Tendência, paixão ou profissão – Qual nicho devo escolher para meu blog?

Um blog começa sua trajetória de sucesso antes mesmo de ser monetizado. O passo a passo para um blog bem visitado requer muitas ferramentas. Antes de ser um blog essa página já foi um projeto. É nesta fase que precisamos decidir a qual nicho ele irá pertencer.

Acredite, não existe um manual perfeito para isso. Essa escolha é muito particular. Uma análise de seu conhecimento, motivação, objetivo e cansaço cai bem antes de decidir o nicho que você deseja explorar (e lucrar) através de seu blog.

A grande maioria das pessoas se interessa por muitos assuntos ao mesmo tempo. Temos uma profissão, gostamos de alguns estilos musicais, nos interessamos por algum esporte, temos passatempos, participamos de atividades diferenciadas e possuímos uma vasta lista de interesses. Há tanta carga acumulada em anos de vida que não sabemos qual escolher para começar um blog.

Bom, além da nossa bagagem pessoal há também as tendências. Nem sempre somos íntimos de um assunto, porém sabemos que ele rende lucros. Para ganhar dinheiro com blog é preciso acompanhar os principais temas veiculados no momento. Esses também são candidatos de peso na hora de escolher o nicho certo.

Já que existem tantas opções é preciso pesar. O dinheiro conta muito, é claro, mas o prazer deve ser levado em consideração. Não adianta tentar escrever sobre algo que você não conheça ou não tenha afeição. Facilmente você poderá desanimar com um blog sem afinidades com o seu gosto pessoal.

Entre esses dois mundos (o pessoal e as tendências de mercado) muitas vezes existem pontos em comum. Por exemplo: alguns se interessam por tecnologia e esse é um tema muito recorrente entre os blogs. Desta forma é possível encontrar um meio termo para ser bem sucedido. Em todo caso o importante é pesquisar a abertura de mercado, analisar sua vontade de escrever sobre o assunto e caprichar nos textos!

Tendência

Para ganhar dinheiro na internet, muitas vezes é preciso seguir tendências. Embora elas sejam uma parte importante do Marketing Digital, você deve saber escolhe-las. Se o blog é seu, não há como exagerar nas tendências que não possuem uma ligação pessoal com você.

Imagine o seguinte: se houver um emprego em alta, com ganhos elevados, mas que não tenha nada a ver com você, você mandaria um currículo? É importante seguir com o fluxo. Ver a correnteza mais forte do momento é uma vantagem imensa, ainda assim não há um padrão definido para um tendência. Isso significa que nem sempre vale a pena se entregar a um nicho que não combina com você e ainda pode ser passageiro.

A boa notícia é que, na internet, não existe apenas uma corrente. Diversas tendências são nutridas paralelamente pelo maior mercado do mundo. Há espaço para tudo (ou quase tudo) na rede. Com doses de bom gosto, senso crítico e visão de empreendedor você consegue selecionar as tendências que pode encarar.

Paixão

O Brasil é o país do futebol. Nós somos conhecidos por nossos incríveis jogadores e por torcidas apaixonadas. Esse fato ilustra bem uma paixão que tem espaço na internet, mas não podemos afirmar que está entre os nichos mais lucrativos. O futebol move montanhas, mas possui uma quantidade muito menor de blogs para suas especialidades do que moda, por exemplo.

É preciso analisar a nossa paixão. Será ela realmente válida para ganhar dinheiro pela internet? Tenha um olhar sincero sobre suas paixões e o espaço delas na rede. Se ela estiver em alta, ótimo! Se você encontrar uma forma de unir seus lucros com seus assuntos favoritos esse é o caminho certo a ser traçado.

Vale lembrar que é bom ter limites e encarar o seu blog com profissionalismo. A paixão por algum assunto pode levar um redator imparcial a mostrar-se pouco racional. . É simples: se a sua paixão é futebol e você é corinthiano precisa saber que os palmeirenses podem ler seus textos. Nesse caso é melhor escolher algo onde o controle esteja sempre à mão.

Profissão

O problema aqui não é a emoção aflorada como o tópico acima. Criar um blog dentro de um viés semelhante à sua profissão é uma ótima forma de ganhar dinheiro. A sua expertise pode ser bem usada para gerar conteúdos de qualidade, contatos publicitários e até mesmo parcerias para a sua página.

Neste caso o problema está na habituação. Quando trabalhamos em algo pensamos dominar o assunto. A certeza da sabedoria é o primeiro degrau para a decadência. Não deixe o seu blog misturar trabalho de forma inseparável. É preciso distanciar o empreendedor e o profissional.

Use a sua profissão ao seu favor. Jogue com a sua experiencia, mas não deixe que ela fale mais alto do que o seu potencial para gerir um blog. Ganhar dinheiro com blogs é uma arte e ela se realiza através do bom conteúdo compartilhado. Seja um incrível redator com “toques” de profissional.

Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI

Deixe sua nota para este Artigo!

Leia Também:

Junte-se a 10,900 leitores inteligentes e receba atualizações, videos, artigos e dicas imperdíveis para criar um Negócio Online de Sucesso (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Jorge Silva disse:

    Olá Fábio,

    Como sempre excelente conteúdo 😉

    Abraço.