O seu blog inspira confiança?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Fabio Vasconcelos

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A internet é um espaço livre. Muitos especialistas acreditam que ela pode ser comparada a uma terra sem lei, ou, em um cenário menos drástico, a uma fronteira com pouca fiscalização. Sem dúvidas, esse é um espaço onde a regulamentação e o uso ainda não estão em igual proporção.

Não é preciso ser um grande estudioso para perceber que a liberdade é um traço da web. As pessoas falam o que querem, muitas vezes sem medo de uma retaliação ou de uma observação da lei. Há quem pense que há uma carta branca para escrever online.

Em muitos aspectos, esse uso democrático é construtivo e muito importante para o nosso cenário globalizado. Entretanto, existem problemas que são gerados diretamente por essa característica. Quem nunca caiu numa mentira lida em uma página qualquer?

Se você utiliza a internet para trabalhar, certamente também é um usuário entusiasmado desta ferramenta. Portanto, com certeza você já tomou conhecimento dos golpes que são aplicados na web, dos perigos que ela pode trazer ou mesmo, simplesmente, acabou lendo e acreditando em uma matéria falaciosa que estava circulando nas redes sociais.

Bom, você pode estar se perguntando por que eu estou falando tudo isso. É muito simples: assim como você tem cautela para usar a internet, os seus leitores também tem. Por isso, se você quer ganhar dinheiro com blog ou site, deve aprender a importância de ter credibilidade a sua página. Sim, eu estou falando de confiança!

O seu blog inspira confiança

Uma construção conjunta – Fale sempre a verdade

Esse é um ponto básico quando falamos de credibilidade. Ninguém tem sucesso trabalhando pela internet se não tiver transparência. O seu lead/leitor deve confiar no que você está dizendo e para isso só há um meio: a verdade.

Você deve ser sincero no que você fala em seu blog ou site. Isso quer dizer que é necessário uma vasta busca por fatos, a apresentação de provas, demonstrações de suas vivencias pessoais e muito mais. Se você quer convencê-los, não abra mão de disponibilizar um conteúdo realmente verdadeiro e útil.

Amigos, amigos – Negócios à parte

É muito comum cedermos um pequeno espaço nas nossas páginas para os nossos amigos. Seja para uma propaganda, seja para um guest pots, seja para um link aparentemente inocente. A camaradagem não faz mal para a sua credibilidade quando você tem critérios para usá-la. Por isso, é preciso cuidado e atenção.

Mesmo que uma propaganda não seja, necessariamente, escolhida por você, ela tem influencia para os seus leitores. Se tem um banner no seu site ou blog que leve a uma outra página com uma reputação ruim, isso pode acabar sobrando para você.

É importante que você faça uma triagem. Busque sempre veicular anúncios de produtos confiáveis, serviços que tenham resultado real ou de empresas/empreendedores que tenham uma política semelhante à sua de transparência com os seus leitores.

Não adianta dizer que tudo é bom

Fazer postagens patrocinadas faz parte da vida de quem ganha dinheiro pela internet. Os blogs tem um importante papel para destacar uma série de produtos vendidos pela internet ou fora dela. As pessoas buscam a opinião de quem escreve para saber se a compra vale a pena.

No mundo do marketing digital, os infoprodutos tem grande rotatividade. É muito comum fazer parte de testes, lançamentos e analise de conteúdos. Se eu seu blog ou site se destacar, com certeza será importante para você estar por dentro das novidades e comentá-las para os seus leitores. Bom, mas isso acontece com quase todos os segmentos na internet, tanto para produtos e serviços digitais, quanto para produtos e serviços físicos.

Se você quer ter sucesso trabalhando através da web, então precisa estar disposto a testar e falar sobre o que vem surgindo em sua área. Neste ponto, mais uma vez temos que prestar atenção na honestidade e na transparência exigida pelos leitores.

Não adianta dizer que todos os lançamentos são bons, nem que todos funcionam maravilhosamente bem. Você deve estabelecer métodos para analisar e pontuar os produtos ou serviços que você testou.

É importante dizer as suas impressões pessoais, falar sobre os custos, explanar sobre as implicações e mesmo falar sobre as falhas. Se você fizer propaganda positiva de um item ruim, certamente você irá perder a confiança do seu público.

 

Histórias reais sempre contam mais

Por último, eu quero destacar que você deve sempre ser o personagem principal do seu site ou blog. Ganhar dinheiro trabalhando online muitas vezes significa se expor. Falar de você e da sua experiência é uma arma vital para ganhar credibilidade.

Fale sobre o seu conhecimento de causa, o porquê de você trabalhar com aquele nicho, os seus altos e baixos na internet e sempre ofereça um canal aberto com o seu público.

É importante frisar que a confiança vem de uma relação. Por isso, não se envergonhe de falar sobre os momentos que você fez escolhas erradas trabalhando pela internet e saiba dividir os segredos reais da sua área com quem esta te acompanhando. Assim, certamente você terá leitores fieis.

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4 Comentários

  • adimilton disse:

    Muito Legal a sua visão. Creio que para termos sucesso na vida devemos ser honestos e transparentes.

  • Édio Dias disse:

    Ótimo artigo Fábio. Credibilidade é realmente um Valor imensurável que deve caracterizar um profissional Webmarketer. Como você disse, a Internet, por ser livre, infelizmente está permeada de mentiras disfarçadas em verdades! Mas como diz o ditato: “A mentira tem pernas curtas”, logo ela será desmascarada e prevalecerá o verdadeiro, e é nele que o iniciante deverá se apoiar, até poder “andar com suas próprias pernas”. Abraços!

    1. Olá Édio,

      Obrigado pelo Comentário..

      Abs!

  • Ola caro Fabio, quero desta vez lhe parabenizar por este artigo de suma importancia. Pois é realmente assim que as coisas funcionam, sempre com sinceridade e honestidade. 1 forte abraço e muito sucesso! Neraldo Santana

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