O segredo dos grandes blogueiros

VOCÊ SABE QUAL É O SEGREDO DOS GRANDES BLOGUEIROS?

Todo blogueiro almeja um lugar ao lado de grandes referencias na blogosfera, por esse motivo muitos vem lutando de todas as formas para poder conseguir atingir esse objetivo e ter um blog bem reconhecido. Mas afinal de contas, “qual é o segredo dos grandes blogueiros para se manter por tanto tempo no auge?” É sobre esse ponto que quero discutir com todos vocês. Hoje quero trazer uma grande lição para todos nós através dessas palavras tão verdadeiras… esse é o tipo de artigo que você nunca esquece, pois ele certamente trará a sua lembrança as noites mal dormidas e as noites passadas em claros trabalhando em seu blog.  Agora eu pergunto: Todo o sacrifício será em vão? Ou você estará pronto a enfrentar todos os obstáculos para conquistar seus sonhos? Acompanhe essa leitura e viagem comigo.

O segredo para criar artigos de qualidade

Seu blog sobreviverá mais de três meses?

AS DIFICULDADES QUE UM BLOGUEIRO ENFRENTA

Grandes blogueiros um dia foram pequenos como você e eu, e as dificuldades que enfrentamos todos eles enfrentaram também. Mas para quem não sabe, isso foi uma ótima experiência para que eles conseguissem atingir uma posição bem elevada na blogosfera e viver dos ganhos gerados por seus blogs.

Hoje esses blogueiros sabem o segredo para se manter no topo e ganhar muito dinheiro com todo esse tráfego qualificado que eles recebem todos os dias. Só que existe algo que faz esses blogueiros não querer se relacionar com blogs pequenos ou em fase de crescimento, eles têm medo do seu crescimento, pois ele representa uma ameaça para seus negócios.

Certamente eles não farão nada que possa ser um empurrãozinho para que seu blog possa andar mais rápido e se destacar, sabe por quê? Simplesmente por terem medo de perder seus leitores para concorrência e assim perder parte de seus lucros mensais.

O MEDO QUE OS GRANDES BLOGUEIROS TEM DE VOCÊ

Quero fazer uma ilustração para destacarmos os fatos que ocorrem na blogosfera, para chegarmos a uma conclusão.

Pensem comigo! Se você tem uma pequena loja em uma cidade e todos os moradores costumam comprar seus, produtos por dois motivos, por serem produtos de qualidade ou simplesmente por só ter você como vendedor. Agora imagine se de repente surge mais um vendedor com os mesmos produtos que você costuma vender, isso certamente representará uma ameaça para você não é mesmo? Isso me leva a acreditar que os clientes mais próximos da loja concorrente irão comprar seus produtos lá por está mais próximo de suas casas.

Agora pense comigo mais uma vez! Você acha que o dono da primeira loja fará algo que possa beneficiar seu concorrente? Jamais ele fará isso, caso ele ajude, isso afetará em seus lucros no final do mês. Aqui na blogosfera não é muito diferente, por que um blogueiro ajudaria seus concorrentes a crescer e tirar parte de seu tráfego?

Você já parou para observar que você faz muitos comentários em grandes blogs, mas os donos desses grandes blogs nunca deixou um comentário em seu blog? Acha que é por falta de tempo por parte deles? Pode ter certeza que não é, eu nunca canso de dizer, pare de correr atrás e referenciar quem não lhe valoriza, saiba se dar valor e valorizar aqueles que estão ao seu redor lutando pelos mesmos objetivos que você.

Existem pessoas que fazem questão em referenciar grandes blogs pensando que o dono irá lhes agradecer, na verdade o sujeito nem se quer terá essa consideração em agradecer pelo o referenciamento. Eu costumo referenciar somente blogs que tem consideração por meu trabalho, da mesma forma são os comentários, dificilmente eu deixo comentário em blogs que não sabem valorizar seus leitores, e até já deixei de comentar em vários blogs por notar que o  blogueiro gosta de receber comentários mais nunca sabe retribuir. Talvez eu esteja errado, mas é algo que não mudarei, pois penso que é uma forma  de se autovalorizar.

A UNIÃO ENTRE BLOGUEIROS É A SOLUÇÃO

A solução é unir forças com outros pequenos blogueiros e formar uma espécie de corrente entre blogs que trabalhem nos mesmos nichos ou semelhantes participando de seus blogs, comentando e referenciando seus artigos, isso formará uma teia de aranha em forma de links, nada que seja contra as políticas do google se forem links de qualidades, isso fará com que todos sejam beneficiados e alcancem melhores posições nas buscas, o que representará mais visitas para seus blogs e também a conquista de seus sonhos, viver da internet.

Porem repito, tem que ser referência de nichos que tenha a ver com o mesmo conteúdo que você escreve, pois o google não leva somente em conta se um blog tem vários links apontados para ele, o google analisa a qualidade dos links e se tem a ver com o conteúdo.

Se você tem um blog que aborda assuntos sobre ganhar dinheiro e receber mil referências de sites que fale sobre, beleza, floricultura ou esportes, esses links não ajudarão em nada para o crescimento do blog, sem contar que o blog ainda pode ser punido por tentar manipular os resultados. Agora se você recebe ao menos 100 links de blogs que trabalhem no mesmo nicho e que tenha um Page rank alto, certamente será bem visto pelo google e ganhará mais notoriedade nas buscas. Na verdade o fator que influencia muito no posicionamento de um blog é a quantidade de links que ele recebe de outros blogs do mesmo nicho e o tempo de domínio, se o blog tem um bom conteúdo e uma boa otimização, certamente ele estará nas primeiras páginas para as palavras-chave de seu nicho. Traçar metas para seu blog é realmente importante?

AQUI ESTÁ UMA PROVA DE UNIÃO.

Baixe esse e-book grátis e aprenda a criar

Conteúdo relevante em seu blog.

Clique aqui para ver mais detalhes e baixar.

QUAL A SUA OPINIÃO REFERENTE A ESSE

ASSUNTO?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

24 Comentários

  1. Jaqueline disse:

    Olá Mirko, como vai? Sabe que isso é uma grande verdade?
    Logo que meu blog entrou no ar, fiz uns 2 comentários em blogs grandes que nem resposta me deram. Parecia até que estava vendo o semblante das donas desses blogs de desprezo rsrsrs é sério! Pode até ser coisa da minha cabeça, mas foi a sensação que tive… Depois disso, nunca mais voltei lá.
    Agora sempre visito blogs em fase de crescimento, como o meu, e as visitas e comentários são sempre retribuídos. Tenho certeza que algumas até se tornam leitoras assíduas do meu blog, assim como eu de alguns delas.

    Amei esse post.Tenha um ótimo fim de semana.

    Um abraço,
    Jaqueline Marcos

    Blog GraçaeGlamour
    Facebook ♥ Twitter

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Jaqueline!

      Jaqueline, é exatamente assim que muitos grandes blogueiros tratam quem está começando, sem contato que ainda tem aqueles que deletam seus comentários, isso é uma baita falta de respeito e consideração com os leitores.

      Agradecemos muitíssimo por sua presença e participação aqui no dinheiro mais. Abraços!

  2. Leo SIlveira disse:

    Sabe que vc está coberto de razão, você mesmo é um exemplo disso. Seu blog está crescendo já pode ser considerado grande e nunca recebi um comentário sequer seu, nem como agradecimento.?!

    Claro que meu Blog não tem relevância com o seu nicho de mercado, mas bem como disse, ao menos como um agradecimento é bom. Ainda mais depois de declarar estas informação no seu Blog.

    Devo fazer como vc diz, parar de comentar em seu Blog também. Afinal de contas não terá utilidade alguma para mim fazer comentários em seu Blog.

    Veja se não é um tanto contraditório isso? É falta de tempo? rsrsr

    Nata Pessoal, apenas para se pensar, pois gosto dos seus textos e do Blog também, mas vc me fez pençar também.

    Abraço

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Leo!

      Acho que teve algum equivoco em seu comentário, e vou explicar porque.
      Talvez você não saiba, mas meu blog é um blog novo, e por mais que pareça ser um blog grande, isso não é verdade, embora que quisera que isso fosse verdade, mas não é.

      Eu sempre honro as pessoas que visitam meu blog e comentam.
      Se você ver o comentário aqui abaixo da nossa amiga Jaqueline, visite o blog dela e verás que é um blog que trabalha em um nicho totalmente diferente do meu, e mesmo assim já visitei o blog dela, mesmo sendo um blog de beleza, e deixei um comentário em forma de agradecimento por ela ter participado de um artigo intitulado: “onde estão as blogueiras”, isso já tem quase um mês, pode perguntar pra ela, pra ver se estou mentindo.

      Outro exemplo é o Paulo Vale, dono do http://www.cardquali.com/, um blog que trata sobre gráficas e tudo referente a esse assunto, mesmo sem ser do mesmo nicho que trabalho, sempre estou interagindo com ele, pois ele é um dos meus leitores que mais comenta em meu blog, visite o blog dele e veras que já comentei por dezenas de vezes.
      Então eu posso tratar sobre esse assunto sem hipocrisia, pois eu sempre procuro honrar quem me honra.

      Agora vou fazer um revelação que talvez você não saiba.
      Meu blog tinha um domínio com o nome: http://www.truedicasrendaonline.com. Resolvi mudar o domínio para http://www.truedicas.com. Só que nessa mudança tanto eu quanto nosso amigo Jair nos esquecemos de fazer o redirecionamento do antigo para o novo. Meu blog tinha menos de 2 meses e eu já recebia 120 visitas diárias.

      Com todo esse acontecimento eu tive minhas visitas zeradas, passei a não receber 1 visita por dia, passei por esse processo durante quase 3 meses sem saber o problema do domínio, foi quando descobrir o problema e comuniquei ao Jair e ele resolveu tudo.

      Porem meu blog foi punido por conteúdo duplicado e sumiu das buscas, para piorar a situação, instalei um tema infectado no blog, esse tema fazia as pessoas que tentavam acessar meu blog a partir do google serem direcionadas para páginas de outros blogs de publicidade.

      Esses problemas foram resolvidos, mas a punição por conteúdo duplicado até hoje tem um grande efeito negativo. Embora você diga que meu blog é grande, eu não recebo nem 70 visitas diárias devido a todos esses problemas. Agora pergunto: Você considera um blog que não recebe nem 70 visitas diárias grande?

      Então Leo, acho que você deve ter se equivocado, também não lembro de você já ter comentado em meu blog. http://www.truedicas.com

      • Leo SIlveira disse:

        É verdade amigo, posso sim estar enganado, pois seu Blog está muito parecido com outros que costumo comentar. Mas obrigado pela resposta.

        Quanto as 70 visitas diárias é uma lástima, pois seu conteúdo é de grande valia.

        Não tenho um Blog muito grande, mas tenho lá minha 2 a 3 mil visitas dia, se tiver afim de trocar um banner com o meu espaço fique a vontade para me comunicar.

        Ah, eu ia me esquecendo de lhe pedir desculpas pelo equivoco comentado.

        Espero que em breve possa a retornar suas visitas e posissões de direito.

  3. Adelson (Gerenciando Blog) disse:

    Olá, Mirko!

    Este é um assunto complicado. Tenho o meu ponto de vista sobre a questão, mas ele pode ser diferente de outros que estejam em situação igual à minha. Mas, vou expô-lo.

    O Gerenciando Blog está no ar há mais de 3 anos e recebe hoje algumas milhares de visitas todos os dias. Felizmente, ele recebe também algumas dezenas de comentários diariamente. O meu segredo? Dedicação e persistência. Dedicação porque gasto hoje de duas a três horas diariamente com meu blog (e, além dele, tenho emprego formal que me toma 10 horas do dia). Persistência porque demorei 3 anos para alcançar esse nível.

    Faço o possível para dar atenção a todos que chegam até mim. Publico “quase” todos os comentários recebidos (só não publico os que violam as regras básicas de comentários que divulguei) e respondo a todos eles, no prazo que me é possível. Além disso, gosto de ler e comentar outros blogs. Mas, esse é o ponto principal que eu gostaria de comentar.

    No início, quando eu recebia alguns poucos comentários diariamente. Eu fazia questão de ir até o blog de cada comentarista e deixar um recado. Um motivo, não nego, é para que a pessoa percebesse a atenção e retornasse ao Gerenciando. O outro, é fazer algo que gosto muito: conhecer o trabalho de outras pessoas – e já descobri ótimos blogs assim. O problema é que chega uma hora em que realmente falta tempo para continuar mantendo essa mesma estratégia. Assim, atualmente eu continuo visitando e comentando blogs (independente do nicho), seja porque gosto do trabalho do autor ou porque encontrei um assunto em que percebi que posso contribuir (como foi este artigo seu).

    Não vejo outros metablogs como concorrentes ou inimigos. Vejo como pessoas que estão em busca do mesmo objetivo que eu. Daqui a três anos, uma parcela continuará firme e forte, fazendo sucesso; outros, pelos mais diversos motivos, ficarão pelo motivo. O importante, voltando ao início do meu comentário, é ter dedicação e persistência. O sucesso começa aí.

    Um abraço!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Adelson!

      Você é uma grande referência na blogosfera, e mesmo tendo toda essa popularidade e um blog bem conhecido, sabe se manter uma pessoa humilde e valorizar outros blogueiros que estão iniciando, pra você eu tiro o chapéu, é esse o exemplo que um grande blogueiro pode oferecer.

      Uma coisa é verdade, muitos desistirão em pouco tempo, mas os que permanecerem e se juntarem com outros blogueiros que desejam alcançar uma boa posição de destaque, certamente conseguirão.

  4. Dermeval Junior disse:

    Olá Mirko

    É uma grande verdade o que você diz no artigo, só a união de pequenos blogs terá forças frente aos grandes blogs, só precisamos ressaltar que existem excreções entre grandes blogs, onde alguns dos seus autores se comportam de maneira diferente inclusive alguns até bem humildes, não se colocam acima do bem e do mal e procuram ajudar os blogs menores. Podem ser poucos mais existem e prefiro não referenciar nenhum deles para não cometer nenhum injustiça deixando algum de fora.

    Quanto a comentar em grandes blogs que não retribuem a gentileza existe um outro fator que nos beneficia de qualquer forma, que é a de trazer algum tráfego para o nosso blog, por isso não sou radical nessa questão de não comentar em grandes blogs mesmo que esses não costumem retribuir a gentileza, pois de certa forma já está retribuindo pelo grande tráfego que, como já disse, acaba trazendo algumas visitas para o nosso blog. Mas aí vai depender também da qualidade do seu comentário, se será bom o suficiente para despertar o interesse de outros leitores.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Dermeval!

      Realmente, existe muitos blogueiros que tem um grande blog e sabe valorizar pequenos e médios blogueiros,em um outro artigo eu já fiz essa declaração, mas nesse artigo eu quis chamar a atenção dos leitores apenas para observar de um outro angulo.

      Quanto as visitas conquistada através de comentários em grandes blogs, eu acre4dito muito nesse potencial que tem um comentário. Mas mesmo tendo conhecimento que podemos trair visitas desses blogs, eu prefiro não comentar neles, pois existem outros blogs que podem me beneficiar do mesmo modo.

      Sem contar que um blog não sobrevive somente de visitas vindas de outros blogs, devemos buscar valorizar mais o conteúdo e otimização para obtermos mais visitas vinda do maior buscador. Agradecemos sua participação.

  5. Ezequiel da Silva disse:

    É verdade meu amigo, eu já percebi isto também, mas eu não ligo, continuo fazendo meu trabalho e sei que em breve alcançarei meu sonho, e certamente você também.

    Também devemos deixar bem claro que existem alguns blogueiros considerados grandes que as vezes deixam comentários em blogs menores, mas a maioria realmente não tem essa atitude, sei lá, pode ser falta de tempo, medo, menosprezo… Eu respeito o jeito de cada um, mas este artigo me fez pensar bastante!

    Parabéns!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Ezequiel!

      Concordo com você, sempre existem suas exceções, mas a grande maioria nos trata conforme descreve o texto. O segredo é focar no objetivo e escrever conteúdo que possa conquistar os leitores. Abraços!

  6. Romário Araujo disse:

    Olá,
    Muito bom o artigo, porém eu descordo em algumas coisas, por exemplo eu comento em blogs grandes e as vezes eles nem aceitam os comentarios! Porém eu não deixo de comentar quando o artigo é interessante e o melhor de tudo é que acaba trazendo algumas visitas para o meu blog.
    Abraço

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Ramário!

      Entendo que os comentários são algo que nos ajuda bastante em termos de conquistar visitas, mas em blogs que não sabem valorizar os leitores, eu prefiro não comentar. Em questão de artigos interessantes, certamente encontraremos em blogs de pessoas mais humildes.

      Existe um blog muito famoso atualmente e que recebe mais de dez mil visitas diárias, porem eu nunca comento nele, até já deixei de ler seus artigos, hoje prefiro valorizar os pequenos que amanhã serão grandes.

      Mas não recomendo que ninguém seja radical como eu, cabe analisar e ver se vale a pena. Agradecemos por sua participação e por expor seu ponto de vista, o que agregou grande valor ao texto. Abraços!

  7. Izaque disse:

    Mirko.

    Acho interessante o assunto que você abordou, eu concordo com você na parte que blogueiros grandes não ajudam blogs pequenos por medo, entretanto acho que nem são todos os grandes blogueiros que fazem isso, vamos pensar um pouco bem nisso.

    O Helo – Dicas blogger, foi criado no dia 31 de dezembro de 2011, e praticamente eu tentava levar ele sempre ao sucesso, entretanto eu nunca via um comentário se quer de blogueiros grandes, mas eu achei a solução, o problema é que apenas alguns deles tem tempo para comentar, e mesmo assim não comentam, esse tipo de blogueiro realmente tem medo de nós. Mas olhe pelo meu lado, sabe o Iago? do BCF ele mesmo quase não comenta em meu blog, mas ele me disse que é pela falta de tempo, e ainda ele me comprou um domínio .com você acha que se ele não quisesse que meu blog fosse para frente, ele compraria esse domínio? acho que não. Mas cara eu não estou criticando seu artigo, por que eu tenho certeza que muitos por ai não comentam por causa do medo, mas só acho que não sejam todos.

    Abraços amigo.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Izaque!

      Também tenho o Iago como um grande blogueiro e uma pessoa bastante humilde.

      Mas se você leu meus comentários aqui nesse mesmo post, logo notará que minha intenção em momento algum foi generalizar todos os blogueiros, mesmo porque bem sei que existem pessoas humildes e dispostas a ajudar novos blogueiros. Mas a intenção do post era chamar a atenção das pessoas e seus pensamentos, e vejo que conseguir. Abraços!

  8. Gustavo Freitas disse:

    Mirko,
    antes de dar minha opinião gostaria de ressaltar que respeito muito seu trabalho e gosto muito de ler seus artigos. Mas preciso discordar de você nesse artigo, pois você generalizou quando “afirmou” que os grandes blogueiros tem medo dos pequenos blogueiros…

    Primeiro não concordo com esse tipo de nomenclatura, “grande”, “pequeno” isso é muito relativo. Se por exemplo você comparar qualquer um de meus blogs com o blog do Celso Lemes, do Paulo Faustino, do Adelson Smania ou do Marcos Lemos você irá me classificar como um blog pequeno. Agora se você comparar com outros blogs, já serei um blog grande…

    Considerando que sou um blog grande eu posso afirmar que não tenho medo dos novos blogueiros, pelo contrário, os vejo como pessoas das quais devo me aproximar, pois pensam e agem como eu e por isso temos assuntos em comum e podemos trocar ideias e projetos e por esse motivo criei o grupo Blogueiros no Facebook, pra termos um canal de comunicação.

    Sinceramente não gosto dessas comparações e generalizações, pois passa a falsa impressão de que a vida é muito simples, quando não é!

    quer saber o meu segredo pra me manter no auge por tanto tempo? Na verdade não é segredo, todos sabem! Eu sempre trabalho em meus blogs como se eles fossem uma empresa, um negócio e o foco principal do meu negócio é compartilhar o conhecimento com os leitores. Sempre foi assim, desde que comecei, há 4 anos atrás.

    Eu gosto muito de compartilhar conhecimento. Por isso escrevi meus e-books gratuitos (o que não quer dizer que não possa escrever um pago), criei a Revista Blogosfera, o Movimento Blogs Unidos e organizei o e-book acima que colocou como exemplo, e ainda faço no GF Soluções entrevistas com blogueiros (divulgando seus trabalhos) e na grande maioria são blogueiros do nicho do GF.

    Quanto aos comentários em outros blogs, coloquei como meta para 2012 e consegui aumentar muito os comentários que faço em outros blogs, mas humanamente falando é impossível atender a todos, já que não comento sem ler o artigo, ainda lembrando que tenho mais de 12 blogs e ainda respondo por 4 disciplinas na Faculdade que trabalho.

    Volto a dizer, gosto muito do seu trabalho e o acompanho, mas tive que fazer esse comentário, já que não compartilho de sua linha de raciocínio “sobre esse assunto”.

    Abraço e sucesso.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Gustavo!

      Desculpa pelo a demora em responder, mas no momento estou acessando da lan house, ainda estou com problema na linha telefônica.

      Entendo seu ponto de vista e concordo plenamente, quando criei esse artigo não o criei na intenção de desvalorizar nenhum de meus companheiros, nem muito menos subjugá-los, e embora pareça essa a mensagem que passei, mas na verdade minha intenção era apenas em criar um debate saudável a cerca do assunto, e conseguir meu objetivo.

      Levando em consideração alguns pontos do artigo, eu declaro que nos blogs desses tipos de blogueiros eu não comento, mas nós dois sabemos que eu comento em seus blogs, tanto no gfs quanto no qrc. Também comento no gerenciando blogs, são blogueiros que tem minha admiração, claro que todos que estão no topo fizeram por merecer, outros tiraram proveito de situações, mas não importa, estão no topo porque trabalharam para isso, e logo estaremos também, pois tenho objetivos e estou trabalhando para isso.

      Mas esse artigo foi bom, pois eu optei em trazer apenas o lado negativo, em um próximo falarei de pontos positivos que possam ajudar os leitores. Fico feliz que tenha deixado seu ponto de vista, isso é bem legal para todos que puderam fazer a leitura do artigo. Abraços e vamos que vamos.

  9. Renan disse:

    Olá Mirko,
    cara achei o assunto complicado, mas pra mim também é uma realidade, falta bastante humildade em muitos grandes blogueiros por ai!
    Como disse a Jaqueline ai, tem muitos que não estão nem aí para seus leitores, mas uma parte até entendo porque quanto maior for o blog mais coisas há para se fazer, mas mesmo assim não justifica não responder, são os leitores que faz do blog dele ser grande né!
    No mais, é isso ai. Ótimo Post!!

    Abraço!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Renan!

      Infelizmente existem muitos com essas características, embora no texto eu tenha generalizado, existem um remanescente que mesmo com todo sucesso que vem fazendo, continuam pessoas humildes. Abraços querido!

  10. Celso Lemes disse:

    Olá Mirko,
    Acho que você está generalizando um pouco as coisas. Se for assim todos os atuais blogueiros um dia serão arrogantes e não irão mais comentar em outros blogs, principalmente os blogs pequenos.
    Sim, eu comentou pouco, mas não porque eu tenho medo de alguma coisa. Na verdade eu ando sem tempo. Acredite em mim, quanto mais conhecido você for, mais as pessoas te procuram e nisso você se envolve em mais e mais projetos e acaba com pouco tempo para fazer coisas simples como o ato de comentar em outros blogs.
    Pode se ver claramente que eu não tenho medo da concorrência no meu blog, em que eu publico dezenas de artigos de outros blogueiros. Será que isso está me roubando leitores? Claro que não. Isso só está trazendo valor para o meu blog, pois agora os leitores conseguem encontrar artigos mais variados.
    Desculpe a sinceridade, mas o seu pensamento sobre o assunto é antiquado e necessita de uma revisão.

    Abraço!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Celso!

      Fico grato por sua participação e ponto de vista, na verdade sempre existe o trigo e o joio, só que nesse post meu objetivo foi falar somente sobre o joio, eu bem sei que existe blogueiros que mesmo tendo grandes ocupações, tiram um tempo e comentam em outros blogs, cedem espaços em seu blog para que outras pessoas possam publicar seus guest posts, e isso é bem legal, tenho conhecimento que você é uma pessoa muito ocupada, mas já presenciei você comentando em muitos blogs em fase de maturamento, e posso dizer que você é um dos remanescentes que permaneceram humilde, e se assim não o fosse, eu não entraria em seu blog nem muito menos perderia meu tempo comentando, pois sei me dar valor e valorizar minhas palavras, mesmo que muitas das vezes erradas, mas é isso que nos torna diferentes.

      Admiro seu trabalho, o trabalho do Gustavo, Adelson e muitos outros, o intuito desse artigo foi realmente em criar um debate e eu conseguir. Abraços e valeu pelo a brilhante participação.

  11. Túlio Sousa disse:

    Mirko, gente desse tipo que você citou realmente existe e, não são poucos. Mas também não podemos generalizar, como foi dito lá em cima, no primeiro comentário. Meu blog é pequeno, com cerca de 3000 pageviews por mês, mas me relaciono muito bem com alguns blogueiros “grandes” não só do mesmo segmento que eu. E sempre que possível procuro ajudar estes blogueiros com dicas, truques e informações, independente do tamanho do seu blog. Enfim, gente com má vontade existe no mundo todo. Mas acredito que também exista público para todo mundo. Cabe a cada blogueiro criar conteúdo relevante e interessante para fidelizar o leitor.

    Em tempo… cheguei ao seu blog através da publicação do link desse post no Facebook por uma amiga que escreve um blog sobre esmaltes. :op

  12. Didu Carvalho disse:

    Gostei muito da matéria,ótimas ideias e ótimos conselhos.Eu comecei um blog a pouco tempo e estou conseguindo ir bem(eu acho),lá eu dou a minha opinião sobre varias assuntos,programas de tv,animes,coisas do dia a dia…Se tiver alguma dica para me passar,agradeço.

  13. Sansao Machava disse:

    Espetacular! falou tudo Mirko, e exatamente isso que acontece, esse teu artigo incentiva-nos bastante, por que deixa claro que sucesso nao vai cair do ceu, para tal temos que trabalhar bastante e nao querermos ser oportunista e ajuda-nos a aprender valorizar os nossos Leitores