Segredos do tráfego orgânico – Como conseguir tráfego grátis do Google

Segredos do tráfego Orgânico

Nesses últimos dias eu me dediquei ao máximo para entender qual é o segredos do tráfego orgânico, pois confesso que estava desatualizados e precisava me atualizar para  aumentar tráfego orgânico aqui do blog fabiovasconcelos.com.br.

O tráfego orgânico é a melhor forma de conseguir visitas grátis que existe, mas também é o principal problema para a grande maioria de blogueiros  que não consegue entende-lo e acabam fracassando em  conseguir boas posições para seus artigos.

Depois de alguns dias, eu realmente entendi os erros que eu estava cometendo e que a maioria acabam errando também, e a consequência é de não conseguir  aumentar tráfego orgânico do blog como o esperado. 

Veja se isso é familiar

” Você leva horas para escrever um artigo, após escrever o artigo tem a certeza que não tem como este artigo não ocupar a primeira página do dos buscadores e com isso receber uma chuva de visitas grátis.

Você publica seu artigo e espera alguns dias para já aparecer nas primeira páginas do Google, os dias vão passando e nada de aparecer.

Depois de alguns dias,  você se da por conta que aquele artigo que você escreveu com tanto carinho nem sequer apareceu na segunda ou terceira página dos buscadores.

Resultado, você fica desanimado e acredita que é impossível conseguir ficar na primeira página dos buscadores e principalmente a do Google que é o sonho de qualquer blogueiro.

Esta situação é normal para você? Para mim é muito familiar!

Nesses últimos dias me dediquei para entender como se coloca um artigo na primeira página dos buscadores.

Quando falo buscadores é por que existe 3 grandes buscadores o Bing, Yahoo e Google, mas o foco é sempre o Google por ele domina a internet, 70% do tráfego de todos os sites vem do Google.

Nesta busca sobre tráfego orgânico e como eu poderia otimizar melhor o blog, eu encontrei o curso Gerador de Tráfego .

Eu adquiri o curso e confesso aprendi muita coisa nova com o curso Gerador de Tráfego e com certeza recomendo este curso para quem quer aumentar o trafego do seu blog.

Li muitos artigos e analisei muitos blogs que estão na primeira página do Google, Procurei entender porque cada post se encontra na primeira pagina do Google está lá, e acredito que realmente entendi e vou compartilhar com você agora neste super artigo que vai ser o melhor guia sobre Segredos do tráfego orgânico que você leu.

O que é tráfego orgânico 

o que é Tráfego Orgânico

Antes de se aprofundar em como aumentar o trafego orgânico do blog, vamos dar uma breve introdução sobre o que é tráfego orgânico.

Tráfego Orgânico é a a forma de conseguir visitas grátis através dos mecanismos de pesquisa.

Com certeza quando você tem alguma dúvida, você vai até o Google digita la sua dúvida e vem vários resultados respondendo.

Os primeiros 4 resultados são anúncios Pagos e o restante são resultados que estão lá é de forma grátis.

 

Os blogs e sites que estão ali, estão porque foram otimizados para estarem ali e conseguirem o trafego Orgânico, ou seja trafego grátis do Google, Entendeu! 

Esta foi uma breve introdução sobre o que é  o que é tráfego orgânico, para que caso você seja um iniciante não fique perdido. 

Porque o tráfego orgânico é tão importante

Eu realmente acredito que a grande maioria que não consegue ter sucesso com Tráfego Orgânico é porque não entenderam realmente a importância dele, porque eu digo isso? porque eu não entendia também!

Não sei porque, mas o ser Humano  tem tendencia  a não dar valor para o que é de graça e acaba sempre desmerecendo. 

No Trafego orgânico não é diferente, pois como é possivel colocar um artigo na primeira página do Google a maioria dos blogueiros criam blogs e artigos de qualquer jeito e acabam fazendo de qualquer forma.

Em 2015 o Google Disponibilizou alguns dados interessantes e veja o grande Potencial tem o tráfego orgânico.

 # 1º resultado do Google Recebe – 31,24%  Cliques 

 # 2º resultado do Google Recebe – 14,04% Cliques

 # 3º resultado  do Google Recebe – 9,85%  Cliques

 # 4º resultado do Google Recebe – 6,97  Cliques

 # 5º resultado do Google Recebe – 5,50%  Cliques

 # 6º ao 10º resultados do Google Recebe – 3,37%  Cliques

Em média  71.3% de todas as buscas feita no Google nunca chegam na Segunda Página. 

Agora Pense comigo, imagina um artigo relacionado a Ganhar dinheiro na internet, neste artigo você recomendo algum produto que te de uma comissão de 290 reais, se você consegue colocar este artigo na primeira página do Google e no primeiro lugar, você consegue 31,24% dos cliques.

O termo como ganhar dinheiro na internet tem na média 27 mil buscas mensais, sabendo disso um artigo na primeira página e no primeiro lugar  vai dar uma média de mais de 8 mil visitas por mês,  se cada 500 vistas neste artigo você fizer uma (1) venda você vai ganhar 4.640 reais por mês.

Você consegue entender a importância de Dominar o Tráfego Orgânico?  Eu acredito que você entendeu.

Segredos do Tráfego Orgânico

Gerar tráfego orgânico

Por mais que procuramos o Segredos do Tráfego Orgânico, na verdade não existe segredo e sim fazer as coisas com lógica e organização.

Antes de querer dominar o Google é importante dominar a sua casa, ou seja, o seu blog!

Fazer o Seo Off Page corretamente. SEO que dizer otimização para mecanismos de busca)

Seo On Page que dizer ( toda a otimização que você pode fazer dentro do seu blog), sendo esta muito importante e por isso vamos começar por ela. 

Encontrando o Tema Perfeito e otimizado para o Tráfego Orgânico

Ter um tema otimizado é primordial para Seo On Page do blog.

O Tema que eu uso aqui no blog é o Centive Avante que para mim é o melhor tema para WordPress que existe, embora exista outros bons como o Tema Epico e o Wp Conversion.

Eu optei em usar o tema Centive Avante porque ele conseguiu o que nenhum outro tinha conseguido que foi aumentar as visitas do blog em alguns dias depois de ter instalado ele.

Eu falei um pouco sobre isso aqui neste vídeo Como Fiz Para Aumentar o Tráfego do Blog em Mais de 68% Em 2 Dias

No artigo Qual é o melhor tema para você usar em seu blog: Épico, Conversion WP ou Centive Avante? eu faço uma comparação entre os 3 melhores temas que existe no mercado brasileiro, recomendo que você leia.

Com o tema Centive Avante você já otimiza vários pontos importantes, otimização para Mobile, Velocidade de carregamento, Organização.

Estrutura Limpa

Não adianta ter o melhor tema e não ter um blog organizado, por isso procure sempre organizar o seu blog, sem muitos banners, sem muitas cores, procure deixar o blog com aparência profissional, usando o Tema Centive Avante fica fácil conseguir isso, mas tem gente que consegue destruir o blog mesmo com o tema profissional.

Otimizando os pequenos detalhes do Blog

Tráfego orgânico

Agora vamos mostra cada pequeno detalhe que você deve otimizar em seu blog para que fique com o SEO On Page perfeito

Favicon – Poucas pessoas sabem otimiza-lo. O Favicon é a pequena imagem que fica no topo do Navegador quando algum visitante entra no seu blog. Veja a imagem abaixo o Favicon do Nosso blog.
como ganhar trafego organico

Esta pequena imagem ajuda personalizar o seu blog, com um ícone Único e sempre que o visitante ver, vai saber que é o seu blog.

Outra vantagem de ter um Favicon é antes de upar o Favicon para seu blog, você pode usar uma Palavra Chave relacionada ao nicho do blog no arquivo.

Temos que aproveitar todas as brechas, e o Favicon é uma delas e não podemos desperdiça-la.

Logo do Blog – O Logo tem duas funções importantes a primeira é deixar o blog com uma cara profissional, mas é claro que o logo tem que ser bem feito para conseguir isso.

O Logo aqui do blog eu contratei um profissional para cria-lo e gostei muito do resultado.

Logo Fabio Vasconcelos

A segunda função assim como o Favicon, é possível colocar uma palavra chave no arquivo do logo e desta forma ganhamos mais 1 ponto na otimização do blog. 

Otimizando as Url’s

Por padrão o WordPress coloca todas as Url’s com números, e isso para os buscadores é ruim.

O ideal é sempre colocar em sua url o nome do post ou uma palavra chave que descreva o post.

Para mudar a url é só ir em =>configurações => Links Permanentes=> e escolher a opção Nome do post.

Velocidade carregamento do Blog 

A Velocidade de carregamento é muito importante, por isso é importante ter um blog rápido, quanto mais rápido o seu blog abrir, mais chances de ganhar posições na Serp você tem. 

Veja o vídeo abaixo como você pode deixar o seu blog muito rápido com poucos cliques. WP Super Cache – Deixe seu blog até 300% mais rápido!

Como otimizar o conteúdo do blog para conseguir Tráfego Orgânico

Aumentar Tráfego Orgânico

Tudo gira em torno da Otimização e é por isso que quando escrevemos temos que escrever sempre conteúdo otimizado do início ao fim. 

A maneira mais fácil de conseguir posicionar um artigo na primeira página do Google ou nas primeiras posições é trabalhar com palavras chave de cauda longa.

Normalmente quando vamos escrever um artigo sobre ganhar dinheiro é normal focar nesta palavra “ganhar dinheiro” para ranquear bem no Google. 

Só que esta palavra já tem milhões de concorrentes e será muito difícil ou quase impossível conseguir a primeira página dos buscadores focando nela. 

Para conseguir atingir o mesmo público do “Ganhar Dinheiro” podemos usar a palavra chave de cauda longa como por exemplo como ganhar dinheiro com blog de nichoEsta palavra tem bem menos procura e também é bem mais objetiva. Então sempre busque trabalhar com Palavras de cauda longa. 

Uma ferramenta fantástica para descobrir palavras chaves de cauda longa é LongTailPro com ela é muito simples achar Palavras de cauda longa e com baixa concorrência. No Curso Gerador de Tráfego tem como bônus um mini curso da ferramenta LongTailPro, clique aqui para saber mais sobre o curso

Artigos com 1000 palavras ou mais

Como conseguir Tráfego Orgânico

Já era o tempo de escrever artigos com poucas palavras, embora que para alguns nichos artigos de 400 palavras ainda funcione, mas escrever artigos com no mínimo 1000 palavras é o recomendável.

Mas por quê?

Primeiro ponto é que com mais palavras o  artigo fica  mais completo e de extrema qualidade “pelo menos na teoria”.  

Um artigo com 1000 palavras ou mais,  você consegue colocar um número maior de palavras chave relacionando ao termo principal e quanto mais variações de palavras chave que representa o mesmo nicho melhor.  

Para que você identifique qual o tamanho do artigo que você deve escrever em seu blog leia este artigo Qual é o tamanho ideal de um blog post? 

Não Esqueça os links internos

Confesso que nunca dei muita importância nesta parte de linkagem interna. Mas depois de pesquisar muito e analisar os blogs que estão na primeira página do Google, percebi que a grande maioria usa muito, mas muito mesmo à linkagem interna.

A estratégia é simples ex: se você menciona a palavra chave como ganhar dinheiro com blog e você tem um artigo que fale sobre este assunto, então você deve linkar o artigo nesta palavra. 

Você deve usar como uma das principais estratégias e criar artigos que complete o assunto um do outro Ex: Você tem um blog que vai escrever sobre Marketing Digital, então provavelmente você vai mencionar sobre autoresponder ou sobre os melhores serviços de e-mails marketing do mercado, neste caso você já deve ter um artigo para linkar nessas palavras, caso não tenha deve escrever.

A ideia é cercar ao máximo o seu visitante com informação relevante ao que ele está lendo,  com isso você agrada o seu leitor e aumentar o tempo de permanecia em seu blog,  isso agrada o Google. 

Como falei este erro eu cometi, mas pretendo não cometer mais:0

Links externos 

Aqui está outro erro que eu venho cometendo já algum tempo, na verdade a grande maioria dos que trabalham no nicho de ganhar dinheiro na internet cometem. 

Lá no início do meu blog em 2008 era muito comum fazer linkagem externa recomendando o artigo de outro blog, pois isso era uma forma de dizer ao dono do blog que seu artigo é de qualidade e minha audiência merece ler isso. 

Mas com o passar do tempo e com a vinda dos infoprodutos a linkagem deixou de ser uma opção, isso porque todos se vê como concorrentes agora, e ao enviar uma visitante para o blog de outra pessoa pode acontecer de ela gostar tanto e acabar comprando os produtos da indicação deste blogueiro. 

É importante recomendar conteúdo de outros blogs, porque vai ajudar o seu blog e ajudar o seu visitante. Tenho certeza que você vai ficar grato em conhecer este super artigo sobre o SemRush do blog darkent.

Viu só te ajudei uma informação top, ajudei o o Blog do Alejandro e me ajudei, o Google gosta deste tipo de ação…

Uma ou mais imagens dentro de um artigo

Como ganhar Tráfego Orgânico

Ouve um tempo que eu tinha muita preguiça de colocar imagens dentro do meu artigo, mas consegui superar esta fase:) é importante colocar sempre 1 ou mais imagens dentro do artigo, isso porque a imagem quebra o texto deixando assim o artigo mais fácil de ler. 

Outro porque é importante usar imagens em seus artigos é pelo fato de poder otimizar as imagens e assim aumentar a otimização do seu artigo.

A imagem pode ser otimizada em 2 partes, que são Nome do Arquivo, e no Texto alternativo, mas conhecido como ALT! 

O que eu percebi é que os grandes blogs colocam sempre uma imagem por tópico e isso tem um porque, quanto mais imagens se coloca em um artigo, aumenta possibilidade de colocar palavras chave dentro deste mesmo artigo, pois cada imagem é nomeada com uma palavra chave e com uma palavra chave no texto alternativo. Sendo assim é esta regra que vou usar aqui no blog inclusive eu fiz isso no artigo 6 ideias para ganhar dinheiro em casa pela internet

Descrição do artigo para os motores de busca

Este é outro fator importante e deixado de lado por muitos e por mim também. O fato é que a descrição do artigo é responsável por chamar atenção do usurário na Serp dos mecanismos de busca por isso é importante sempre criar uma descrição chamativa, mas nunca mentirosa.

Ao criar a descrição tente colocar a palavra chave que aparece no título do artigo, porque a palavra-chave aparece em negrito na Serp e chama mais atenção.

Título é um dos fatores mais importante

Não adianta nada fazer tudo que foi mencionado acima se o seu artigo não tem um titulo Chamativo, é importantíssimo que você procure criar um título que chama atenção das pessoas, pois é ele que vai aparecer nos mecanismos de busca.

Conseguir criar um título perfeito nem sempre é fácil, mas sempre é bom investir algumas horas em busca do título perfeito. Para ajudar você a criar um título perfeito para os seus artigos leia este artigo do Viver de blog  COMO ESCREVER TÍTULOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM IGNORADOS E QUE SÃO CLICADOS – O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO

Backlinks é o que manda no Google 

como ganhar trafego organico

Esta é aparte mais importante para conseguir colocar o seu artigo na primeira página dos buscadores e também mais difícil. 

Mesmo criando um artigo super otimizado, sem links para este artigo fica bem difícil conseguir boas posições. Então o primeiro passo é criar links para o seu novo artigo em seu próprio blog.

Vá em seus artigos e procure por palavras ou frases que você poderia linkar o seu novo artigo Ex: No caso deste artigo que estou criando agora, eu vou procurar por palavras como Trafego Orgânico, conseguir visitas para o blog, conseguir visitas para o site, como conseguir mais visitas e por ai vai.

Feito esta parte agora é hora de conseguir links de outros blogs para o seu artigo e esta é a parte mais difícil. Existe algumas coisas que você pode fazer para conseguir links de outros blogs como por exemplo comentário em blogs.

Na parte de deixar a url,  você coloca o link do seu artigo (sempre deixar comentários em artigos relacionado ao artigo que você colocar o link). Outra forma é escrever Guest Post para blogs do mesmo nicho que o seu.

Outra forma de conseguir links para os seus artigos é criando uma rede de blogs PNB, Mas confesso que sou leigo neste assunto ainda, então eu recomento o E-book O Poder da PBN no Posicionamento de Vídeos e Sites e a área de membros Darkentopolis

Conclusão 

este artigo foi baseado na minha experiencia em trabalhar com blogs e nos meus últimos estudos. Por mais que eu tente deixar este artigo super completo, sempre é bom manter os estudo em SEO, pois sempre tem alguma coisa nova para aprender.

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Segredos do tráfego orgânico – Como conseguir tráfego grátis do Google
5 (100%) 1 vote

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. André Gurgel disse:

    Olá meu amigo Fábio, esse assunto muito me interessa. E seu artigo está excelente para uma boa introdução ao assunto.
    Gostaria de aprender a configurar o plugin Rich Snippet para fazer aquelas estrelinhas de avaliação aparecer na SERP do Google quando alguém pesquisa pela palavra chave que tem no meu blog.
    Dá essa dica aí meu amigo! rsrs