Velocidade do site determinará posição no Google

Há um tempo atrás, o Google anunciou e explicou que passaria a utilizar a “velocidade do site” como um dos critérios em seu ranking de buscas. Desde então, temos recebimento alguns questionamentos sobre o que isso realmente significa. Confira o relato de Matt Cutts, do Google:

“O que eu tenho a dizer é: não entrem em pânico. Nós já avisamos sobre o critério da velocidade do site no ano passado, e vocês podem ver no vídeo de fevereiro, onde afirmei que nós também iríamos colocar mais peso em fatores como a relevância, atualizações, reputação, valor agregado, etc. – todos os fatores que vocês já devem ter imaginado.”

Assim, existem duas características principais que determinam a velocidade do seu site:

1) Se a codificação do seu site é boa

Quase todos os sites tem algum tipo de erro em seu código e a maioria deles não influencia na velocidade de abertura das páginas. Entretanto, alguns desses erros podem fazer com que as páginas demorem mais a carregar do que as outras. Um exemplo é quando você realiza uma busca no Google e clica em um dos resultados. A maioria das páginas irá abrir quase que imediatamente, mas, de vez em quando, o site pode levar entre 5 e 10 segundos para abrir. Pode não parecer muito, mas boa parte dos internautas não vai esperar (sim, às vezes somos bem impacientes). Então, ao invés de esperar esses 10 segundos, o usuário volta e continua a sua pesquisa nos próximos resultados.

2) Se o seu provedor de hospedagem é rápido

Ou mais diretamente, o quão rápido é o servidor em que seu site está hospedado. Há inúmeros fatores que tornam um servidor devagar, e um dos principais é o excesso de carga. Alguns servidores continuam adicionando novas hospedagens, mesmo que já estejam superlotados. Se você já verificou seus códigos e, mesmo assim, sua página continua lenta, então eu sugiro que você troque ser provedor, ou isto vai te fazer cair nos rankings de buscas. Pelo menos, é o que o Google tem demonstrado.

Biografia do autor: Charles Henry trabalha para uma HomeHost Hospedagem Companhia Brasil, que fornece Hospedagem de sites de php.

Compartilhe com Seus Amigos

Fabio Vasconcelos

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: