Ter muitos acessos, apenas disso que precisamos?

No artigo anterior, o Fabio, descreveu algumas dicas para que o seu blog tenha mais acessos, de fato há diversas técnicas para isso, desde divulgação nas redes sociais, até compra de publicidade, caso deseje pode acessar o artigo aqui: 8 Dicas de como gerar tráfego para o blog. Depois de ler esse artigo, meditei um pouco sobre os acessos do Escola Sites, e me veio a mente uma pergunta. Ter muitos acessos é o bastante para ganhar dinheiro?

Ter muitos acessos não é tudo

Cheguei a conclusão de que ter muitos acessos de nada adianta se alguns aspectos também relevantes para ganhar dinheiro com projetos online também não estiverem de certa forma bem definidos. Você deve concordar comigo que melhor é ter um blog com 100 acessos diários mais que converte muitíssimo bem do que outro que possui 1000 acessos e que consigo tirar apenas alguns centavos de adsense a cada dia. A quantidade de acesso para que eu consiga levantar uma boa grana com um blog varia muito, mas três aspectos quero explicitar hoje, que são: Qualidade dos acessos, nicho de atuação e tipo de publicidade.

Qualidade dos Acessos

 Dependendo de sua estratégia para trazer acessos para a sua página, estes leitores podem não ser de boa qualidade. Mas o que é um leitor de qualidade? Na minha concepção, um leitor de qualidade é aquele que consome os produtos oferecidos pelo blog, seja clicando em publicidade ou em um banner de afiliados ou mesmo participando do projeto, comentando e dando sugestões. Um leitor que entra e sai depois de um minuto, apenas aumenta a taxa de rejeição do blog, fazendo com que todo o trabalho tenha uma perda.

Este último fator, o de taxas de rejeição pode estar ligado diretamente com a qualidade do seu blog, seu link building interno e outros fatores e não-somente com a qualidade do leitores.

Nicho de atuação

Outro ponto também muito importante é o nicho de atuação de seu blog, rentabilizar alguns nichos pode ser uma tarefa complicada se comparada a outros. Por exemplo, no nicho de metablogs, em que a grande audiência é de blogueiros e de “curiosos” precisamos usar algumas estratégias alternativas ao feijão com arroz, leia-se adsense e programa de afiliados como Lomadee. Isso acontece porque os leitores possuem conhecimento que aquilo se trata de publicidade e dificilmente irá consumir. Já num blog de Humor, em que as pessoas estão mais abertas a estratégias de publicidade mais simples, o Adsense rentabiliza muito bem.

Tipo de publicidade

Como citei um pouco no tópico acima, o tipo de publicidade está totalmente ligada ao seu nicho. Pois alguns tipos de publicidade simplesmente não rentabilizam em alguns nichos. Quanto mais conhecimentos de blogs e assuntos relacionados, menos você conseguirá rentabilizar com publicidades mais tradicionais como o Adsense. Irei citar dois tipos de rentabilização que acho ser ótimas alternativas. A primeira se trata de vender produtos que você mesmo produza, para não dividir o lucro com ninguém e que sejam de total interesse de seu público alvo, se você possui um blog de receitas, o que acha de vender um ebook com 200 receitas, eu acho que vende bem.

Outra possibilidade é trabalhar com campanhas de afiliados muito ligadas ao seu nicho. A CPA Brasil, por exemplo trabalha muito bem com nichos de mercado ligados a saúde. Vendendo artigos ligados a musculação e emagrecimento, tendo um blog sobre o assunto, esse tipo de publicidade irá render bem.

E você como rentabiliza o seu blog? Precisa de muitos acessos para isso?

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8 Comentários

  1. Arlindo Armando disse:

    Jair, olhe só o Blog na Carteira, recebe cerca de 120 visitas diarias, porém a media de comentarios por artigo é de 20, ou seja, mais vale 100 visitas qualificadas, do que 100000000 sem qualidade alguma. Ótimo artigo!

    Abraços, Arlindo Armando

  2. Tramandaí Litoral Capital Das Praias disse:

    Muito bom. Parabéns

  3. Bruno Simomura disse:

    Olá Jair!

    Muito bem embasado o artigo, e concordo com relação à qualidade dos acessos.

    Como comparação extrema, se a quantidade de acessos significasse o sucesso de um blog, bastaria que enviássemos artigos no Ocioso, mas na prática a coisa funciona de modo diferente.

    Com toda a sinceridade do mundo, eu prefiro ter 10 acessos altamente qualificados, que me gerem 10 interações, ao invés de ter 10 mil “gatos pingados” no blog 😛

    Abraços e parabéns pelo artigo.

  4. Paulo Valle disse:

    Bruno,
    Vou discordar um pouco do seu comentário, baseado em fatos no meu blog.
    Você sabe que meu blog está com apenas 2 meses.
    Venho blogando procurando dar qualidade ao blog. Muitos falam do ocioso, mas mesmo assim resolvi testar. O Ocioso vem crescendo gradativamente os picos de tráfego. No inicio 100 acessos (contra 20 naturais), 250 acessos (contra 40 naturais), 500 acessos (contra 100 naturais) 2000 e agora 5000 acessos (contra 200 orgânicos). Não sei se acompanhou o número… a cada pico do ocioso tenho uma melhora nos dias seguintes no tráfego orgânico que fica incorporado ao blog. O tráfego do ocioso beira uma rejeição de 90% (melhor que outros agregadores como o tedioso que chega a 100%), mas vem seguido de visitas orgânicas que levam minha rejeição a uns 40% e convertem bem. Com isso o adsense saiu de centavos, para U$ 3 e agora já está nas dezenas (U$ 17).
    O Ocioso como ferramenta de captura de leitores é péssimo, mas para provocar visualização no google é bom e indiretamente atrai público cativo.
    Complementando, os melhores resultados em termos de rejeição são os comentários em outros blogs, guestposts e o diHitt… mas eles aparentemente não geram rentabilização, só uma massagem no ego com os comentários que recebemos (que na minha opinião vale mais que a rentabilização)… mas creio que dá pra ficar com os dois mundos… pelo menos por este início.

    Jair,
    Muito bom post. Espero que dê bastante “caldo” nos comentários.

    Abraços a todos que comentaram.

  5. Renato França disse:

    Se for para escolher entre acessos de qualidade ou não, certamente é preferível os acessos de qualidade. No entanto, acredito que para quem rentabilize o seu site, quanto maior a quantidade de acessos melhor. Desde que essa proporção seja grande.

    Ou seja, é preferível 10 acessos de qualidade ou 10 mil sem qualidade? Acredito que os 10 mil não é mesmo? Até porque quanto maior a quantidade de acessos, maior a chance do visitante clicar em um anuncio ou comprar um produto do site.

  6. birapcbira disse:

    Excelente artigo,parabéns pelas dicas e obrigado!

  7. Rui Luiz Mmn disse:

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