QUAL O TAMANHO DO ARTIGO QUE OS LEITORES PREFEREM LER?

Há algum tempo venho analisando a importância sobre o melhor método para escrever em um blog e gostaria de partilhar desse pensamento com vocês e saber o que acham dessa análise. Andei me perguntando se é uma boa estratégia sempre escrever  artigos grandes, com mais de mil palavras? Na verdade eu queria saber o que os leitores acham de um artigo muito grande  com dezenas de informações? Será essa uma boa estratégia para atrair mais leitores e comentadores? Ou isso pode afastar os leitores e os fazer deixarem de comentar? Hoje quero levantar mais um debate sadio e bastante relevante. Muitas vezes queremos passar a maior quantidade de informação para os leitores dentro de um único artigo, particularmente não tenho nada contra, apenas quero fazer uma análise para chegarmos à conclusão. Quero analisar quando devemos fazer bom uso dessa estratégia e porque não utilizá-la frequentemente. Eu vejo vantagens e ao mesmo tempo desvantagens, e acredito que o uso frequente dessa prática, pode atrapalhar um pouco no rendimento do blog. Quero expor meu ponto de vista a respeito do assunto, mas antes quero declarar mais uma vez que, é meu ponto de vista particular, ninguém será constrangido a concordar comigo, como se trata de um debate, cada uma tem sua opinião, no final teremos uma conclusão.

8 Passos para se tornar um blogueiro profissional

A importância da honestidade ao escrever resenhas

As dificuldades na criação de um blog

O segredo dos grandes blogueiros

PONTOS POSITIVOS EM ESCREVER ARTIGOS MUITO GRANDES

Quando criamos um artigo com cerca de mil a 2000 palavras, isso pode ajudar bastante em termos de fidelizar os visitantes, pois muitas das vezes o leitor acha o artigo muito bom, porem não consegue ler por completo, dessa forma ele adiciona nos favoritos e retorna outra hora ou dia para terminar a leitura. Outra vantagem é que esse artigo por ter um leque de informações relevantes para seus leitores, você poderá utilizá-lo como referência para outros artigos publicados futuramente. Não sei se você tem conhecimento sobre a importância da linkagem de artigos mais importantes, e que recebe muitas visitas. Quando linkamos artigos com grande relevância, isso acaba passando mais autoridade dentro de seu blog, o que é ótimo aos olhos do google.

PONTOS NEGATIVOS EM CRIAR ARTIGOS GIGANTESCOS

Já vimos que existem suas vantagens em criar artigos gigantes ou pilares como é chamado. Agora vamos analisar as desvantagens em utilizar essa técnica com frequência. Uma desvantagem muito grande e que nem todos os leitores irá ler esse artigo por completo nem irá favorita-lo, isso é fato. Alem do leitor não ler o artigo por ser muito grande, ele deixará de comentar por não chegar a ler o artigo ou irá comentar o artigo sei ter feito a leitura. Você duvida disso? Tire um tempo para analisar as estatísticas das pessoas que visitam seu blog e ler determinado artigo, veja quanto tempo ele passou lendo, embora muitos aconselham a não olhar as estatísticas com frequência, eu particularmente não vejo problema, pois sei o que quero e para quando quero. Mas já presenciei visitantes que tem outros blogs, acessarem meu blog e comentarem em um artigo com cerca de 800 palavras em menos de um minuto, então pensei, ou essa pessoa é the flash, ou comentou sem ler. Eu penso o seguinte… se eu não li o artigo, não tenho o direito de comentar, um comentário feito em um artigo que levou horas para ser criado, sem se quer ler, é muita falta de consideração não acha? Várias vezes visitei o blog do Bruno Simomura e encontrei artigos com cerca de três mil palavras com vários comentários, porem só comentei depois que li o artigo completo em três vezes.

Outro ponto interessante é pensarmos da seguinte forma, ao invés de escrever um artigo com duas mil palavras, por que não escrever dois artigos em série? Tipo: Dez maneiras de atrair visitas para um blog parte 1. Então você escreve o artigo com 5 formas de atrair visitas na primeira parte, e mais 5 formas na segunda parte, alem de aumentar a produção de seus artigos, você criará duas vias para concorrer nas buscas pelo termo atrair visitas. Sem contar que, quem leu a primeira parte e gostou, certamente voltará para acompanhar a segunda. Recomendo deixar ao final do artigo uma data para a segunda publicação… esse método até contribui para fidelizar os leitores que se interessaram pelo conteúdo. Você também pode deixar abaixo do artigo uma mensagem solicitando que se inscrevam em sua newsletter para receber a segunda parte e outras dicas importantes.

 EXCEÇÕES NA CRIAÇÃO DE ARTIGOS GRANDES

Existem casos de blogueiros que não tem tempo para escrever artigos diariamente nem a cada dois dias, muitos escrevem apenas uma vez por semana, nesse tipo de caso, é mais recomendável que ele escreva um artigo grande e repleto de informações relevantes para suprir as necessidades dos leitores, esse é um caso onde o leitor irá ler o artigo por completo analisando cada tópico, pois ele esperou por esse artigo durante uma semana. Em casos como esse, eu recomendo fortemente que escrevam um grande artigo com muitas informações. Já para quem posta diariamente ou a cada dois dias, eu aconselho a escrever artigos com uma variável de 500 a 700 palavras… sem contar que não adianta escrever um artigo de 2000 palavras onde se tire proveito de 500 não é mesmo? Não estou dizendo que seja certo ou errado, só não acho recomendável escrever todos os artigos gigantescos.

EU LANCEI MEU PONTO DE VISTA E DEI EXEMPLOS, AGORA QUERO QUE VOCÊ ME DIGA QUAL A SUA POSIÇÃO QUANTO AO TAMANHO DOS ARTIGOS. CONCORDE OU DISCORDE, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ DEIXE SUA OPINIÃO. ABRAÇOS A TODOS!

Veja Também o Novo Vídeo do nosso Canal no Youtube

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: