QUAL O TAMANHO DO ARTIGO QUE OS LEITORES PREFEREM LER?

Há algum tempo venho analisando a importância sobre o melhor método para escrever em um blog e gostaria de partilhar desse pensamento com vocês e saber o que acham dessa análise. Andei me perguntando se é uma boa estratégia sempre escrever  artigos grandes, com mais de mil palavras? Na verdade eu queria saber o que os leitores acham de um artigo muito grande  com dezenas de informações? Será essa uma boa estratégia para atrair mais leitores e comentadores? Ou isso pode afastar os leitores e os fazer deixarem de comentar? Hoje quero levantar mais um debate sadio e bastante relevante. Muitas vezes queremos passar a maior quantidade de informação para os leitores dentro de um único artigo, particularmente não tenho nada contra, apenas quero fazer uma análise para chegarmos à conclusão. Quero analisar quando devemos fazer bom uso dessa estratégia e porque não utilizá-la frequentemente. Eu vejo vantagens e ao mesmo tempo desvantagens, e acredito que o uso frequente dessa prática, pode atrapalhar um pouco no rendimento do blog. Quero expor meu ponto de vista a respeito do assunto, mas antes quero declarar mais uma vez que, é meu ponto de vista particular, ninguém será constrangido a concordar comigo, como se trata de um debate, cada uma tem sua opinião, no final teremos uma conclusão.

8 Passos para se tornar um blogueiro profissional

A importância da honestidade ao escrever resenhas

As dificuldades na criação de um blog

O segredo dos grandes blogueiros

PONTOS POSITIVOS EM ESCREVER ARTIGOS MUITO GRANDES

Quando criamos um artigo com cerca de mil a 2000 palavras, isso pode ajudar bastante em termos de fidelizar os visitantes, pois muitas das vezes o leitor acha o artigo muito bom, porem não consegue ler por completo, dessa forma ele adiciona nos favoritos e retorna outra hora ou dia para terminar a leitura. Outra vantagem é que esse artigo por ter um leque de informações relevantes para seus leitores, você poderá utilizá-lo como referência para outros artigos publicados futuramente. Não sei se você tem conhecimento sobre a importância da linkagem de artigos mais importantes, e que recebe muitas visitas. Quando linkamos artigos com grande relevância, isso acaba passando mais autoridade dentro de seu blog, o que é ótimo aos olhos do google.

PONTOS NEGATIVOS EM CRIAR ARTIGOS GIGANTESCOS

Já vimos que existem suas vantagens em criar artigos gigantes ou pilares como é chamado. Agora vamos analisar as desvantagens em utilizar essa técnica com frequência. Uma desvantagem muito grande e que nem todos os leitores irá ler esse artigo por completo nem irá favorita-lo, isso é fato. Alem do leitor não ler o artigo por ser muito grande, ele deixará de comentar por não chegar a ler o artigo ou irá comentar o artigo sei ter feito a leitura. Você duvida disso? Tire um tempo para analisar as estatísticas das pessoas que visitam seu blog e ler determinado artigo, veja quanto tempo ele passou lendo, embora muitos aconselham a não olhar as estatísticas com frequência, eu particularmente não vejo problema, pois sei o que quero e para quando quero. Mas já presenciei visitantes que tem outros blogs, acessarem meu blog e comentarem em um artigo com cerca de 800 palavras em menos de um minuto, então pensei, ou essa pessoa é the flash, ou comentou sem ler. Eu penso o seguinte… se eu não li o artigo, não tenho o direito de comentar, um comentário feito em um artigo que levou horas para ser criado, sem se quer ler, é muita falta de consideração não acha? Várias vezes visitei o blog do Bruno Simomura e encontrei artigos com cerca de três mil palavras com vários comentários, porem só comentei depois que li o artigo completo em três vezes.

Outro ponto interessante é pensarmos da seguinte forma, ao invés de escrever um artigo com duas mil palavras, por que não escrever dois artigos em série? Tipo: Dez maneiras de atrair visitas para um blog parte 1. Então você escreve o artigo com 5 formas de atrair visitas na primeira parte, e mais 5 formas na segunda parte, alem de aumentar a produção de seus artigos, você criará duas vias para concorrer nas buscas pelo termo atrair visitas. Sem contar que, quem leu a primeira parte e gostou, certamente voltará para acompanhar a segunda. Recomendo deixar ao final do artigo uma data para a segunda publicação… esse método até contribui para fidelizar os leitores que se interessaram pelo conteúdo. Você também pode deixar abaixo do artigo uma mensagem solicitando que se inscrevam em sua newsletter para receber a segunda parte e outras dicas importantes.

 EXCEÇÕES NA CRIAÇÃO DE ARTIGOS GRANDES

Existem casos de blogueiros que não tem tempo para escrever artigos diariamente nem a cada dois dias, muitos escrevem apenas uma vez por semana, nesse tipo de caso, é mais recomendável que ele escreva um artigo grande e repleto de informações relevantes para suprir as necessidades dos leitores, esse é um caso onde o leitor irá ler o artigo por completo analisando cada tópico, pois ele esperou por esse artigo durante uma semana. Em casos como esse, eu recomendo fortemente que escrevam um grande artigo com muitas informações. Já para quem posta diariamente ou a cada dois dias, eu aconselho a escrever artigos com uma variável de 500 a 700 palavras… sem contar que não adianta escrever um artigo de 2000 palavras onde se tire proveito de 500 não é mesmo? Não estou dizendo que seja certo ou errado, só não acho recomendável escrever todos os artigos gigantescos.

EU LANCEI MEU PONTO DE VISTA E DEI EXEMPLOS, AGORA QUERO QUE VOCÊ ME DIGA QUAL A SUA POSIÇÃO QUANTO AO TAMANHO DOS ARTIGOS. CONCORDE OU DISCORDE, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ DEIXE SUA OPINIÃO. ABRAÇOS A TODOS!

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

38 Comentários

  1. Hugo Costa disse:

    Olá Mirko,

    excelente postagem. Você levantou um assunto muito interessante. Eu sou da opinião que é necessário variar um pouco entre artigos grandes (chamados artigos de fundo) e artigos mais curtos, mais simples de ler.

    Hoje as pessoas andam à velocidade da luz. O tempo que têm para poder absorver infromação é muito pouco. A grande maioria não lêm um artigo em completo, independentemente do seu tamanho.

    O que eu aprendi com o tempo, e aplicando a máxima, não faças ao outros aquilo que não gostas que te façam, é que é importante arrejar o texto.

    Usar subtítulos, dividindo os textos em parágrafos é extremamente importante. Isso possibilita aos leitores apressados de dar uma leitura na diagonal e perceberem em poucos segundos que temas são abordados no artigo.

    Assim, mesmo que ele não tenha tempo para ler o artigo em completo, facilemnte irá encontrar a informação que pretende (mesmo se essa se encontre apenas num parágrafo do artigo).

    Outra das práticas que acho bem interessantes é dividir um artigo muito grande em dois ou mais artigos mais curtos. Isso torna o conteúdo mais digesto e acaba por fazer voltar o leitor. É uma boa forma de aumentar o número de visitas, ou número de pageviews, de baixar a taxa de rejeição e de criar uma teia de links internos ao blog.

    Abraços e parabéns pela excelente postagem

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Hugo!

      Essa é a melhor estratégia para atrair leitores e fidelizá-los, parabéns pelo ótimo comentários. Abraços!

  2. Mauricio Lessa disse:

    Olá Mirko.
    Concordo com a opinião do Hugo mas tenho as minhas em particular.Eu acho que durante a semana para quem esta acostumado a escrever quase que diariamente o ideal seria textos com no máximo 600 a 800 palavras porque os leitores não estão com tanto tempo para estar a frente do computador para ler.
    Mas no final de semana devemos abusar das palavras com bastante conteúdo para assim deixar bem claro para o leitor que os nossos textos são adaptados ao tempo que eles tem para ler e entender e não só da uma olhadinha e pronto.
    Essa é uma opinião minha mas existe nichos que talvez tenha que adotar táticas e regras diferente não é ?

    Abraços amigo…

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Maurício!

      Também acho que é bem melhor escrever artigos menores devido a pressa dos leitores, mas as vezes é preciso variar para dar uma maior incrementada. Abraços!

  3. Online na Web disse:

    Eu prefiro ler pequenos artigos, quando entro numa página e vejo que a barra do navegador está pequena eu já desanimo logo, artigo muito longo toma muito o tempo da gente.

    • Mirko Filipovic disse:

      kkkk Isso acontece comigo também, quando vejo que o artigo é muito grande porem tem muita informação relevante, leio um pouco e saio, depois volto com mais tempo, termino a leitura e deixo meu comentário. Obrigado por partilhar sua vivência nesse assunto. Abraços!

  4. haroldo fontana disse:

    Gostei muito do post. Na minha opinião acredito que um post pequeno sempre é melhor. Porém se o assunto merece muitos palavras, o melhor é dividir o post em partes. Assim não perdemos os leitores mais apressadinhos e ao mesmo tempo atendemos aqueles que gostaram do assunto e porisso irão ler todas as partes do post.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Haroldo!

      Também acredito que seja mais vantajoso escrever artigos menores e explorar artigos maiores moderadamente, todos nós vivemos apressados isso é fato, principalmente quando temos que visitar vários blogs e interagir em cada um deles, um artigo muito grande pode acabar diminuindo tempo para divulgação. Fico muito agradecido por sua participação. Abraços!

  5. Clayton Neves disse:

    Excelente, Mirko.

    Mas realmente é difícil mensurar o tamanho dos posts. Eu mesmo gosto de artigos pequenos, de no máximo umas 350 palavras, já tem alguns leitores que gostam de 600+ palavras. Então vai muito do gosto do pessoal também.

    Eu só leio artigo grande se o assunto me interessar muito, senão, pra mim, se torna pura perda de tempo.

    Abração.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Clayton!

      O mais recomendável é que o artigo tenha no mínimo 500 palavras,o google da mais relevância a artigos com essa quantidade de palavras e que o artigo tenha qualidade é claro. Se você observar na maioria dos blogs existe um padrão sobre a quantidade, recomendo fortemente que você explore mais esse método. Abraços!

  6. Paulo Valle disse:

    Mirko,
    Eu acho que o segredo de escrever em geral é analisar o leitor em vários níveis.
    Tem o leitor de título, que só lê ol titulo do post e as primeiras linhas. Tem o leitor da passadinha, que vai rolando olhando os subtitulos e volta e meia lê algum trechinho. E tem o devorador, que devora tudo.
    Na verdade somos um pouco de cada um… o título é importante. A passada dá uma noção do artigo e se houver interesse faz-se a leitura.
    Quando não se usa subtitulos, o post, mesmo pequeno nem é lido. Se o artigo é longo, mas tem muitos subtitulos, tem chance maior de ser lido, mesmo que parcialmente de acordo com o interesse do leitor.
    Empatia com o escritor também conta… pincelei o artigo e ia fechar… ao ver que era seu eu reli o artigo e fiz o comentário… às vezes lemos e analisamos o trabalho como um todo e não apenas uma parte especifica.
    Abraços,

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Paulo!

      Realmente são fatores que conta muito para que um artigo seja ou não bem aceito pelos leitores, seu comentários sem dúvidas esclareceu muito para todos nós. Abraços!

  7. Agostinho de Souza Nicolosi disse:

    Olá Mirko tudo bem?

    Na minha opinião, os artigos menores são mais aceitos pelos leitores, um ou outro lerá o artigo que estiver muito longo.
    Abraços

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Agostinho!

      Também penso dessa forma, pois nem sempre tenho tempo para ler artigos muito grandes, então acredito que os outros sentem essa mesma dificuldade. Abraços!

  8. Adriano Virginio disse:

    Olá Mirko,

    Concordo com o Hugo Costa, no sentido de que deve haver uma variação, que como você disse é a melhor estratégia. Não adianta ter um Mega artigo, se o conteúdo a ser efetivamente aproveitável se resume a um paragrafo.
    A teoria do “encher linguiça” não funciona muito bem na web.

    Um Forte Abraço e muito Sucesso a todos do Dinheiro +.

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Adriano!

      Seu ponto de vista é brilhante, tudo tem que ser feito de forma moderada, nem de mais nem de menos, digamos que temperado. Abraços!

  9. Daniel Figura disse:

    Ótimo post, em meus sites quando quero fazer um post grande eu acabo dividindo ele em vários, acho mais comodo de ler.

    []’s

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Daniel!

      Seu comentário foi muito importante para tirarmos essa conclusão, até o momento escrever pequenos artigos está prevalecendo, então acredito que essa seja a melhor estratégia.

  10. Tiago disse:

    Sou a favor dos artigos pequenos, que sejam rápidos de ler e de fácil entendimento.Com a vida corrida e estressante, que as pessoas vivem hoje, não temos tempo para ficar lendo artigos enormes.
    Belo artigo!!!

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Thiago!

      Antes eu me preocupava em escrever artigos grandes, eu pensava que quanto maior fosse o artigo, maior seria a qualidade, hoje não enxergo mais dessa forma. Abração!

  11. Ueritom disse:

    Discussão interessante. Eu particularmente acho que depende de cada nicho. O que deve-se fazer é testar para ver o que funciona melhor. Não costumo escrever artigos muito grandes, salvo raras exceções, porém nunca escrevo com menos de 400 palavras também.

    Abraço e sucesso a você sempre!

    Ueritom

    • Mirko Filipovic disse:

      Saudações Ueriton!

      Realmente é um tema muito importante, mas optei em escrever artigos menores com mais frequências ao invés de sempre escrever grandes artigos, isso até se torna menos cansativo para os leitores. Obrigado por sua participação!

  12. Ezequiel da Silva - [Mundo Dos Blogs] disse:

    Olá mirko, muito interessante seu artigo e muito boa a escolha do tema! Como disse nosso amigo Hugo, as pessoas andam muito na correria do dia a dia e muitos assinam vários feeds e acabam nem lendo todos, creio que a variação do tamanho dos artigos é essencial para para fidelizar o leitor, uns preferem artigos mais curtos e outros mais longos, cabe a nós blogueiros sabermos suprir essas duas necessidades.

    Parabéns e abraço!

  13. Douglas disse:

    Execelente discussão. Pequenos artigos são mais agradáveis de se ler, mas acredito (me corrija se eu tiver errado) que artigos grandes com muito conteúdo tem maiores chances de serem bem indexados pelos buscadores, por causa de vários artifícios que podem incrementar a sua otimização como a densidade de palavras-chave, inserção de subtítulos, imagens com tags descritivas entre outras táticas.

    Para agradar a todos, acho que a solução mais razoável seria escrever artigos de tamanho médio, e uma vez ou outra intercalar os artigos pequenos com os extensos.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Douglas,

      Esta correto! Artigos grandes são melhores de indexar, mas pessoalmente não gosto de escrever artigos muito grande e nem de ler.

      Abs!

  14. Eridan B Mesquita disse:

    Olá Mirko, parabéns por levantar esse debate!
    Eu particularmente gosto de ler artigo curto e sucintos. Direto ao ponto e, de preferência dividido em partes de três, quatro linhas. Eu absorvo bem melhor as informações e, acredito que muitas pessoas pensam da mesma forma!
    Forte abraço e muito sucesso!

  15. Vinicius Martins disse:

    Se o artigo é interessante, não importa o tamanho, eu leio até o fim. Quando estou sem tempo faço o que foi dito, coloco o link nos favoritos para ler depois.
    Creio que o tamanho também varie conforme o nicho, tem alguns que o leiotr só entra para ver algo rápido, então, não dá para ter 1000/2000 palavras.

    Abraços.

  16. John Silva disse:

    Olá Mirko!

    Acredito que não podemos de forma alguma dizer que um artigo curto é melhor ou pior comparando-se a um artigo grande, mas vejamos por outro lado, o mundo hoje está tão objetivo, a internet atual é uma grande prova disso. Textos curtos, porém o suficientemente grandes para nos levar ao objetivo devem ser levados em consideração.

    Parabéns pela discussão.

  17. Tadeu Tolisano disse:

    Concordo com Hugo Costa, mas vou além; tudo é muito relativo e depende de vários fatores que irão indicar qual é a melhor das opções a ser seguida; assim, não existe uma regra quanto ao tamanho do texto, mas, o bom senso do redator.

    Se o meu publico alvo são pessoas tarimbadas no assunto, eu posso pular a parte de desenhar e passar logo para a prática, caso contrário, isso não irá funcionar, pois, os leitores carecem de mais informações para poderem entender melhor o assunto em questão.
    Mas se existir indecisão quanto ao publico ou se, o objetivo é atingir a ambos, a melhor saída seria dividir a postagem em dois subtítulos principais: Teoria e Prática – Dessa forma, um leitor mais avançado tem a opção de passar direto para o título que trata a respeito da utilização prática da informação enquanto que o leitor que requer maior explanação sobre o tema terá a opção de iniciar pela teoria a fim de entender mais sobre o assunto e posteriormente sobre a prática.

    Acredito e muito no estudo primário dos objetivos aos quais se deseja atingir.

    Conhecer o público alvo é a parte principal. Pra quem vou escrever?

    De um modo geral, conhecer o perfil do leitor, torna tudo mais fácil – A definição da forma de abordagem, a técnica de venda do produto ou da veiculação de uma informação útil ao leitor.

    Assim, volto a dizer depende muito do bom senso do redator.

    Abraço e parabéns.

    • Amiltodac Miniz disse:

      Olá gente é bom estar com vocês.
      Quanto a escrever antigos gigantes, falando de meus hábitos de leitura no decorrer dos anos tenho mudado muito minhas escolhas. Quando eu só tinha a opção de ler livros ou artigos físicos eu só utilizava estes recursos. Hoje só leio um livro ou artigos físicos se a informação deseja não estiver disponível em áudios ou vídeos. É claro que segundo a neurociência as pessoas tem escolhas sensoriais que as levam a optar por sentimentos mais condizentes com seus desejos. Entretanto que deseja ter seus artigos lidos de usar todos os recursos disponíveis na web. Espero que tenha contribuído um abraço a todos, e até breve.

  18. Sérgio Martins disse:

    Eu particularmente, não dou muita importância ao tamanho do artigo, acho que o que vale é seu conteúdo, ou seja, que cumpre seu objetivo que é passar para o leitor todas as informações necessárias que ele precisa sobre aquele tópico. Se o assunto demanda muito detalhes, logicamente este artigo terá de ser grande, caso contrário pode ser pequeno se se trata apenas de um assunto sem muita importância. Resumindo, acho que o que manda no final é o bom senso de cada um.
    abraços.
    Sérgio Martins.

  19. Eliomar Eijtech disse:

    Penso que artigos grandes tornam a leitura cansativa. Acredito que artigos menores dão ao leitor a condição de assimilar melhor dentro do pouco tempo que têm para ler. Uma boa opção, se tendo um artigo grande, seria dividí-lo em duas ou mais partes, dependendo do tamanho.
    http://rendacerta-online.blogspot.com.br/

  20. gracibarbieri disse:

    Olá Fábio,

    Seu artigo levanta uma grande questão. Mas vou dar aqui a minha opinião sincera. Acredito fortemente que não importa o tamanho do artigo, mas sim a qualidade do conteúdo e a maneira com que o artigo é disponibilizado no blog. Se o artigo agregar valor do leitor, se tiver uma fonte agradável com imagens relevantes e links que ajudem a adquirir informações de qualidade, então é válido fazer bons e longos conteúdos. Enfim, o que importa realmente é a qualidade e não a quantidade de palavras. A propósito… li todo seu artigo e achei muito bom. Até mais.

  21. Paulo F. Marques disse:

    Fabio, suas considerações sobre o tamanho dos artigos é bastante pertinente, principalmente se considerar que você ao colocoar seu ponto de vista, não descartou as vantagens dos artigos grandes.

    Coloco aqui, o fato de que leitores de livros impressos de 100 páginas, 300 páginas ou até de 800 páginas sempre existiram, assim como os leitores de revistas temáticas e especializadas até as revistas em quadrinhos. Nos blogs só vejo as mudanças da mídia, com suas caracteristicas, mas não mudanças no leitor com seu interesse pelo tipo de leitura.

    Neste sentido, concluo que o mais importante não será o tamanho do artigo para definir a aceitação e comentários, mas o quanto o escritor conhece os interesses e hábitos dos seus leitores e a eles proporciona o prazer da leitura e ainda aproveitar as vantgens tecnológicas dos blogs sobre a mídia impressa para satisfazer o impulso de interagir com seus escritores preferidos.

  22. Genival Fernandes Serra disse:

    Olá Fábio Vasconcelos, tudo bem?

    Excelente artigo!
    Pra lhe dizer a verdade, prefiro um artigo com poucas palavras e que vá direto ao assunto!

    Eu não disponibilizo de tempo para ficar lendo artigos, mesmo que sejam interessantes, pois, trabalho o dia inteiro. Sempre procuro olhar por alto o que mais me interessa e desprezo o restante afim de ganhar tempo.

    Resumindo: um bom artigo tem ser com poucas palavras e direto ao assunto.

    Um grande abraço e parabéns pela organização do blog, está show de bola!

  23. Lincon disse:

    Olá Fábio, eu estou a pouco tempo na net e tenho poucos posts publicados.

    Bom, não sei se estou fazendo certo mas estou escrevendo artigos acima das 1.000 palavras, eu particularmente quando vou escrever algo gosto de explorar bastante aquele assunto.

    Como pode perceber o meu nicho é sobre emagrecimento. Então por exemplo se eu escrever sobre o abacate eu faço uma lista de 4 ou 5 benefícios deste alimento, e os descrevo.

    Como por exemplo:

    – Quais são os componentes nutricionais do abacate.
    – Formas de ingerir o abacate.
    – O abacate ajuda a ganhar massa muscular.
    – O abacate auxilia no emagrecimento.

    Isto geralmente dá um artigo em torno de 1000 a 1200 palavras. Gostaria de uma opinião de alguém mais experiente sobre este tipo de artigo.

    Ah só pra constar mesmo vc demonstrando maior preferência pelos artigos menores este seu post tem 905 palavras fora os links e imagens kkk, então não é um texto tão pequeno kkk.

    Só pra registrar, estou ainda em busca de uma identidade para os meus artigos e por isso sua opinião é importante para mim.

    Abraço. Até.

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Lincon,

      Olhei o seu blog e você esta de parabéns e também esta no caminho certo. Artigos longos você consegue passar mais informação e também consegue colocar várias palavras chaves relacionada a o termo principal do artigo. Continue assim, pois dentro de pouco tempo você vai colher os frutos.

      Abs!

  24. Lincon disse:

    Obrigado é muito gratificante receber um elogio seu.

    Abraço Até!