Fabio Vasconcelos

Velocidade do site determinará posição no Google

Há um tempo atrás, o Google anunciou e explicou que passaria a utilizar a “velocidade do site” como um dos critérios em seu ranking de buscas. Desde então, temos recebimento alguns questionamentos sobre o que isso realmente significa. Confira o relato de Matt Cutts, do Google:

“O que eu tenho a dizer é: não entrem em pânico. Nós já avisamos sobre o critério da velocidade do site no ano passado, e vocês podem ver no vídeo de fevereiro, onde afirmei que nós também iríamos colocar mais peso em fatores como a relevância, atualizações, reputação, valor agregado, etc. – todos os fatores que vocês já devem ter imaginado.”

Assim, existem duas características principais que determinam a velocidade do seu site:

1) Se a codificação do seu site é boa

Quase todos os sites tem algum tipo de erro em seu código e a maioria deles não influencia na velocidade de abertura das páginas. Entretanto, alguns desses erros podem fazer com que as páginas demorem mais a carregar do que as outras. Um exemplo é quando você realiza uma busca no Google e clica em um dos resultados. A maioria das páginas irá abrir quase que imediatamente, mas, de vez em quando, o site pode levar entre 5 e 10 segundos para abrir. Pode não parecer muito, mas boa parte dos internautas não vai esperar (sim, às vezes somos bem impacientes). Então, ao invés de esperar esses 10 segundos, o usuário volta e continua a sua pesquisa nos próximos resultados.

2) Se o seu provedor de hospedagem é rápido

Ou mais diretamente, o quão rápido é o servidor em que seu site está hospedado. Há inúmeros fatores que tornam um servidor devagar, e um dos principais é o excesso de carga. Alguns servidores continuam adicionando novas hospedagens, mesmo que já estejam superlotados. Se você já verificou seus códigos e, mesmo assim, sua página continua lenta, então eu sugiro que você troque ser provedor, ou isto vai te fazer cair nos rankings de buscas. Pelo menos, é o que o Google tem demonstrado.

Biografia do autor: Charles Henry trabalha para uma HomeHost Hospedagem Companhia Brasil, que fornece Hospedagem de sites de php.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Antonio Alves Jr. disse:

    Olá Fábio,

    O Google, a cada temporada, está mais exigente quanto à qualidade dos websites. Por um lado isso é muito bom porque deixa em evidência os melhore blog e sites que estejam constantemente atualizados, que ofereçam conteúdos de qualidade, que respeitam os limites de publicidade em seus sítios e que tenham navegabilidade apropriada. Por outro lado deixa o Google com um poderio excessivo que pode deixá-lo sozinho nas diretrizes do bem e do mal. Vamos ver no que vai dar.

    Abraços

  2. Dermeval Junior disse:

    Acho que é importante também explicar que que o Google leva em conta de maneira relativa o carregamento da página.

    A análise é feita com relação a otimização da página, ou seja, se a página exatamente com o layout atual poderia abrir mais rápido se tiver o código melhor otimizado, então antes de mais nada, é principalmente a relação do carregamento da página com ela mesma e não tanto com outra, embora em segunda estância isso também pode ter um certo peso.

    Não faria sentido esperar que uma página como esta aqui, com banners, imagens, botões de redes sociais pudesse abrir tão rápido quanto a página inicial do Google por exemplo, que só possui uma única imagem.

    Então não precisa sair tirando imagens, banners que realmente farão falta na página. Mas vale a pena retirar os excesso, principalmente elementos que realmente não fariam falta, mas tentar otimizar ao máximo as imagens existentes e que não podem ser retiradas.

    O plugin para Fire Fox “Page Speed” é ótimo para esse tipo de análise.

  3. Maicon disse:

    Olá Fabio

    Uma dica para quem não tem provedor de hospedagem, utilize o CloudFlare, no meu caso ajudou bastante, as páginas estão carregando mais rápido e através de análises pelo Woorank, o meu score melhorou muito na questão de velocidade.

    Abraços

  4. Anúncios grátis disse:

    Olá,

    Um dos principais fatores de posicionamento em buscadores é a velocidade do site. Quando mudei de uma tal hopedagem e fui para uma bem melhor, mudou consideravelmente o tempo de indexação e atualazação pelo robô de busca, e assim melhorando meu posicionamento quadruplicando o números de visitas..

    Abraços

  5. Giovanni Prado disse:

    É muito importante saber disso pois agora podemos nos preocupar mais em aumentar a velocidade do nosso blog, que consequentemente aumentará a posição nas pesquisas.
    E quanto mais rápido, mais satisfeitos os internautas sairão. Muito legal esta iniciativa, pois assim todo mundo sai beneficiado.
    Parabéns pelo seu post e pelo blog, continue assim.