Porque você não deve se importar com a taxa de rejeição do seu blog

A taxa de rejeição é levada como um critério de muita importância para muitos blogueiros, ela é serve como um medidor de qualidade, se o blog esta com uma taxa rejeição muito elevada o conteúdo não esta sendo relevante o suficiente, ou seja, a qualidade esta em baixa. Mas, se o blog tem uma porcentagem pequena de rejeição o blog esta decolando.

Se formos procurar no Google, vamos encontrar vários blogs dando dicas de como manter o visitante por mais tempo no blog, realmente é válido tentar de todas as formas para manter os visitantes dentro do nosso blog, mas temos que entender que, para quem trabalha com programas de afiliados, não tem porque se preocupar com a taxa de rejeição do seu blog.

Blogs do Nicho Ganhar Dinheiro Na Internet não deve se preocupar com a taxa de rejeição!

Você deve estar pensando que estou louco? Mas, não estou louco não!

Algum tempo atrás fui criticado porque a minha taxa de rejeição estava muito alta, estava em torno de 68% a 73%, como foi dito acima, para muitos isso é um termômetro de qualidade, então o blog estava perdendo qualidade e o povo esta saindo correndo do blog.

Mas se olharmos por outro lado,  estamos gerando cada vez mais receita em nosso blog, mas como isso é possível se a taxa de rejeição esta alta?

O principal sistema de mediar às visitas de um blog e também o mais utilizado é o Google Analistcs. Todos os blogueiros praticamente medem suas visitas, paginas visualizadas e rejeição por ele. O Google entende que quando um visitante entra em seu blog e logo em seguindo sai por outro link externo, é um ato de rejeição.

Agora vamos ver como funciona isto na prática. Se notar todos os blogs do Nicho ganhar dinheiro na internet, trabalham com programas de afiliados e os mesmo têm algumas formas de divulgar como, por exemplo, o link direto para a página do produto ou serviço ou  banners e página de captura do produto.

Uma vez em posse dessas ferramentas para fazer a divulgação, o que realmente um blogueiro que trabalha no Nicho ganhar dinheiro na internet quer? Que o visitante saia o mais rápido possível do blog dele pelo link de afiliado ou banners que são colocados muitas das vezes em lugares estratégico, simplesmente para o visitante sair o mais rápido do blog e ir direto para a página de vendas do produto e converter aquele visitante que acabou de “rejeitar o blog” em um cliente, e por consequência final ganhar dinheiro.

Pop Up Domination e formulários de captura de e-mail aumentam a rejeição do blog.

Outra forma que aumenta a rejeição do blog é o uso do PopUp , pois cada novo cadastrado no newsletter na maioria das vezes é levado para uma página externa de agradecimento, ou seja, mais uma vez estamos tirando o visitante do nosso blog e com isso aumentando a taxa de rejeição.

Do mesmo jeito acontece com formulários de captura entre os artigos ou no topo do blog,  eles tem como objetivo capturar o e-mail e com isso novamente estamos tirando o visitante do blog.

Google Adsense tem como objetivo aumentar a rejeição do seu blog

O programa de afiliados do Google Adsense que quase todos os blogueiros trabalham,  é um grande vilão do blog quando falamos de taxa de rejeição.

Quando o blog tem um volume de visitas muito grande acontece à mesma coisa, todos os blogueiros que trabalham com Google Adsense querem o que? Tirar o seu visitante do seu blog o mais rápido possível através de um clique nos anúncios do Google Adsense,  voltamos novamente ao mesmo ponto, clique no anúncio e dinheiro para o blogueiro e e um ponto a mais para a taxa de rejeição.

Então, a taxa de rejeição não tem importância? Sim e Não!

Bom, se olharmos para o Nicho ganhar dinheiro na internet, não recomendo dar bola para isso, pois o foco é que o visitante clique no link de afiliado, então a taxa de rejeição irá ser sempre alta.

Se o seu blog for um blog de tutorial onde você cria artigos para ajudar outros blogueiros, e não foca muito em programas de afiliados então a sua taxa de rejeição tem tudo para ser bem reduzida, caso contrario é bom fazer uma pesquisa no Google Analistcs  e analisar o que pode esta dando errado.

Conclusão 

Como explicado acima, blogueiros que trabalham com programa de afiliados e utiliza das formas mencionadas no artigo para divulgar e capturar e-mails, não deve ficar preocupado com a taxa de rejeição, pois a mesma para nós não tem muita importância, pois o que importa neste caso é a conversão dos artigos, estrutura dos links de afiliados e posicionamentos dos banners e tudo mais que ajude a converter.

E você o que acha da taxa de rejeição do seu blog?

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

9 Comentários

  1. Jordão Felix disse:

    Olá Fábio, ótimo artigo e tem tudo a ver com nossa realidade, pois o objetivo das estratégias implantadas no blog é mesmo essa, ou seja, fazer com que o visitante clique no link e saia.

    Para todos que escrevem artigos otimizados utilizando algumas técnicas de conversões, sabem que o objetivo é converter o visitante logo no primeiro ou segundo parágrafo.

    Sensacional seu artigo meu velho. Parabéns e sucesso!

    Att. Jordão Felix

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Jordão,

      Quem bom que gostou!

      Essa é verdade e temos que conviver com ela, blog do nicho ganhar dinheiro dificilmente vai ter um taxa de saída pequena, os que conseguirem isso não team muito retorno, pois poucos vão ler o artigo até o final e mutos desses que lerem não vão clicar no link no final de do artigo.

      Abs!

  2. Felipe Nascimento disse:

    Essa questão da taxa de rejeição é bem relativa, acho que a maioria das pessoas não explora a fundo o conteúdo ou não leem totalmente. Se a taxa de rejeição está alta é preciso verificar o tempo médio de cada visita também. Por exemplo, se a visita média sua menos de 1 minutos (tempo de leitura de um artigo pequeno) e a taxa de rejeição alta, pode ser um sinal que o usuário nem clicou em um link, simplesmente fechou a janela (ou aba) do navegador.

    Por isso temos que capturar o e-mail do usuário, quando ele sair e esquecer do blog, enviamos um e-mail só para lembrar que tem novidades 🙂

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Felipe,

      Mesmo com a taxa alta e com permanência muito pequena no blog, temos que ver aonde esta sendo colocado os link de afiliados neste blog, pois se colocar logo no primeiro paragrafo tem grades probabilidades de o visitante clicar neste link e converter no programa de afiliados.

      Abs!

  3. Como Criar Um Site disse:

    Percebo a sua ideia, mas não concordo quando você diz que o objectivo é levar a que o visitante saia rapidamente do nosso site para um link de afiliado, porque isso pode levar muitas gente para esse link mas sem grandes conversões.

    Muito mais eficaz será se conseguirmos que o visitante leia o nosso artigo completo antes de sair, e de tal forma que o artigo o convença a comprar aquilo que ele vai encontrar no link de afiliado…

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Como Criar Um Site,

      Entendo o seu pensamento, mas quem tem que vender não somos nós e sim a página de vendas. Temos é que criar conteúdo para que os visitantes chegue no blog, mas no caso de conversão que vai mandar vai ser a página de venda do produto.

      Claro que podemos tirar fora desta ideia programas de afiliados para blogs como netaffiliation e outros que não tem página de vendas e ai sim temos que criar atigos de qualidade que tente levar o visitante para a conversão, mas mesmo assim temos que colocar link do mesmo no inicio do artigo, pois muitos já se cadastram por ele sem mesmo ler o artigo completo.

      Abs!

  4. Jose disse:

    kkkkkkkkkk, muito bom o artigo, eu ri aqui pois não tinha pensado por este lado.

  5. birapcbira disse:

    Verdade muita sábia a sua observação,mesmo assim o adsense ainda é uma das principais fontes de renda para blogueiros,parabéns pelo artigo!