Onde estão as blogueiras?

Uma coisa que tenho notado dentro da “blogosfera” é que parece existir uma barreira entre blogueiros e blogueiras, ou seja, Tenho observado que a participação das blogueiras tem sido muito pouca dentro de metablogger, quase não se ver a participação dessas mulheres em blogs com seus comentários. Em um blog onde temos 40 comentários, 90% deles são de blogueiros, o que resta apenas 10% de participação das blogueiras. Por esse motivo resolvi criar esse artigo, para pode ter um esclarecimento por parte de todos que puderem acompanhá-lo, principalmente por parte das blogueiras, esse é um artigo escrito especialmente para as mulheres, o intuito é saber por que esse afastamento dentro da blogosfera, mas claro que a participação dos blogueiros aqui é muito importante também, não poderíamos deixar de ouvir suas opiniões a respeito do assunto, afinal de contas, é sobre eles também que estamos falando.

QUEREMOS A PARTICIPAÇÃO DAS BLOGUEIRAS

Hoje estava pensando nessa situação, e acabei notando que a quantidade de blogueiras renomadas não é tão grande comparado com o número de blogueiros, o motivo confesso que não sei explicar, mas realmente a participação delas está deixando muito a desejar. Esse artigo é um critica as mulheres blogueiras? De forma alguma! Ele é mais um incentivo para todas elas. Queremos ver mais suas participações ativas dentro da blogosfera. Acredito que essa classe tem muito a explorar e a oferecer para todos nós, vou mais alem e digo: Um artigo escrito por uma blogueira tem uma tendência de ser mais elaborado que por um blogueiro, e os motivos são vários.

As mulheres costumam ser mais organizadas que os homens, suas tarefas sempre são realizadas e com bastante dedicação, mulheres costumam ter uma visão melhor quando se trata de estética, todos esses motivos me fez acreditar que blogueiras tem condições de estarem à frente de grandes projetos e fazer muito sucesso.

POR ONDE ANDAM AS BLOGUEIRAS?

www.truedicas.com

Mas a grande questão é, onde essas mulheres estão, e o que a maioria costuma abordar em seus blogs? Não tenho certeza, mas talvez pelo a escolha do nicho que a maioria costuma seguir, esse seja o maior motivo pelo seu afastamento de blogs do tipo metablogging, ou seja, talvez muitas não tenham muito interesse no assunto que tratamos, e prefira visitar apenas blogs relacionados com o seu tipo de nicho. Se pensarmos dessa forma talvez esse seja o ponto chave da questão, porque, dificilmente um blogueiro que aborda ganhar dinheiro com blog, visitará um blog que trate sobre xadrez, ou até mesmo beleza feminina, masculina, moda, e deixe um comentário.

Embora mesmo com todos esses exemplos citados, acho muito estranho, já que hoje criar um blog está totalmente relacionado à monetização, temos que fazer o que mais gostamos, porem não podemos negar que a monetização é algo que já está casada com a criação de um blog.  Quem cria um blog hoje, mesmo sem ter nenhuma visita, já pensa em monetizar e ganhar dinheiro com ele. Em qualquer tipo de nicho a monetização é possível de ser aplicada, claro que nem todos terão um bom rendimento, mas algo se pode ganhar com ele.

A DÚVIDA CONTINUA NO AR

Talvez eu não tenha parado para pensar, que o número de mulheres na blogosfera seja menor que o número de homens, mas será que isso explicaria o afastamento dessas poucas mulheres atuantes? Em minha visão acredito que não justifica, acho que a participação delas em outros blogs é fundamental para todos, em termos de aprendizado, e ensinamentos. Queremos uma blogosfera unida e melhor, onde todos possam desfrutar dos privilégios que ela nos proporciona. Quem sabe não seja uma falta de motivação por parte dessas  blogueiras, ou até mesmo por não saberem que a participação ativa na blogosfera é um fator muito importante para tornar um blog conhecido e receber mais tráfego qualificado? Blogueiras, o que está acontecendo? Onde vocês estão?

O QUE VOCÊ ACHA DESSA SITUAÇÃO?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

22 Comentários

  1. Dani Fuller disse:

    Então…como vc falou é mais a questão de nicho mesmo… naquele que eu participava…. a maioria que vemos são mulheres e eu também me perguntava mas onde estão os homens? E achei eles por aqui e também senti falta das mulheres…

    Pelo que pude acompanhar elas preferiram focar em hobbies ou naquilo que elas já praticam e fazem normalmente no dia a dia para expor no blog… isso facilita muito para nós que o tempo é corrido… tem q cuidar da casa, trabalha fora, estuda isso e aquilo rs…. As maiores participações aqui no Brasil q eu fui são os blogs de moda, beleza, e os literários… já deu uma conferida??

    E conheci recentemente… lá fora as blogueiras de maior destaque são aquelas que unem quase tudo isso.. são os famossos Mommy Blogs… q me chamaram bastante atenção pela diversificação conteúdo… dão dicas de criação, alimentação, social, blog e muito mais.

    bjsss

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Dani!
      Muito obrigado por sua participação e por expor seu pensamentos e conhecimentos a cerca dos assuntos, talvez você não lebre mais sempre estou descontraindo com você no twitter.

      Quanto à questão da participação das mulheres eu ainda acho que falta algo mais, porque para elas criarem um blog, mesmo em nicho diferente, precisam aprender algo sobre como levar o blog mais para um lado profissional, acredito que os metablogger são os melhores lugares para aprender tudo sobre blog, não falo sobre nichos, pois um metablogger jamais irá fornecer uma dica de como cuidar da beleza, a não ser que o profissional tenha conhecimento do assunto, mas estaria fugindo do assunto abordado em seu blog. Mas ele pode ensinar como preparar um bom artigo, como otimizar, coisas do tipo. Mas foi um prazer saber um pouco mais sobre o trabalho de vocês.

      • Dani Fuller disse:

        Nossa… é mesmo rs rs rs

        Ahh sobre virar profissional a Jade deu um bom exemplo.. e é quase isso que pude perceber tb…. E tem algumas garotas que acham que vão perder a identidade ou é quase uma ofensa a elas ou ao leitor colocar propaganda no blog ¬¬ acho isso bem sem nexo rs.

        E que sejam profissionais como os metablogs ainda não acompanhei, mas existem aquelas que já vivem pelo que ganha do blog por exemplo… mas é mais por acaso, do que por algo que ela realmente fez no blog… se preocupando com SEO, monetização isso e aquilo… engraçado né?

  2. Jaqueline disse:

    Sabe que você tem razão? Eu estou sempre por aqui, lendo seus artigos, recebo sua newsletter, mas nunca comentei.
    E olha que meu blog está apenas no começo (inaugurado dia 26/01/2012)!
    Super amo os artigos tratados aqui no DinheiroMais, sobremodo para mim que sou iniciante. Todos são muito valiosos.

    Mas vou começar a interagir mais, afinal, preciso ser mais sociável, certo? 😉

    A propósito, o DinheiroMais podia fazer um post ensinando-nos sobre os sorteios. Vi alguns blogs ensinando isso, mas a única coisa que falam é que as regras são os blogueiros que fazem, ou então, que pode ser por papelzinho ou eletrônico. Enfim… A dúvida é: como usar o Random ou Contest Machine para fazer sorteios para os que curtem a Fun Page no face, no twitter e no youtube (separadamente).

    Podem nos ajudar, por favor???

    Muito obrigada 😉
    Um beijo ;*

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Jaqueline!

      Ser participativa em blogs é uma peça chave para o crescimento de um blog, e principalmente para você criar a sua imagem na internet, quando você participa de várias blogs sempre comentando, você se torna popular e acaba chamando a atenção de outros leitores, que acaba por visita seu blog e se torna leitor assíduo.

      Por esse motivo que é importante a participação em outros blogs comentando e interagindo. Quanto a questão dos sorteios, acredito que o Fabio irá analisar e se possível, acredito que ele criará um post ou indicará algo interessante para ajudar, também em uma outra oportunidade eu posso criar algo do tipo com a permissão dele, já que sou apenas um autor do blog. Queremos ver sempre sua participação por aqui. Abraços!

  3. Cássia Santana disse:

    Olá, gosto muito de blogar e quando comecei a monetização estava ligada ao mesmo (indiretamente). Passei a pesquisar vários tipos de blogs como o seu, não pela questão da monetização em si (acho que isso acontece naturalmente quando se acerta no nicho e no conteúdo), para aprender como otimizá-lo.
    Quanto a não comentar, é pela falta de tempo e pela preferência em comentar nos blogs com o mesmo nicho.
    E também ainda existe o preconceito com quem trabalha via Internet (no intuito de ganhar dinheiro), parece vida “fácil”, menos importante. E às vezes para ganhar dinheiro pode demorar meses, tempo, e dedicação, as pessoas ao redor não entendem e não aceitam. Acabam nos dirigindo para outro lado.

  4. Jade Amorim disse:

    Desculpe, mas nem todos que criam um blog querem ganhar dinheiro com ele. No nicho em que atuo (literário/pessoal), a situação de inverte, sempre, 90% dos comentários são blogueiras, com dois ou três gatos pingados de homem.

    Blogs cheio de anúncios, propaganda e tudo o mais nos desagrada. Falo isso porque faço parte do projeto Volta, Mundo Blogueiro, onde falamos sobre como o blog deixou de ser o que originalmente era, um diário virtual.

    Existem zilhões de blogs femininos que vendem modas, cosméticos e tudo o mais. É um lugar bem irritante para o nicho que participo. Não queremos vender, fazer falsas propagandas.

    Acho que para as mulheres a blogsfera é um hobbie, um lugar para desabafar e ser ouvido. Vender? Ganhar dinheiro? Não, isso não é tão importante para a maioria.

    Apesar de que boa parte das blogueiras agora resolveram começar com essa de parcerias e talz, e sinto informar que a qualidade desse conteúdo anda bem baixa. Geralmente são garotas muito novas que estão envolvidas por aqui.

    E ser um blog de sucesso não quer dizer ganhar rios de dinheiro. Afinal, defina sucesso. 🙂

    http://www.jadeamorim.com.br

    • Mirko Filipovic disse:

      Olá Jade, gostei do seu ponto de vista, você defendeu bem e nos trouxe um leque de informações, quando criei esse artigo, minha intenção não era em menosprezar as mulheres, nem tão pouco criticá-las, é tanto que se observarmos o conteúdo, não encontramos nenhuma critica, apenas um pedido de participação delas em metablogger.

      Outro ponto que gostaria de mostrar, é que não sou o dono do dinheiro mais, apenas sou um autor do blog, sou dono do truedicas.com e abordo assuntos sobre rentabilização, gestão e planejamento de blogs, entre outros assuntos referentes a criar um blog. O Fabio dono do dinheiro mais, também aborda vários tipos de assuntos aqui no dinheiro mais, e não apenas formas de ganhar dinheiro com um blog. Sendo assim, acreditamos que a sobrevivência de um blog em qualquer que seja o nicho de mercado depende de saber muitos conceitos que abordamos em nossos blogs.

      Tenho certeza que você sempre acompanha o trabalho do Fabio, se não fosse assim você não teria deixado sua participação com um comentário que abrilhantou ainda mais o conteúdo, nos trazendo a forma que as mulheres blogueiras pensam. Isso é fundamental para que venhamos entender os motivos pelo qual muitas blogueiras não comentam em blogs do nicho que trabalhamos. Também acredito que sua participação aqui tem sido por algo que o Fabio publica e tem lhe sido de grande valia.

      Um blog de sucesso é um blog que tem seus pés firmado devido a grande qualidade dos conteúdos publicados e bem aceite por seus leitores e visitantes, também pelo a qualidade do blogueiro que está por trás do projeto, é um blog que é tratado como uma empresa ou negócio sério, onde cada artigo escrito tem um alvo certo. Um blog profissional não se trata tão somente de ganhar dinheiro, isso todos sabemos. Mas acredito que a era do diário não volta mais, pois as pessoas estão evoluindo e acompanhando as tendências de mercado. Obrigado por sua participação, abraços!

    • Jade Amorim disse:

      Mirko Filipovic Conheço o trabalho do Fabio a alguns anos porque meu blog apesar de ser um lugar meu e que acompanha as minhas tendências, sempre busquei informação de como otimizá-lo, na questão de aspecto visual, boa visibilidade através do google. Ouve até uma época que considerei trabalhar com anúncios, mas achei que a página ficaria poluída e geralmente meus leitores não estão ali para comprar.

      Em momento algum achei que houvesse menosprezado as mulheres, apenas quis dizer que muitas de nós não nos sentimos atraídas pelos metablogger. Apesar de, como dize a Dani Fuller no comentário abaixo, existir atualmente uma grande quantidade de Mommy Blogs, a grande maioria das blogueiras são adolescentes (veja-me, entrei na blogsfera aos quatorze anos de idade) e, se visam algum tipo de lucro, é coisa mínima, como parceria com algumas lojas que enviam brindes para que você divulgue seu review e tudo o mais.

      Acho, aliás, que essas blogueiras precisam urgentemente de algum tipo de especialização, aprender algumas técnicas do que é vender online, pois a sutiliza nesse aspecto é o principal e muitas delas enchem suas páginas com parafernalhas onde quem entra ali é apenas para ter o seu "comentário" retribuído.

      Confesso que pouco me atentei para o autor da postagem, mas também conheço seu blog. Compreendo o trabalho de vocês e concordo em gênero, número e grau. Recebo as news do Dinheiro Mais por email e sempre estou lendo os artigos que se adequam as minhas necessidades.

      Acho que por o nicho dos blogs femininos abordarem um outro aspecto na blogsfera, é que elas pouco se manifestam por aqui. Eu, mesma, não conseguiria pensar num motivo para o meu conteúdo lhes ser agradável ou até mesmo útil. Infelizmente são poucos os que se dignam a comentar sem querer ser retribuído, lido com comentários do tipo "adorei aqui, to seguindo, me segue?" a cada postagem.

      Diferentemente dos homens que blogam já com uma idade mais avançada, garotas entram na blogsfera aos onze e simplesmente nunca se interessaram com conteúdo de qualidade e cortesia senão para ter suas visitas retribuídas e aumentar o número de visitas diárias.

      Eu, como estudante nata de jornalismo que sou, já busquei polemizar esses aspectos em dois textos desde que voltei à blogsfera no começo do ano.

      http://www.jadeamorim.com.br/2012/02/vamos-voltar-ser-tipicos.html
      http://www.jadeamorim.com.br/2012/04/porta-da-rua-e-serventia-da-casa.html

      Gostei de sua definição de sucesso, realmente ser bem aceito por seus leitores, levar o compromisso à sério é o que define muitos blogueiros de sucesso. Mas, às vezes, o único problema é que o blogueiro é bem visto, mas por poucos. Digo porque conheço blogs maravilhosos, mas que tenho certeza de que você nunca ouviu falar, como também sei que acontece o inverso.

      Infelizmente o nosso nicho principal não é tão popular assim. 🙂

      Enfim, melhor parar por aqui, pois já escrevi demais.

      Beijos.

  5. Almy Fróes disse:

    Realmente existem poucas blogueiras por aí.Uma que destacaria é a Liange Angeli, do http://muitochique.com

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Almy!

      É o que estou achando, mas como já foi falado aqui em alguns comentários, muitas preferem trabalhar em nichos específicos, de mulher para mulher. Abraços!

  6. Mirko Filipovic disse:

    Saudações Cassia!

    Embora a falta de tempo seja de fato um grande vilão, acredito que a participação em outros blogs seja muitíssimo importante, principalmente em blogs que fazem uso do commentluv, que da a oportunidade do comentador receber um link para seu blog, e sabemos da importância dos backlinks dentro de um blog, esperamos ver mais sua participação aqui e em outros blogs com seus comentários, sem contar que um bom comentário agrega valores ao artigo. Abraços!

  7. Lugirão disse:

    Assino o feed de vários blogs,de vários nichos, metablogs, tecnologia, relacionados ao linux, artesanato, beleza,poesia…
    Comento pouco mais por uma questão de tempo, olha a hora que estou vendo o teu post, 1:36,acabei de chegar do trabalho.
    Tem muita mulher blogueira, mas a grande maioria tem blogs por prazer,até coloquei uns anúncios no meu espaço, nunca ganhei dinheiro com o blog, nunca me interessou.
    Agora tem umas blogueiras ganhando dinheiro sim, principalmente a turma que fala de beleza, vc já deu uma olhada nesse nicho? e a turma do artesanato?
    Para ganhar dinheiro na net tem que ter muita dedicação, horas e horas na frente do computador, não combina muito com a vida corrida da maioria das mulheres, filhos , marido, casa…. talvez seja por isso.
    Não me vejo passando horas no computador, nas redes sociais, fico cansada só em pensar,rs.
    Mas estou atenta ao que acontece.
    Bom feriadão!

    • Dani Fuller disse:

      Ahahaha verdade..
      Mas eu apesar de ser mulher… sou um pouco diferente delas.. pq eu não tenho talentos manuais.. e apesar de me cuidar e ler muito sobre isso… ñ consigo ficar falando sobre moda e beleza…. E como ainda ñ tenho filhos e nem sou casada… e gosto de ficar em casa.. prefiro ficar o dia inteiro (qdo ñ estou trabalhando) justamente na internet, redes sociais e olhando os blogs heeheh

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Lugirão!

      Agradecemos sua participação comentando,quando recebemos um comentário de nossos leitores, isso ajuda a nos mantermos mais motivados, pois significa que tem pessoas que estão lendo nosso trabalho e interagindo, sei que não é nada fácil a vida de vocês, mas acredito que podemos contar mais com a participação de vocês comentando nos blogs. Abraços!

  8. Paulo Valle disse:

    Aqui, hoje, as mulheres estão em maioria.
    Creio que tem muito haver com o nicho de blogagem.
    As mulheres são mais voltadas para o conteúdo e há uma certa divergência de interesses.
    No meu blog tem uma escritora, mas não vejo ela viajando muito no meio do metablog. Ela mal se interessa em fazer a publicação, prefere mandar o material para que eu o formate.
    Pelo exemplo em seu blog, aqui nesta postagem, parece que elas são grandes leitoras, mas pouco comentadoras.
    Quem sabe se provocarmos mais elas, elas aparecem com mais freqüência?

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Paulo!

      Essa foi minha intenção, fazer com que elas se mostrem e deixem sua opinião, acredito que funcionou. E como você mesmo falou, acho que é por motivos de nichos diferentes, outras colegas também citaram que elas costumam se reservarem e escreverem para elas mesmas. É uma opção, mas quem sabe isso não possa mudar um pouco? Abraços!

  9. Patrícia Vasques disse:

    Olá Mirko

    Muito interessante a tua “chamada” para as mulheres se manifestarem. Eu particularmente não comento tanto porque preciso organizar melhor o meu tempo. Separei tempos determinados para cada atividade, mas não separei a hora para os comentários. Pelo Analytics vejo que os poucos comentários que já fiz estão trazendo muitas visitas.
    Leio vários blogs e com certeza vou me organizar para comentar mais, pois é importante para se tornar conhecido também.

    Abraço

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Patricia!

      Essa foi à intenção, ver vocês mais participativa em nosso humilde cantinho. Acredito que os comentários são uma forma poderosa de criar uma imagem na internet e tornar o blog mais conhecido, atingindo novos horizontes. Fabio já escreveu aqui no dinheiro mais, porque devemos comentar em outros blogs, acredito ser fundamental, até mesmo porque como queremos receber comentários, é obvio que quem nos visita também tenha esse desejo. Pode até parecer estranho por muitos, mas tenho o habito de acompanhar todos os blogs das pessoas que me visitam e comentam… mesmo em nichos diferente, isso é uma prova que sei valorizar a todos independente do nicho de atuação. Abraços, e agradecemos a sua ilustre presença.

  10. Carina Silva disse:

    Estamos aqui!

    Mas pelo menos eu, quase não comento por falta de tempo! Preciso me organizar melhor! Já visitei seu site várias vezes e inclusiver assino o feed, mas tempo o tempo é curto!

    Estou no comecinho com meu blog e venho aqui sempre para ver mais dicas, principalmente para iniciantes como eu!

    Acho que devagarzinho as mulheres vão aparecer na blogsfera! To chegando, devagar, mas tô.

    Até.

    • Moisés Santos disse:

      Saudações Carina!

      Fico contente com sua presença e participação aqui no blog. Realmente, muitas vezes as responsabilidades acabam tomando parte desse tempo, então fica um pouco difícil a interação em outros blogs. Mas esperamos contar com você mais vezes aqui. Abração!

  11. brindes personalizados disse:

    Olá a todos, Eu cheguei a este site enquanto fazia pesquisa sobre este assunto e confesso que o conteudo que lí é de admirar, seu site é bem rico em conteudo, muito superior aos que venho visitado. Eu adicionei-o aos meu favoritos e no meus bookmarks. Parabéns!!!