Pense muito bem antes de utilizar um serviço gratuito de E-mail Marketing

Apesar de não recomendar que faça E-mail Marketing com serviços gratuitos, a grande maioria começa com estes serviços, pois não tem dinheiro para investir inicialmente em um serviço de qualidade.

Utilizar um serviço de E-mail Marketing gratuito tem alguns riscos que tem que serem analisados para ver se realmente vale a pena começar com ele.

Não tem uma Boa Taxa de entregabilidade

Muitos que utilizam os serviços gratuitos de E-mail Marketing não entendem a importância da entregabilidade dos e-mails para a sua lista e isso faz os mesmos perderem centenas de reais por não compreender este fator.

Quando falo que não tem uma boa taxa de entregabilidade não estou falando que ele não entregará os e-mails e sim, que uma porcentagem dos e-mails que são enviados por esses serviços gratuitos vão para na caixa de spam.

Se você enviar um e-mail para uma lista de 1000 contatos, oferecendo um produto que tem uma comissão de 50 reais e desses 1000 contatos somente uns 400 receberem o seu e-mail na caixa de entrada e desses 400 só 10 pessoas adquirirem o seu produto, você ganhará 500 reais.

Isso é possível fazer com um serviço de E-mail Marketing gratuito, mas imagine se tiver utilizando um serviço de Email Marketing Profissional que tem uma taxa de entrega superior , que ao enviar o mesmo e-mail para a mesma lista e ao invés de seu e-mail ter alcance de 400 caixas de entrada, ele consegue 800.

Pegando o exemplo com a mesma taxa de conversão citada acima, desses 800 apenas 20 pessoas adquiri o seu produto, você ira ganhar 1000 reais, ou seja, o dobro, e somente com um e-mail.

Se pararmos para pensar a médio e longo prazo, quanto mais tempo utilizar um serviço de E-mail Marketing gratuito mais dinheiro vai irá perder.

  • 9 Motivos para usar o Aweber

Perda dos contatos na transição para outro autoresponder

Depois de ter ficado um bom tempo com o seu serviço grátis de E-mail Marketing, você resolve passar para um serviço profissional e descobre que, todos os seus contatos vão ter que confirmar novamente a sua assinatura, pois a maioria dos serviços profissionais por motivo de segurança quando é adicionada uma lista de contatos é necessária à confirmação dos mesmos que querem receber suas mensagens.

Este para mim é o maior transtorno, pois a maioria não confirma e se perde um bom pedaço da lista.

Por isso que tem que se pensar muito antes de utilizar um serviço de E-mail Marketing gratuito, pois no futuro se você quiser passar para um profissional poderá ter alguns problemas como este e ter uma dor de cabeça enorme.

A falta de filtros importantes para a conversão

Na maioria dos serviços grátis existem poucas formas de filtrar a nossa lista. E-mail Marketing não é somente enviar e-mails, e sim temos que entender a nossa lista, temos que ter o controle de quem abriu e quem não abriu o e-mail enviado.

Temos que saber quem clicou no link e quem não clicou no link de dentro do e-mail. Temos que ter o controle de quantos contatos estamos conseguindo por dia, semana e mês. Descobrir qual é o dia que estamos capturando mais contatos e da onde esta acontecendo isso.

Filtros assim é difícil encontrar em um serviço grátis e desta forma fica difícil ter um controle sobre a lista.

Por isso que digo pense muito bem antes de utilizar um serviço gratuito de E-mail Marketing.

Serviços de E-mail Marketing gratuitos que recomendo

Depois de ter dado o aviso acima dos riscos que se tem em utilizar um serviço de E-mail Marketing gratuito, deixo a dica de dois serviços de E-mail Marketing gratuito caso ainda seja uma opção para você.

Foi o tempo que conhecia vários serviços de e-mail Marketing gratuitos, podemos dizer que estou por fora desses serviços, mas acredito que conheço os dois melhores do momento que são o E-goi e o Listwire.

E-goi

O E-goi e a melhor opção, pois é um serviço profissional de E-mail Marketing que tem um plano grátis de até 500 contatos.

Contem vários filtros de acompanhamento, também tem alguns formulários legais. Recomendo que se for para utilizar um autoresponder gratuito comece com ele.

Listwire

Não conheço muito este autoresponder, mas tenho alguns amigos que vem utilizando. Pelo que estou vendo ele parece estar cumprindo o seu papel de serviço de E-mail Marketing gratuito muito bem, então deixo ele como segunda opção de serviço de E-mail Marketing gratuito.

O Jordão do blog rentabilização fez um tutorial completo de como utilizar este autoresponder confira abaixo.

Se você não quer correr o risco com serviços de e-mail Marketing gratuitos e quer adquirir um profissional, nós recomendamos o Aweber, pois é simplesmente o melhor que existe.

 

Conclusão

Mesmo estas opções grátis funcionando perfeitamente, lembre-se você esta perdendo dinheiro, pois a entrega dos serviços profissionais é maior, e quanto maior a taxa de entrega, mais dinheiro se ganham ok!

 Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Jordão Felix disse:

    Olá Fábio, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por citar o meu tutorial, fico feliz em poder contribuir para seu post.

    Muito bom seu artigo meu velho e realmente quando desejamos efetuar um trabalho profissional precisamos da ênfase a alguns fatores que depois podemos nos arrepender. Eu recomendo para qualquer pessoa que esta iniciando e ainda não ganha suficiente para manter um serviço pago como o Autoresponder Listwire, pois apesar de ser grato ele é completo e tem todas as opções de um serviço pago.

    Levando em consideração o que você colocou sobre a migração, realmente perdemos centenas e até milhares de contatos, eu vou migrar este mês para um serviço pago devido a grande demanda dos meus projetos na internet e provavelmente uma boa cota dos meus prospectos não irão confirmar. Justamente por isso que estou migrando enquanto a lista não se torna gigante pois ainda estou com pouco mais de 800 contatos no Listwire, mas esta crescendo muito rápido e isso pode ser prejudicial na hora da migração.

    De qualquer forma se a pessoa tem condições de manter um serviço pago eu recomendo o investimento logo de inicio, mas quem esta iniciando e deseja começar uma lista para manter o retorno dos visitantes, pode ter um autoresponder profissional e grátis como o Listwire, pois para mim é a melhor opção.

    Abraço Fábio e obrigado pelas dicas.

  2. Debora Marchezan disse:

    oi…mande um email perguntando sobre o curso mais até agora n obtive resposta.estou interessada em fazer, porém gostaria de algumas informações!

  3. Luciano Cokado disse:

    Olá Fábio,

    Parabéns pelo artigo! Já passei por todos os problemas descritos por você e sei na pele o preço que é trabalhar com serviços de email marketing de má qualidade.

    Porém gostaria de deixar aqui que se deve escolher muito bem até mesmo os serviços pagos. Estar pagando por uma ferramenta não significa que ela é a melhor opção, tanto que, há alguns meses atrás vinha utilizando o PTSender, configurei um email para a divulgação do Circulo dos Milionários para uma de minhas listas, aproximadamente uns 2000 contatos e envie. No outro dia fui verificar o estado da campanha e para minha surpresa o email foi enviado para 38 mil pessoas ( que até hoje não sei como pois minha conta tinha no máximo uns 3000 mil contatos ), e ainda seria enviado para mais umas 5 mil se eu não tivesse parado.

    Como resultado recebi diversos emails de pessoas que não se cadastraram em nenhuma de minhas páginas de captura reclamando por estar enviando spam e minha conta de afiliado do Círculo dos Milionários suspensa.

    Como resposta de minha reclamação ao suporte do ptsender, disseram apenas que tiveram instabilidade no sistema.

    Experiência que não desejo a ninguém mas que me serviu de lição para que eu pesquise muito bem antes de contratar os serviços de qualquer empresa.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Luciano,
      Pois é, o Pt Sender foi culpado direto por eu demorar a ganhar dinheiro na internet. Eu tinha uma lista superior a 4 mil contatos e quando enviava uma e-mail para minha lista só 70 ou 80 contatos abriam o e-mail.

      Troquei para o Aweber, perdi quase todos os contatos, mas hoje tenho um pouco mais de 6 mil contatos e em média quando envio um e-mail umas 800 pessoas abrem.

      Para quem trabalha com E-mail Marketing sabe o quanto isso representa em vendas.

      Hoje não saio do Aweber por nada.

      Abs!

  4. Cheferson Amaro disse:

    Fabio, boa tarde. Sinceridade cara, antes cheguei a usar um autoresponder numa hospedagem num script php, até que era bom, o problema era que tinha um limite de envio de 200 emails por hora, por isso preferi pagar um serviço próprio. Pesquisei vários inclusive o próprio Aweber que é muito bom. Ai encontrei outro grande problema: quando você começa a ter acima de 5.000 contatos o valor fica mais de 300 reais. sinceridade, eu recomendo esse Autoresponder: http://www.trafficwave.net/members/zengoldabil.

    só tem vantagens, ele está em ingles sim, mas tem ilimitadas mensagens, número de contatos ilimitados, campanhas idem, sua lista pode ter 1 milhão de contatos ou 1 contato, vc sempre pagará o valor de 17,95 dólares, uma verdadeira pechincha e ainda tem programa de afiliados ::) vale a pesquisa.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Cheferson,

      Olha só, eu tenho a certeza que quando você estiver pagando 300 por mês por um autoresponder você estará ganhando no minimo 5 vezes mais do que isso. Eu recomendo utilizar o Aweber, pois é o melhor que conheço.
      Já este autoresponder que você indicou acredito que seja bom e é o mesmo que Dani Edson utiliza, parece ser uma boa alternativa.

      Abs!