada gostaria de deixar aqui.
    O meu Blog http://www.ganharreais.com
    Ele foi feito com muito amor e carinho, pois as coisas
    Feitas com amor se sobressai, em tudo

  41. Claudio Gomes disse:

    Boa noite. Gostei muito das dicas e explica muito bem a diferenças entre dofollow e nofollow até fiz um site com algumas dicas e orientações também sobre esse assunto http://backlinksrssfeed.blogspot.com/. Também aconselho essa dica http://comofazerumsite.com/blog/como-ver-se-links-sao-nofollow/ para ver os links dofollow e nofollow.

  42. quezia disse:

    mt bom o seu blog, cheio de dicas

  43. Robson Dias disse:

    Olá, Fábio.

    Aprecio sua sinceridade. Muitas pessoas pensam que não se deve deixar um comentário em seus blogs para não ajudar outras pesoas. A Internet é uma imensidão e tem espaço pra todo mundo.

    Continue o bom trabalho!

    Abraço.

    Robson Dias.

  44. J. Guimarães disse:

    Foi gratificante ler seu artigo.

    Estava em dúvida sobre dofollow e nofollow e a falta de informação precisa cria muita confusão.

    Entendi agora o significado dessas duas palavras inglesas.

    Muito obrigado!

  45. Pedro H. disse:

    Muito esclarecedor, mas ainda tenho minhas dúvidas quanto ao modo do Google classificar os links Dofollow, principalmente quanto a semântica desses links…

    Abraços a todos!

  46. Henrique disse:

    Acho bacana quando as pessoas vem comentar em Blogs porque realmente gostaram do conteúdo que ali está descrito.
    Não há nada mais desagradável para um blogueiro quando recebe um comentário que não tem sentido algum com o Post apenas para ganhar um Link. Além de perder a relevância do post o comentário de forma Spam pode prejudicar ambos os lado.

    No geral acredito que devemos sim usar o DoFollow mas como você disse com moderação, não podemos ser ignorantes a ponto de não querer ajudar ninguém, se o Autor do comentário veio até o Blog comentou com relevância, não fugiu do tema do Post não tem porque usar o NoFollow só para não divulgar o Link.

    É muito gratificante para qualquer blogueiro abrir o painel de moderação e ver um monte de comentários para moderar. Além de significar que o conteúdo está sendo útil pois não está parado em meio a rede, significa que de certa forma estamos sendo agraciado pelo nosso esforço. Devemos comentar mais sim, mas só se tivermos algo a acrescentar, do contrário é preferível que não comentem, de Spam a internet está cheia.

    É como eu sempre digo comente por prazer e não por obrigação só para ganhar um link.

    Abraços!

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Henrique,

      Concordo plenamente com você. Recebo vários spam diariamente, as pessoas não entende que isso não leva a nada e que perde tempo fazendo isso .

      Abs!

  47. Feira Líder disse:

    Parabéns pelo poste, fica com Deus

  48. Vanessa disse:

    Oi, Fábio, só queria dizer “oi tudo bom, belo post”.
    Brincadeira! Tenho uma dúvida e talvez algum dos leitores possa me ajudar: como eu sei se um blog tem dofollow ou não? Eu tenho um blog mas entendo super pouco disso, então eu mesma não sei se o meu blog é dofollow. :S

  49. Vinicius Martins disse:

    Legal, eu estava com algumas dúvidas sobre o nofollow e o dofollow. Não sabia se o noffolow melhorava ou não a indexação do link que foi publicado, pois, li em um lugar que uma pessoa fez o seu site ter boa posição no Google com link noffolow. Apesar de já ter lido sobre, sempre surgem dúvidas.

  50. John Silva disse:

    Olá Fábio!

    Essa uma pergunta que me fazia já há alguns dias, li algo sobre isso, mas não consegui entender. Fiz uma rápida busca aqui no Dinheiro Mais e encontrei.

    Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!

    Abração!

  51. Lucas Peperaio disse:

    Olá, estava em dúvida se permitia o uso de dofollow em meu Blog (PR2), pois como você mesmo mencionou, a quantidade de SPAM e mensagens do tipo “ótimo artigo” acabam aumentando. A questão do prestígio realmente procede, o comentário dofollow incentiva o usuário a comentar em seu blog, porém pode não ser tão relevante assim. Digo isto pois, desde a atualização do Google Panda, o Juice de uma página é dividido entre todos os outbound links, ou seja, os links externos, mesmo que eles sejam nofollow e dofollow. Suponhamos que uma página possua uma PR 6, se tiver 60 comentários dofollow, será 0,1% de PR1 que será passado para cada um. E quanto mais comentários, menor ainda.

  52. Quebrando LInk disse:

    Parabéns amigo, post muito bem claro e explicativo!.

    http://quebrandolink.com.br

  53. Sérgio M disse:

    Parabéns, é um dos artigos mais esclarecedores que já encontrei sobre Nofollow e dofollow. Muitas pessoas acreditam que somente comentar em determinados lugares já irá aparecer seu link no Google

  54. Sérgio M disse:

    Parabéns, é um dos artigos mais esclarecedores que já encontrei sobre Nofollow e dofollow. Muitas pessoas acreditam que somente comentar em determinados lugares já irá aparecer seu link no Google

  55. Sex Shop Barato disse:

    Tenho buscado por informações de qualidade sobre links dofollow e nofollow tendo em vista que adwords esta cada vez mais caro. Gostei do seu conteúdo e gostaria de saber se conhece alguma ferramenta para quantificar o numero de link que apontam para meu site.

    Obrigado, Um grande abraço.

  56. Mari Angela Muller disse:

    Você poderia explicar um pouco melhor? Eu ainda não entendi bem dofolow e nofolow.
    Mari angela

  57. Nilson disse:

    Até que enfim achei uma explicação clara sobre o que é dofollow e nofollow,eu sempre ouvia isso mas não sabia o que significava,agora já sei onde devo comentar para subir nas pesquisas

    Abraço e sucesso

  58. Alberto freitas disse:

    Gostei muito uma explicação clara
    sucesso

  59. danilo disse:

    cara no meu rank de backlinks sé tem nofolow quer dizer que nao tem nenhuma pagina que vai pro meu site, ou melhor é a mesma coisa q nenhum back link?
    http://www.50tonssexshop.com.br

  60. samuel cunha disse:

    gostei do post muito otimo vou tentar colocar meu site em comentarios dofollow
    http://alfatoldo.com.br

  61. Renata disse:

    òtimo post, bastante explicativo em relação ao dofollow e nofollow, acredito que se as pessoas usarem com consciencia esta técnica ela pode ser muito útil.Swing

  62. Lívia disse:

    Adorei esse artigo e me deu uma luz sobre os tipos de link. Hoje em dia é bastante difícil fazer esse tipo de estratégia.

  63. Fernanda disse:

    Eu ainda tenho dificuldade de saber quando um link é dofollow ou no follow tem alguma coisa para identificar?

  64. diego disse:

    gostei e muito importante as pessoas saberem dessa diferença que na verdade pouca gente que ta começando faz ideia

  65. Grama Esmeralda disse:

    Ola , seu blog está super de parabéns!! me ajudou super , meu site está com muitos links nofollow e como eu não sabia disso possibilitou que os concorrentes passassem na minha frente! visite nosso site e leia dicas sobre:
    Grama Esmeralda, temos artigos muito bons e relevantes, vale apena conferir ! Obrigado pela força…

  66. Rafael disse:

    Olá Fábio, muito legal a sua explicação sobre links, nofollow e dofollow, deixei meu site aqui (será dofollow então?). Caso não queira pode retirar meu comentário.

    Grandes dicas! Obrigado!

  67. Marcelo Wagner disse:

    Muito bom esse artigo!
    Sempre contribuindo com Boa Informação!

    Sou seu Aluno do seu Curso e tenho aprendido muito, no começo eu enchia o saco pra caramba em sua staff, principalmente no ZAP ZAP. Mas o curso abre muitas portas.

    Para Ajudar os iniciantes indico, “SEO For Chrome” uma Extensão do Navegador Google que tem a função de apontar no site os links Show “NoFollow” se não aparecer marcado ai é Show de Bola!

    Espero ter Contribuído!
    Obrigado pelo Curso!
    Fica aí mais uma AJUDA!

    Marcelo Wagner do Site Compra Expert
    http://www.compraexpert.com/

  68. Douglas Rocha disse:

    Olá, Fábio. Sou dono do blog http://seubomnegocioonline.com Ele é baseado em wordpress e queria configurá-lo para só ter links dofollow, mas parece que o link para seu artigo que explica como fazer isto não está funcionando.

  69. Sagat Suplementos disse:

    Boa tarde, estava com bastante dúvidas no assunto, pois tenho uma loja virtual a pouco tempo no mercado e gostaria de aparecer no google. Então fiz algumas pesquisas e ouvi falar do dofolow e nofolow, onde fiquei com um certo receio de ser penalizado pelo google. posts como esse ajudam muito no esclarecimento de quem está começando como eu.
    Caso queira nos prestigiar com sua visita, esteja a vontade em http://www.sagatsuplementos.com.br

  70. Claudio Gomes disse:

    Saber usar e da forma certa fará todo diferencial.

  71. rafael disse:

    Hoje em dia é bastante difícil fazer esse tipo de estratégia.Parabéns pela explicaçao