Saiba Como Fidelizar Clientes

O processo de realizar vendas envolve diversas etapas. Entre os passos existentes, a fidelização de seus clientes é um dos mais importantes. Sem clientes não é possível fazer nada. De que interessa produzir conteúdos e produtos se não há um público alvo realmente interessado em você? Desenvolver relacionamentos e cativar pessoas é importante para qualquer empreendedor, marca ou empresa.

A primeira impressão é a que conta. Com certeza você já ouviu falar e muito sobre isso. Todavia, não há verdade mais importante que essa para vendedores e profissionais mudo a fora. Passar uma boa impressão, de alguém e algo confiável é o que conta para seus clientes e consumidores. E o momento certo dessa “boa impressão“ é delimitado por, antes e depois de realizar uma venda.

Entender que o processo de venda tem um início, meio e fim é essencial para conseguir fidelizar cada vez um maior número de clientes. Não se engane pensando que a venda acaba depois de entregar um produto e receber dinheiro com isso. As suas ações, atenção e suporte no pós venda são imprescindíveis para fidelizar pessoas e ganhar mais dinheiro.

Saiba Como Fidelizar Clientes

Gerenciamento de clientes

Para conseguir desenvolver relacionamentos, fidelizar clientes e aumentar seus lucros, é importante ser organizado. Possuir um bom sistema para gerenciar as informações de seus clientes como nome, e-mail e telefone, é ideal para não se perder e saber sempre de quem se trata, o que comprou e quais seus interesses.

Você não deve e nem pode, esquecer de ninguém. Demonstrar que o cliente é importante para você e que jamais o esquece é excelente para conquista-lo. Com um sistema bem organizado, as informações que você estará coletando irão te favorecer no momento de decidir qual a melhor abordagem e qual o perfil daquele interessado.

Contato

Estar disponível para seus compradores, oferecendo maneiras confiáveis e práticas para que entrem em contato com você é obrigatório se você almeja ganhar dinheiro. Como vimos mais acima, o antes e o depois da venda são os pontos cruciais para conseguir a tão sonhada fidelização. Por isso, faça-se presente no momento da venda e também para dar o suporte que o seu cliente necessita.

Possuir 10 maneiras para que seu público entre em contato com você não é necessário. O que importa na verdade é a confiabilidade de que tal meio de contato e-mail, telefone, etc, permitirá a você receber dúvidas, elogios ou reclamações e retornar tal contato. Você precisa dar certeza aos seus clientes que sempre que for necessário eles podem buscar por você e receberão uma resposta de qualidade em troca.

Incentivar é uma boa ideia

Planejar e produzir maneiras eficientes para a fidelização de clientes é o que vai te fazer lucrar cada vez mais com o seu empreendimento. Pensando nisso, por que não dar incentivos para que seu público sempre esteja perto e desejando algo que você oferece? A ideia de um cartão de fidelidade, descontos e cupons de desconto trabalham exatamente dessa forma.

Grande parte das pessoas não consegue resistir a um bom desconto ou a ideia de fazer parte de um clube com benefícios exclusivos. Refletir sobre tais fatos, nos ajuda a imaginar as diversas maneiras que podemos fazer para incentivar os nossos clientes a consumir cada vez mais e manterem-se ligados ao nosso empreendimento. Seja criativo, planeje e execute estratégias de marketing que farão a fidelidade ser uma doce consequência.

Desenvolva relacionamentos verdadeiros

Se existe uma coisa que pessoa nenhuma suporta é perceber que alguém só está te dando atenção porque você tem algo que o interessa. Quando esse tipo de coisa acontece nos relacionamentos pessoais, tudo tende a desmoronar e a ter um prazo de validade. Quem disse que no mercado a coisa é diferente? Se você busca verdadeiramente fidelizar clientes, interesse-se por eles além daquilo que eles podem te oferecer.

Conheça os interesses e quereres dos seus clientes. Desenvolver relacionamentos não superficiais é o que vai te diferenciar como empreendedor. Busque uma intimidade profissional com as pessoas que você objetiva fidelizar. Deixe claro que você se importa com sua opinião e dúvidas. Demonstre que está disponível para dar suporte e receber sugestões. Relacionamento é o que funciona de qualquer maneira para a fidelização de clientes.

Quantas vezes você foi em um restaurante, somente porque há um garçom que te atende do jeito que você gosta? Pessoas gostam de ser agradadas, de receber atenção e de sentir-se importantes. Dê o que seu cliente busca e aquilo que ele nem sabia que era interessante. Mostre que ele é mais do que um cliente, é alguém importante para o crescimento e sucesso do seu negócio.

A fidelização de clientes é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro e evoluir como empreendedor. Pensar nos anseios das pessoas e que eles são mais do que meros “consumidores“ é importantíssimo para conseguir atingir um novo patamar em seu conceito. Tendo isso em vista, mostre que você está presente para dar suporte, incentive que ele volte, organize as informações relevantes e crie laços com clientes.

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1 Comentário

  1. Danilo disse:

    Grande artigo Fábio,

    O Cliente fiel sempre irá dar preferência, tanto por que tem você como autoridade quanto confia em você.

    Esse artigo com certeza foi de grande ajuda.

    Abraços!