YouTube – Como Criar Seu Canal [Guia Completo Para Iniciantes]

Um dos grandes segredos que a maioria dos “Top Gurus” esconde diz respeito a criar um canal e ganhar dinheiro no Youtube de forma recorrente. E quando eu digo recorrente, me refiro a ganhar dinheiro de uma maneira constante.

Então, a contragosto desses experts, neste artigo, vou abrir a famosa “caixa preta”, e revelar poucas, mas boas, estratégias sobre como:

1- Escolher o nicho de mercado

2- Definir sua persona

3- Quebrar as objeções que muitas pessoas tem  quando o assunto é gravar vídeos

4- Criar seu canal e…começar a ganhar dinheiro no Youtube

Não saia daí…continue lendo.

como ganhar dinheiro com o youtube

Ter Um Canal Para Ganhar Dinheiro no Youtube é um Bom Negócio?

Bom negócio é apelido…

Veja alguns dos números mais impressionantes de uma pesquisa recente:

  •       Mais de 1 Bilhão de pessoas acessam o Youtube todos os meses
  •       59% das pessoas tomam uma ação ao final de um vídeo
  •       Nos próximos 3 anos o Youtube pretende estar 70% maior
  •       Atualmente o Youtube é o segundo maior mecanismo de buscas no mundo
  •       Mais de 6 Bilhões de horas são assistidas mensalmente; uma hora de vídeo por cada pessoa no planeta, por mês

Agora, mesmo com todos esses indicativos positivos, tem muita gente que ainda pensa que um vídeo pode dar muito trabalho para ser feito, ou pior, que elas têm vergonha de aparecer na frente das câmeras.

Infelizmente essas são algumas das objeções clássicas que atrapalham muita gente e fazem com que elas, por não se arriscarem, acabam por deixar um bom dinheiro na mesa.

Mas atenção, o que você vai aprender aqui, além de te surpreender, pode mudar a sua maneira de agir, pensar e certamente mudar o rumo dos seus negócios!

E para quem está começando ou não tem muito dinheiro  para investir, essa vai ser a ferramenta ideal. Já que não pagamos nenhum centavo para subir um vídeo, começar a gerar tráfego e ganhar dinheiro com isso.

Porém, antes de qualquer ação, saiba antes quais são os primeiros cuidados que alguém deve ter antes de criar seu canal para ganhar dinheiro no Youtube.

Os Primeiros Cuidados Antes de Criar Um Canal no Youtube

Quase diariamente vejo no Youtube pessoas que criam seus canais para ganhar dinheiro com vídeos, e várias caem sempre no mesmo erro. Elas não definem seu nicho de mercado e muito menos a sua persona.

Não se dão conta que agindo assim não conseguirão ter sucesso por uma razão bem simples, elas não sabem com quem estão se comunicando.

O fato de não terem essas duas coisas definidas, seria como tentar oferecer um programa de emagrecimento para mulheres que estão no sexto mês de gravidez. Ou mesmo tentar oferecer um curso de espanhol para idosos que estão mais preocupados em administrar melhor suas aposentadorias.

É quase como dar um tiro no próprio pé.

Desconhecer seu público alvo pode ser o maior “suicídio” que alguém que quer empreender, tanto no mundo off-line como no mundo on-line, pode cometer.

De nada vale ter todo o esforço de criar um canal e começar a gravar vídeos, se você não souber para quem você estará expondo suas ideias, seus produtos e serviços.

Diante disso, lhe convido a conhecer um pouco melhor sobre como escolher um nicho e como definir a persona que você estará conversando para oferecer a ela produtos e serviços, através do seu canal, os quais irão solucionar as dores e angustias , ou realizar os mais profundos sonhos e desejos da sua audiência.

O que é Nicho de Mercado?

De acordo com um dos profissionais mais respeitados do mundo digital, Conrado Adolfo, para que possamos entender o que é um nicho, vamos, segundo ele, mostrar um rápido mapa do comportamento do consumidor dentro de um ciclo de compra.

Nesse mapa do comportamento, a primeira coisa que nós temos é um consumidor, e o primeiro papel dele nesse processo de compra é o papel do “incomodado”. Ele tem um problema e precisa resolvê-lo a qualquer custo.

Mas qual é a primeira coisa que esse consumidor incomodado faz? Se você já esteve “incomodado” antes, então sabe bem qual é a resposta. Claro, ele vai no Google!

Uma vez no Google, ele se transforma em um pesquisador. É aquele que vai pesquisar as soluções que existem no mercado para solucionar o problema que ele tem.

Quando ele começa a encontrar algumas soluções, ele então se transforma em um comparador, comparando a sua solução com alguma outra (ou várias outras).

Lembrando que o processo de comparação é um pouco demorado. Nessa etapa podem acontecer muitas coisas. Porém, se a sua solução for a mais convincente ele então vai elegê-la como sendo a melhor para si, e se transforma então em um comprador.

É importante frisar que entre o comparador e o comprador existe uma parede, chamada a parede das dúvidas e objeções. E cada tijolo dessa parede representa uma dúvida a ser eliminada. Caso essa dúvida ou objeção não seja extinta, o comprador não irá comprar.

Então, capriche em seus vídeos 😉

Após ter feito essa pequena explicação, devo dizer que o que talvez você ainda não tenha percebido é que não é só uma pessoa que tem aquele problema ou dor específicos. Você vai perceber que existe um conjunto de pessoas com aquele mesmo problema. Isso é o que chamamos de nicho.

Isso mesmo, quando você tem várias pessoas com a mesma dor, com o mesmo incomodo, com o mesmo ponto de interrogação na cabeça, com o mesmo problema, teremos então aí um nicho.

Como Definir Um Nicho?

Um nicho é um grupo de pessoas que tem uma necessidade muito particular.

Por exemplo, profissionais liberais e autônomos que não ganham o suficiente para realizar seus desejos, mas querem ter um negócio próprio fora ou dentro da internet, em paralelo, para aumentar seus ganhos. No entanto, não querem abrir mão do seu trabalho nem da sua renda naquele momento.

Perceba que um nicho não é simplesmente uma parcela pequena da população. Um nicho é uma parcela pequena da população com uma dor ou uma necessidade específica.

Mas atenção, essa mesma parcela pequena da população não pode ser tão pequena a ponto de não ser monetizável, e quando falo monetizável não basta ter uma só pessoa comprando o seu produto.

Bem, voltando ao exemplo dos profissionais liberais e autônomos, imagine que esses profissionais tem um problema em comum: não existem garantias sobre a renda que eles ganham. Essa renda é finita porque eles podem ter escassez de novos trabalhos ou mesmo serem demitidos a qualquer momento.

Agora, se você pensar que existe um outro grupo de profissionais liberais e autônomos que se antecipou e montou negócios paralelos como: construção de imóveis para aluguel por exemplo, que lhes dá uma renda alternativa todos os meses, ou mesmo montaram algum tipo de negócio na internet que lhes dê um complemento financeiro interessante, certamente esse plano “B” irá fazer com que elas não se preocupem com a instabilidade das suas atividades.

Então, esse problema não será comum a todos porque esses profissionais liberais e autônomos se anteciparam e construíram uma renda extra, em paralelo.

Ao passo que aqueles que não tiveram essa visão e não criaram as circunstâncias para que isso acontecesse, sem dúvida, irão ter sérios problemas caso não tenham trabalhos constantes ou percam seus empregos.

Resumindo então se tivermos um grupo específico com o mesmo problema ou necessidade, este grupo pode ser representado por uma única pessoa imaginária. E essa pessoa imaginária vai receber um nome específico de “Persona”.

A Persona Vai Representar o Grupo Inteiro

Diante da definição acima, podemos perceber com mais precisão quem é esse representante de todos aqueles profissionais que tem uma necessidade em comum.

Então, vamos construir juntos esse representante, esse personagem?

Ele se chama Pedro Vitor. É advogado e tem 32 anos. É pai de família e tem um filho de 1 ano e 6 meses. Pertence à classe média e sua renda familiar beira os R$ 4.500. Seu orçamento é apertado e não pode gastar tanto com lazer nem vestimentas.

Ele mora no Rio de Janeiro e enfrenta muito tempo no transito. Trabalha em um escritório de advocacia onde é apenas mais um número, e claro, tem problemas com economizar dinheiro, portanto, qualquer risco que ele corra na sua carreira, as consequências serão desastrosas.

Viu como vamos construindo o Pedro Vitor.

Ele tem todas as características e problemas da persona. Pode ser que alguns desses profissionais, de dentro do grupo, não estejam no Rio de Janeiro, e outros estejam em qualquer outra cidade do território nacional.

Mas é só para que se entenda que a persona, o Pedro Vitor, reúne as características de 70 ou 80 % das pessoas pertencentes àquele grupo ou nicho. Por isso que o seu nicho tem que ser muito bem escolhido para que você encontre um grande problema que seja comum a todos.

Agora, a grande questão é, as duas abordagens de nicho são:

1- Grupo de pessoas

2- Um problema comum

Quando escolhemos nos comunicar somente para o grupo de pessoas acabamos tendo diversos problemas parecidos, mas não comuns.

Quando escolhemos pela parte da abordagem inversa, e elegemos um problema para depois entendermos quais são as pessoas ou a característica da persona que tem aquele problema específico, nós conseguimos chegar mais rápido e mais facilmente a essas pessoas através das informações que você transmitirá através dos seus vídeos.

É importante perceber que não devemos confundir nichos com mercados ou segmentos. Por exemplo: emagrecimento, relacionamentos ou ganhar dinheiro na internet, esses são mercados ou seguimentos.

Mas quando falamos de nichos, temos que ter um problema específico. Por exemplo: mães que tiveram seus filhos e querem perder peso rápido para voltar à forma que tinham antes da gravidez. Esse é um nicho específico dentro do segmento de emagrecimento.

A incomodada nessa hora tem um problema. E por ela ter um problema, ela vai buscar descobrir uma solução para esse problema. Lembre-se que a pessoa com problema tem um objetivo. E esse objetivo está muito claro, só que ela ainda não sabe como chegar lá.

Porém, se ela não sabe como chegar nesse objetivo, ela tem o que chamamos de “dor”. Ela quer chegar ao objetivo, mas não consegue. Só que para qualquer dor existe uma oportunidade.

E a única forma de não desperdiçarmos as oportunidades que irão aparecer é: canalizar o foco em suprir a necessidade de um grupo de pessoas que usam a internet para encontrar a solução para essa necessidade específica.

E como você vai conseguir suprir essa necessidade? Se comunicando com elas de forma direta, objetiva e persuasiva.

Puxa! Já posso imaginar você se sentindo mais animado e confiante a respeito de criar seu canal no Youtube e começar a lucrar com seus vídeos, mas…

Você se lembra da parede de objeções que falamos anteriormente? Então, antes de criar seu canal e colocar a mão na massa, vou lhe ajudar a eliminar as desculpas e objeções mais clássicas que impedem a maioria das pessoas de começarem a ganhar seus primeiros reais com o Youtube.

As 4 Objeções Clássicas

1- Preciso ter um equipamento profissional para começar?

A resposta é um alto e sonoro NÃO!

Mas antes de falarmos de equipamento, vamos falar sobre a iluminação. Da mesma forma que você não precisa de equipamentos profissionais, não será necessário comprar luzes artificiais no início da sua jornada.

A primeira dica: filmar de frente para uma janela, e de preferência de dia. Não existe melhor iluminação do que a natural. A luz do sol, entrando pela janela, será o seu melhor equipamento e fará com que seu vídeo fique bem nítido e agradável de assistir.

Porém você não poderá gravar seus vídeos à noite. Mas caso tenha uma boa iluminação no local onde você vai gravar seus vídeos, faça o teste e veja se fica bom.

Caso você tenha o capital e possa investir, bastam duas luminárias pequenas com luz branca para que seus vídeos noturnos consigam ter uma melhor qualidade.

A segunda dica: você pode começar a fazer seus vídeos com seu smartphone ou tablet. Eu gravo meus vídeos com um tablet da Samsung. O som e a imagem não ficam aquela maravilha, mas tendo uma boa iluminação e principalmente um conteúdo de qualidade, seus vídeos vão fazer sucesso.

2- Como vencer a timidez para gravar vídeos?

É impressionante como a câmera consegue intimidar tantas pessoas.

Então para amenizar essa dificuldade tão comum para tanta gente, vou apresentar 5 dicas de ouro que vão ajudar muito aqueles que ficam apavorados, e não se sentem a vontade diante de uma camera (tablet ou smartphone).

A – Grave seus vídeos com uma outra pessoa junto com você. Isso vai te deixar mais tranquilo e confiante. Ter o feedback de alguém, na hora em que você está transmitindo seu conteúdo, pode ser uma grande “muleta”. Isso fará com que você não se sinta sozinho, eliminando assim aquela sensação de estar conversando com “ninguém”.

B –  Fale sempre sobre coisas de que você gosta. Isso serve para qualquer coisa que você vai fazer na vida. Fale, se envolva, estude e transmita as coisas que você mais curte. O domínio sobre um determinado assunto vai lhe trazer confiança e as pessoas que assistirem aos seus vídeos vão perceber isso.

C –  Seu vídeo deve ter como prioridade ajudar alguém. Com isso em mente, você se sentirá mais forte para enfrentar a timidez. Pense que se você ajudar uma pessoa que seja, com as suas informações de valor, só isso já será um incentivo para você se sentir feliz e seguro.

D – Pare de pensar no que os outros não vão gostar em seus vídeos. Se você ficar pensando nisso é bem provável que você não grave nada. Procure pensar nas pessoas que você está ajudando.

Lembre-se, as críticas são sempre bem-vindas, mas não se deixe influenciar pelos comentários negativos. Existe uma estatística comprovada: 80% vão gostar e 20% não. Esteja preparado e dê sempre o seu melhor.

E – Trate as pessoas como se elas fossem iguais a você. Não se sinta inferior. A timidez se agrava e fica maior quando achamos que os outros são superiores a nós. Lembre-se que você é um ser único, e que suas experiências de vida são só suas, e é você quem irá transmití-las para o mundo. Portanto confie em você!

F – Pratique, pratique e pratique. Escolha aquele amigo em quem você confia bastante. Se reúna com ele pelo menos uma vez por semana para que você possa falar, em voz alta, sobre um texto previamente preparado.

Seu amigo será a sua audiência, e aproveitará para dizer quais são seus pontos fortes e fracos. Essa técnica funciona muito bem, e aumenta demais a sua confiança.

3-  Sou menor de idade, posso ter meu negócio no Youtube?

Se você é menor de idade, eu te convido a compartilhar este artigo com seus pais ou com a pessoa responsável por você, pois vou explicar aqui, rapidamente como você pode proceder, em conjunto com seu responsável, para solucionar essa dúvida.

Primeiramente, gostaria de deixar bem claro que certamente é possível ter um negócio sério e rentável na internet. Mas para isso serão necessários alguns passos básicos que devem ser seguidos.

Para que um menor de idade possa ter seu negócio na internet, no caso aqui estamos falando do Youtube, ele terá que fazer todas as suas ações em nome do responsável.

É de fundamental importância que esse responsável acompanhe o menor e saiba o que está acontecendo com o negócio dele. Mas, antes disso, os passos iniciais do responsável são:

A – Investimento na aquisição de um curso sobre como ganhar dinheiro no Youtube. Conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer atividade.

B – Investimento nas ferramentas que forem orientadas dentro do curso.

C – Associar-se gratuitamente em uma plataforma de produtos digitais (Hotmart).

Trabalhando como afiliado (representante), as comissões podem passar dos 50% do valor do produto.

Lembrando que a idade recomendada para que o menor comece suas atividades, desde que sob supervisão do responsável, é entre 10 e 12 anos.

4 – Não sei o que dizer nos vídeos, preciso de um roteiro ou script?

Você gostaria de prender a atenção de alguém enquanto essa pessoa assiste ao seu vídeo? Acredito que esse seja o seu objetivo número um, mas infelizmente ainda existem muitas pessoas que sobem seus vídeos no Youtube sem o mínimo de planejamento, e o que vemos são apresentações chatas, longas e sem objetividade.

Então, a recomendação é que você siga um roteiro, e abaixo vou lhe apresentar algumas dicas para que seus vídeos não sejam apenas visualizados, mas que também sejam marcados com “gostei”, que sejam compartilhados e recebam ótimos comentários.

Vamos lá?

1° Gancho: para que você consiga prender a atenção da pessoa, você vai precisar do que chamamos de gancho. Ele será o responsável de prender a atenção do ouvinte até o final do vídeo.

Ex. “Preste muita atenção nesse vídeo pois você vai descobrir como convencer seu chefe de que você merece um aumento e fazer ele implorar para que você não mude de emprego, ou, como se tornar um profissional de vendas mesmo que você tenha vergonha até do espelho…então preste muita atenção neste vídeo”

Basicamente o gancho é a introdução. Você está preparando o seu ouvinte para aquilo que você vai falar, despertando nele a curiosidade para mantê-lo assistindo o restante do seu vídeo.

2° Conteúdo: essa é a etapa do desenvolvimento do seu vídeo. Nela é muito importante que você apresente 2 ou 3 tópicos sobre a pergunta ou afirmação que foram feitas no início do vídeo. Esse é o momento de cumprir a promessa feita pelo seu gancho.

Sugiro que não ultrapasse de 2 a 3 tópicos, do contrário seu vídeo ficará longo demais. Dividindo em tópicos fica organizado e direto ao ponto. Fale do primeiro tópico, e disserte sobre ele, fale do segundo, e faça a mesma coisa. E assim por diante.

Dessa forma seu vídeo não entediará a sua audiência. Mas lembre-se, esse conteúdo deve ser de alta qualidade, ativando alguns gatilhos mentais do ouvinte, como os gatilhos da autoridade e da reciprocidade.

3° CTA (Call to Action ou Chamada Para Ação): esse é o momento de convidar seu espectador para fazer exatamente o que você deseja que ele faça.

A chamada para ação deve ser feita de forma persuasiva, entretanto, ela tem que ser de grande interesse para o seu ouvinte, do contrário ele não realizará aquilo que você disser para ele fazer.

Ex. “Bom, agora que você já aprendeu sobre isso, que tal você aprender ainda mais sobre a arte do convencimento ou como superar a timidez. Então clica aqui nesse botão agora para conhecer mais”

Como Pesquisar e Validar o Nicho de Mercado

Para fazer a pesquisa e validação dos nichos de mercado, iremos utilizar algumas ferramentas que são extremamente importantes para você tomar uma decisão na hora de escolher um nicho.

Mas antes de começar suas pesquisas abra seu navegador e limpe seu cache, depois acesse o Google sem estar “logado”. Essas duas ações são necessárias para que a sua pesquisa não sofra nenhuma influência externa.

Entre outras, a principal ferramenta que usaremos para fazer a pesquisa dos nichos de mercado é o Google Keyword Planner. Ela irá nos ajudar a identificar não só as palavras mais usadas, como também mostrar os termos relacionados ao nicho escolhido e o seu grau de concorrência.

O primeiro passo, se você não tiver uma conta no Google Keyword Planner, é fazer um cadastro. Para isso você vai precisar ter uma conta Google (Gmail). Lembrando que o Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita.

Passo 1 – Abrir sua conta no Gmail. Clique aqui para abrir sua conta.

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Passo 2 – Preencher seu cadastro no Gmail

como ganhar dinheiro com videos no youtube- passo-2

Passo 3 – Entrar na sua conta do GKP (Google Key Word Planner) aqui

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Passo 4 – Cadastre seu e-mail e sua senha do Gmail para entrar no Google Key Word Planner

como ganhar dinheiro pelo youtube-passo-4

Passo 5 – A primeira tela, depois de cadastrar será essa. Clique em “Pesquisar novas idéias de palavras-chave e de grupos de anúncios”.

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Passo 6 – Preencha o campo “Seu produto ou serviço” com a (s) palavra (s) chave (s) que você quer pesquisar. Pode colocar uma ou quantas palavras quiser (deixe cada um em uma linha). Depois clique no botão azul “Obter Ideias”. Lembre-se apenas de se certificar que a segmentação está classificada por Brasil e Português.

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Passo 7 – Clique em “Ideias de Palavras Chave”. Em seguida clique em “Média de pesquisas mensais”. Isso irá organizar quais os tipos de palavras chave que tem mais procuras mensais. Perceba que temos dois grupos nesta tela.

O primeiro com as 3 palavras chaves que procuramos (perfumes, perfumes importados, perfumes importados masculinos). A segunda são palavras-chave do mesmo grupo de procura. No segundo grupo, você pode inclusive selecionar palavras que podem ser úteis como conteúdo para seu canal.

Lembrando que quanto mais visualizações, maior será a dificuldade para ranquear e menor será a conversão. Procure selecionar palavras com mais de 500 buscas mensais. Menos que isso, pode ser perda de tempo.

Caso seja do seu interesse, você pode exportar o relatório completo em uma planilha da Excel, clicando no botão “Fazer Download”, selecionar “CSV do Excel” e clique no botão “Fazer Download’.

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Passo 8 – Agora vamos ver o volume de pesquisa no decorrer do tempo. Para isso vamos usar o Google Trends . Basta digitar o termo desejado no buscador “Explorar tópicos” e ele faz todo o trabalho. O Google Trends irá nos trazer uma tendência das palavras-chave que pesquisamos no Google Key Word Planner. Novamente vamos pesquisar sobre “perfumes importados”.

Perceba que existe uma tendência de busca muito boa para esse nicho de mercado. Dá para notar que ele é bem consistente.

Seguindo esses passos, a escolha de um nicho de mercado com alto potencial de lucro será muito mais simples.

Poderíamos até parar por aqui. Isso já seria mais que suficiente para validar um mercado. Mas como queremos ter certeza de que não estamos enganados, vamos um pouco mais a diante. Então seguimos para a segunda ferramenta de pesquisa e validação de mercado.

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Passo 9 – O próprio Google e o Youtube Instant são outras duas ferramentas importantes para serem utilizadas. Note que quando você começa a digitar por palavras-chave, automaticamente o buscador vai completando com outras palavras que as pessoas estão buscando.
Este é um ótimo indicador. Além disso você pode constatar a relevância das palavras-chave através dos anúncios (em amarelo). E quando existem pessoas anunciando é porque o segmento é lucrativo.

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Qual será o nome do canal?

A escolha do nome do canal está em suas mãos agora. Mas antes de escolher o nome de seu canal, você precisa saber qual estratégia irá utilizar. Para isso, vamos fazer algumas perguntas que irão nos direcionar cada vez mais para um só ponto. Vamos lá?

1- Qual o tipo de canal?

  • Direcionado em monetização
  • Direcionado para Afiliado (venda de produtos digitais)
  • Direcionado para o tráfego no site (ou blog).

2- Quais os tipos de vídeos subir no canal?

  • Vídeos de terceiros (esses devem ser editados antes de dar upload no canal)
  • Conteúdo próprio
  • Vídeo aulas (Tutoriais)

3- Quais palavras-chave rankear?

  • Perfumes (conhecida como “head”)
  • Perfumes Importados (conhecida como “middle”)
  • Perfumes Importados Masculinos (conhecida como “long tail”)

Algumas sugestões, por exemplo:

1- Seu canal leva tráfego para o site; colocar o nome do site igual ao nome do canal.

2- Trabalhar como afiliado; colocar seu próprio nome no canal.

Lembre-se, são apenas sugestões.

Hora de Criar Seu Canal no Youtube

Depois que você…

a- Entendeu que ter um canal no Youtube pode ser um bom negócio

b- Aprendeu a definir o Nicho e a Persona do seu canal

c- Aprendeu a quebrar as 4 objeções mais clássicas que impedem o sucesso no Youtube

d- Aprendeu a pesquisar e validar o nicho de mercado

e- Aprendeu como dar nome ao canal

…vamos agora, aprender como criar o seu canal no Youtube o/

Veja, então, o que vou ensinar nessa última seção deste artigo:

1- Como criar seu canal no Youtube seguindo alguns passos básicos;

  •       Imagem do perfil
  •       Arte do canal
  •       Descrição do canal
  •       Adicionar links ao canal

2- Como subir um vídeo para o canal.

Dito isso, vamos ao que interessa…

Passo 1 – Faça login na sua conta do Google. Vá até https://accounts.google.com, insira seu e-mail e senha

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Passo 2 – Depois que estiver “logado”, clique no conjunto de 9 quadrados conforme a imagem, e em seguida clique em Youtube para ser direcionado para a sua nova conta no Youtube.

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Passo 3 – Uma vez dentro do Youtube, clique em “Meu canal” no canto superior esquerdo da sua tela.

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Passo 4 – A aparência do seu canal será parecida com esta. Note que existem duas áreas principais em destaque. A barra lateral no lado esquerdo e a parte central do seu canal, onde estão localizadas as informações onde faremos as configurações.

como ganhar dinheiro com video no youtube-passo-14

Passo 5 – Perceba que existem outros botões que lhe levarão para outras partes do seu canal como: seção de vídeos, playlists, canais, discussão e sobre.

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Passo 6 – Para ajudar com a montagem do seu canal, vamos focar em 4 áreas. Imagem do perfil, arte do canal, adicionar links e a descrição do canal.

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Passo 7 – Vamos começar pela imagem do perfil. Passe o mouse sobre o boneco azul e logo aparecerá uma caneta. Clique nela e você será direcionado para a sua nova página do Google+.

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Passo 8 – Ao chegar no seu perfil do Google+, passe o mouse na imagem do perfil e logo aparecerá uma câmera. Clique nela e salve a imagem que você quer que apareça no seu perfil, pois será a mesma que aparecerá no seu canal do Youtube.

da pra ganhar dinheiro com youtube-passo-18

Passo 9 – Faça um “refresh” na sua página do Youtube e verá que a imagem escolhida no Google+ é a mesma que aparece no seu canal do Youtube. Pronto, a imagem do seu perfil já está no ar.

O próximo passo será salvar arte do seu canal. Lembrando que essa imagem deve ter 2050 x 1152 pixel e não deve ultrapassar 2MG. Para isso clique no botão azul, indicado na imagem abaixo e salve a sua nova arte.

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Passo 10 – Selecione a imagem que será a nova arte do seu canal.

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Passo 11 – Pronto! Sua nova arte já está no ar.

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Passo 12 – Agora vamos fazer a descrição do seu canal. Clique em “Sobre” no menu do canal. O botão “Descrição do canal” aparecerá logo abaixo.

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Passo 13 – Ao clicar em “Descrição do canal”, aparecerá uma caixa onde você poderá escrever a descrição que desejar. Em seguida clique no botão azul “Concluído”, conforme imagem abaixo.

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Passo 14 – Aproveite para adicionar também um e-mail de contato onde as pessoas poderão se comunicar com você.

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Passo 15 – O próximo passo será incluir links de redes sociais ou outros links que desejar. Passe o mouse no canto superior direito, conforme a imagem e clique na caneta. Logo após clique em “Editar links”.

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Passo 16 – Uma nova página irá aparecer. Note que é permitido incluir até 5 links. O link do Google+ já está adicionado por padrão. Para adicionar mais links basta clicar no botão “Adicionar” que vão aparecendo espaços para colocar a descrição do link e seu URL. Ao terminar, clique no botão azul “Concluído” que tudo ficará salvo.

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Passo 17 – Veja abaixo na imagem onde seus links aparecerão no seu canal.

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Passo 18 – Agora vamos subir vídeos no seu canal. Lembre-se que seu vídeo já deve ter sido feito e editado, bem como nomeado com as palavras-chave. Ele já deve estar no seu computador em alguma pasta ou na área de trabalho. Para subir o vídeo clique em “Carregar”.

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Passo 19 – Após clicar em carregar, uma nova página aparecerá, conforme a imagem abaixo. Clique na seta vermelha e selecione o seu vídeo que está salvo no computador.

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Passo 20 – Selecione seu vídeo e clique em abrir, conforme a imagem.

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Passo 21 – Pronto, seu vídeo já está em processo de “upload”. Escreva uma boa descrição conforme indicado abaixo e clique em “Publicar” quando o vídeo estiver 100% enviado. Seu vídeo estará no ar.

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Conclusão

Muitas pessoas, quando tem um mapa detalhado onde é explicado tudo (ou quase tudo) com riqueza de detalhes, contendo exatamente o que elas necessitam, se torna muito mais simples e prazeroso executar qualquer tarefa e atingir os resultados esperados.

Elas passam a deixar de lado a insegurança e o medo de errar quando têm alguém que as pegue pelas mãos e as conduzam pela via correta. Este foi o principal intuito desse post.

Espero que este artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse.

Um grande abraço e mãos à obra!

Este é um Guest Post produzido por: Guilherme Vieira do Blog Escola do Empreendendo Digital 

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13 Comentários

  1. fabiani soares verdugal disse:

    Sempre acompanhando seu trabalho meu primeiro professor na internet. Ótimo artigo.

  2. Alexandre Rodrigues disse:

    Olá Fábio, tudo bem?
    Muito bom este seu artigo e esta me ajudando muito, pois estou construindo meu canal no youtube, mas eu acho que seria melhor se estas explicações fossem feitas em video, fica mais fácil de compreender, abraço, valeu

    • Fabio Vasconcelos disse:

      Olá Alexandre,
      que bom que tenha gostado , mas desta vez o artigo não foi meu e sim do Guilherme. Em breve eu vou criar um vídeo explicando tudo isso, ok!

      Abs!

  3. Benedito disse:

    bastante elucidativo.

  4. Rosangela Rodrigues disse:

    Bom Dia Fábio!

    É a primeira vez que vejo alguém fazer um passo a passo ensinando sobre o YOU TUBE.

    Muito bacana, você ter feito isso, pra quem é iniciante.

    Um forte abraço e que o Senhor nosso Deus, possa te retribuir por tudo que tem feito pra ajudar ao outros, com muitas bençãos pra você, e sua família.

  5. Raimundo Bijos disse:

    Parabens….este é o melhor artigo que lí desde há um ano que estou estuando marketing digital,,ais parece um e-book,e vai envolvendo o leotor de tal forma que quando chega ao final,vem aq pergunta,,,já acabou? Olh amigo,,, muito gbom mesmo… sucesso a voce e todos que seguirem estes passos.

  6. Guilherme Vieira disse:

    Olá Fabiani. Fico feliz que tenha gostado e muito satisfeito em poder contribuir com a audiência do Fabio Vasconcelos. Um grande abraço!

  7. Guilherme Vieira disse:

    Agradeço ao Fabio a oportunidade de estar expondo meu trabalho por aqui. Diante do fato de eu mesmo sentir necessidade de guias para resolver meus problemas, entendi que um passo a passo em um artigo seria mais tranquilo de visualiza-lo em um vídeo (evitando o vai e vem qdo se perde uma informação). Agradeço a todos os comentários e espero estar trazendo novas informações em breve. Um forte abraço a todos.

  8. Melk Sampaio disse:

    Artigo sensacional…. artigo rico em conteúdo, uma verdadeira aula passo-a-passo! parabéns!!!!

  9. Guilherme Vieira disse:

    Muito Obrigado Melk, fico feliz que tenha gostado!

  10. flavia disse:

    OI Fabio com certeza você esta me ajudando bastante,
    muito obrigada, pois você acaba fazendo a diferença para o bem.

  11. Robson disse:

    Ótima explicação Fábio! Muito esclarecedor!

  12. liz santos disse:

    excelente este artigo, um verdadeiro passo a passo ,obrigado pelas dicas